UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Processos de Alfabetização II

Unidade Ofertante:

ICHPO

Código:

ICHPO033606

Período/Série:

6.º

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

15

Total:

75

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Mical de Melo Marcelino

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

 

 

EMENTA

JUSTIFICATIVA

A disciplina dá continuidade aos estudos acerca da Alfabetização, iniciados na disciplina “Processos de alfabetização”, localizada no 5.º período do curso. Nessa etapa, além dos processos cognitivos e linguísticos envolvidos na aquisição da escrita, enfoca-se aspectos sociais da alfabetização, contemplados nas teorias acerca do letramento, tomando a escrita não só como código, mas considerando a sua presença na mediação de práticas sociais cotidianas de quem está inserido em uma sociedade grafocêntrica. Dessa forma, a alfabetização e a prática pedagógica é também discutida em termos de uma educação para autonomia do sujeito, sem deixar de considerar, ainda, questões relacionadas à cultura e identidade do mesmo, buscando contribuir com as discussões acerca do “Diálogos interculturais”, ciclo de formação em que a disciplina está localizada (cf. PPC 2019).

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender o processo de alfabetização em seus aspectos sociais e linguísticos.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer e discutir os impactos do conceito de letramento(s) no processo de alfabetização.

  • Instrumentalizar-se para analisar produções de alunos em diversos estágios da alfabetização e servir-se deles como recurso pedagógico.

  • Discutir os cenários político-pedagógicos da alfabetização no Brasil e propor alternativas para o trabalho com o ensino da leitura e da escrita.

  • Articular os conteúdos da disciplina com o ciclo de Formação “Diálogos interculturais” e com o Prointer VI – Arte, Cultura e Educação.

PROGRAMA

Unidade I: Contribuições da teoria do Letramento para os estudos sobre alfabetização.

1.1 Alfabetização e letramento

1.2 Múltiplos letramentos e aquisição da escrita.

Unidade II: A Linguística e alfabetização.

2.1 O sistema da fala e o sistema de escrita.

2.2 Transposições da fala para a escrita.

2.3 A Linguística, os “erros” e as possibilidades de intervenção pedagógica.

Unidade III: Análise de textos produzidos por crianças.

3.1 Coesão e coerência textuais em textos infantis.

3.2 Intervenção docente e mudanças qualitativas nos textos infantis.

3.3 Normatização e subjetividade em textos infantis.

Unidade IV: Análise de currículos, programas e materiais didáticos de ensino da língua materna.

4.1 Contexto político e alfabetização no Brasil
4.2 Programas e projetos de alfabetização atuais.

4.3 Materiais didáticos voltadas para alfabetização.
4.4 Construção de propostas e materiais didáticos para aquisição da escrita

METODOLOGIA

As aulas serão organizadas de maneira expositivo-dialógica, a partir de leituras previamente combinadas (cf. cronograma a ser aprsentado no início das aulas) e combinadas com situações de análise referentes ao cotidiano da prática da alfabetização. Além disso, visando ao cumprimento da carga prática da disciplina, a turma organizará oficinas e a produção de materiais didáticos, que serão objetos de discussão da disciplina, como conteúdo também pertinente à Unidade IV do componente curricular. A oficina e a produção de materiais também comporá a proposta avaliativa, conforme descrito a seguir.

 

Também será utilizada a metodologia do Círculos de Leitura (adaptada de Cosson, 2014) para a leitura e discussão na íntegra de um livro sobre a temática. Serão destinadas 4 aulas para essa atividade, sendo a mesma também uma atividade avaliativa. 

AVALIAÇÃO

O Processo de avaliação ocorrerá ao longo do semestre letivo, por meio de atividades avaliativas relacionadas aos conteúdos programáticos.

Todas as atividades, registros e avaliações ficarão disponibilizados no banco de dados do AVA/Moodle da disciplina.

Será garantido ao estudante que não atingir a nota final mínima de 60,0 pontos, uma atividade de recuperação, presencial, na última aula do semestre.

Resumo da proposta das atividades avaliativas:

 

Atividades Avaliativas – AVA/Moodle

Pontuação

Círculos de leitura 1, 2, 3 e 4

20,0 pontos

(5 pontos, cada)

Prova 1 (Unidades I e II)

20,0

Oficina prática com produção de material didático

40,0

 

Prova 2 (Unidades III e IV)

20,0

Total

100,0 pontos

BIBLIOGRAFIA

Básica

CAGLIARI, L. C. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 2010.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 49. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

JOLIBERT, J. Formando crianças leitoras. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. v. 1.

Complementar

FRANCHI, E. Pedagogia da alfabetização: da oralidade à escrita. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

LEMLE, M. Guia teórico do alfabetizador. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007.

LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. 2. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Mical de Melo Marcelino, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/02/2023, às 18:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4253565