UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Processo de Alfabetização II 

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

15

CH TOTAL:

75

 

OBJETIVOS

Ementa

Contribuições da Teoria do Letramento para os Estudos sobre Alfabetização.  Os múltiplos letramentos e seu impacto na sala de aula. A alfabetização sob a perspectiva da linguística. Análise de textos produzidos por crianças. Perspectivas da alfabetização no Brasil. Análise de currículos, programas e materiais de ensino da língua materna.

 

PROGRAMA

Unidade I: Contribuições da teoria do Letramento para os estudos sobre alfabetização.

1.1 Alfabetização e letramento

1.2 Múltiplos letramentos e aquisição da escrita.

Unidade II: A Linguística e alfabetização.

2.1 O sistema da fala e o sistema de escrita.

2.2 Transposições da fala para a escrita.

2.3 A Linguística, os “erros” e as possibilidades de intervenção pedagógica.

Unidade III: Análise de textos produzidos por crianças.

3.1 Coesão e coerência textuais em textos infantis.

3.2 Intervenção docente e mudanças qualitativas nos textos infantis.

3.3 Normatização e subjetividade em textos infantis.

Unidade IV: Análise de currículos, programas e materiais didáticos de ensino da língua materna.

4.1 Contexto político e alfabetização no Brasil
4.2 Programas e projetos de alfabetização atuais.

4.3 Materiais didáticos voltadas para alfabetização.
4.4 Construção de propostas e materiais didáticos para aquisição da escrita

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CAGLIARI, L. C. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 2010.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 49. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

JOLIBERT, J. Formando crianças leitoras. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. v. 1.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FRANCHI, E. Pedagogia da alfabetização: da oralidade à escrita. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

LEMLE, M. Guia teórico do alfabetizador. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007.

LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. 2. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0753991