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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Processo de Alfabetização II |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: 15 |
CH TOTAL: 75 |
OBJETIVOS
Compreender o processo de alfabetização em seus aspectos sociais e linguísticos.
Conhecer e discutir os impactos do conceito de letramento(s) no processo de alfabetização.
Instrumentalizar-se para analisar produções de alunos em diversos estágios da alfabetização e servir-se deles como recurso pedagógico.
Discutir os cenários político-pedagógicos da alfabetização no Brasil e propor alternativas para o trabalho com o ensino da leitura e da escrita.
Articular os conteúdos da disciplina com o ciclo de Formação “Diálogos interculturais” e com o Prointer VI – Arte, Cultura e Educação.
Ementa
Contribuições da Teoria do Letramento para os Estudos sobre Alfabetização. Os múltiplos letramentos e seu impacto na sala de aula. A alfabetização sob a perspectiva da linguística. Análise de textos produzidos por crianças. Perspectivas da alfabetização no Brasil. Análise de currículos, programas e materiais de ensino da língua materna.
PROGRAMA
Unidade I: Contribuições da teoria do Letramento para os estudos sobre alfabetização.
1.1 Alfabetização e letramento
1.2 Múltiplos letramentos e aquisição da escrita.
Unidade II: A Linguística e alfabetização.
2.1 O sistema da fala e o sistema de escrita.
2.2 Transposições da fala para a escrita.
2.3 A Linguística, os “erros” e as possibilidades de intervenção pedagógica.
Unidade III: Análise de textos produzidos por crianças.
3.1 Coesão e coerência textuais em textos infantis.
3.2 Intervenção docente e mudanças qualitativas nos textos infantis.
3.3 Normatização e subjetividade em textos infantis.
Unidade IV: Análise de currículos, programas e materiais didáticos de ensino da língua materna.
4.1 Contexto político e alfabetização no Brasil
4.2 Programas e projetos de alfabetização atuais.
4.3 Materiais didáticos voltadas para alfabetização.
4.4 Construção de propostas e materiais didáticos para aquisição da escrita
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CAGLIARI, L. C. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 2010.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 49. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
JOLIBERT, J. Formando crianças leitoras. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. v. 1.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FRANCHI, E. Pedagogia da alfabetização: da oralidade à escrita. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
LEMLE, M. Guia teórico do alfabetizador. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007.
LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. 2. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0753991 |