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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
A didática e sua trajetória histórica. Teorias pedagógicas. Relações fundamentais do processo de ensinagem. Os saberes docentes. Cotidiano escolar. Formas de organização da prática educativa escolar e os desafios da realidade para a atuação docente.
JUSTIFICATIVA
A didática é um campo epistemológico que articula os saberes a ensinar e os saberes aprender, além das relações existentes entre práticas socioculturais e ensino (CRUZ, 2017), sendo, seu objeto, questões relativas ao ensino – compreensão, problematização e proposição. Neste sentido, a Didática deve propiciar uma reflexão mais ampla sobre as relações objetivos/finalidades da educação; as relações conteúdo/método; as relações procedimentos/recursos bem como os processos de avaliação, na perspectiva de uma teoria crítica de educação. Enquanto disciplina integrante do quadro curricular do curso de licenciaturas, a Didática Geral, possibilita aos futuros professores/as a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem diante das demandas do mundo contemporâneo. Neste sentido, se faz necessário que este licenciado compreenda criticamente o papel do professor em assegurar o encontro ativo do aluno com os conhecimentos científicos. Para tanto, se faz necessário ter como ponto de partida e de chegada os problemas do cotidiano escolar e suas influências na gestão da sala de aula, planejamento e avaliação.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
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Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Unidade I: A didática e sua trajetória histórica.
As diferentes concepções de conhecimento, educação e didática e suas implicações na formação e atuação docente.
Unidade II: Teorias pedagógicas
Unidade III: Relações fundamentais do processo de ensinagem
A ação docente no processo de ensinagem
A relação professor-aluno
O planejamento educacional
A avaliação formativa
Unidade IV: Os saberes docentes
Construção da identidade docente
Saberes das disciplinas
Saberes curriculares
Saberes profissionais
Saberes da experiência
Unidade V: Cotidiano escolar
O papel da escola na atualidade
Unidade VI: Formas de organização da prática educativa escolar e os desafios da realidade para a atuação docente
A sala de aula como espaço de construção e mobilização de saberes.
Transposição didática
O Trabalho com Projetos.
Bases epistemológicas e metodológicas.
Sua utilização e operacionalização no desenvolvimento do currículo
METODOLOGIA
A disciplina propõe o desenvolvimento de situações de aprendizagem que busquem respeitar e atender as necessidades coletiva e individual dos alunos. As aulas presenciais serão por meio de aula expositivas, ciclos de debate, roda de conversa. A disciplina terá carga horária de 60h semanais e está dividida em 15 encontros presenciais
Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:
a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2º inciso I)
b) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes nas seguintes atividades acadêmicas propostas na disciplina de Didática Geral:
A participação dos/as discentes será acompanhada por meio de lista de presença e entrega de relatório-síntese das principais temáticas discutidas nas mesas redondas, palestras, apresentação de trabalhos e outros.
A disciplina também vai contar com o Moodle para disponibilização de textos, vídeos, notas da disciplinas, informes entre outros. Este também será o mecanismo para entrega de atividade.
A senha do Moodle será disponível no dia da disciplina junto com o mapa da disciplina (o mapa consiste com todas as informações pertinentes ao desenvolvimento das atividades da disciplina de Didática Geral ao longo dos encontros)
Para plantão de dúvidas:
Presencial: quarta-feira, das 11h 30min às 12h e 18h às 19h
Virtual: utilizaremos as ferramentas disponíveis no AVA/Moodle, como: Fórum de Dúvidas, sendo o retorno da professora para o atendimento ao aluno correrá em até 48h.
Cronograma das aulas
DATA |
CONTEÚDO |
01/03/23 19h às 22h30min |
Apresentação da disciplina |
08/03/23 19h às 22h30min |
Unidade I: A didática e sua trajetória histórica.
As diferentes concepções de conhecimento, educação e didática e suas implicações na formação e atuação docente. |
15/03/23 19h às 22h30min |
Unidade I: A didática e sua trajetória histórica. As diferentes concepções de conhecimento, educação e didática e suas implicações na formação e atuação docente. |
22/03/23 19h às 22h30min |
Unidade II: Teorias pedagógicas |
29/03/23 19h às 22h30min |
Unidade II: Teorias pedagógicas Roda de Conversa |
05/04/23 19h às 22h30min |
Unidade II: Teorias pedagógicas Roda de Conversa |
12/04/23 19h às 22h30min |
Unidade III: Relações fundamentais do processo de ensinagem A ação docente no processo de ensinagem A relação professor-aluno |
19/04/23 19h às 22h30min |
Unidade III: Relações fundamentais do processo de ensinagem A ação docente no processo de ensinagem A relação professor-aluno |
26/04/23 19h às 22h30min |
Unidade III: Relações fundamentais do processo de ensinagem O planejamento educacional A avaliação formativa |
03/05/23 19h às 22h30min |
Unidade III: Relações fundamentais do processo de ensinagem O planejamento educacional A avaliação formativa |
10/05/23 19h às 22h30min |
Unidade IV: Os saberes docentes Construção da identidade docente Saberes das disciplinas Saberes curriculares Saberes profissionais Saberes da experiência |
17/05/23 19h às 22h30min |
Unidade IV: Os saberes docentes Construção da identidade docente Saberes das disciplinas Saberes curriculares Saberes profissionais Saberes da experiência |
24/05/23 19h às 22h30min |
Unidade V: Cotidiano escolar O papel da escola na atualidade |
31/05/23 19h às 22h30min |
Unidade VI: Formas de organização da prática educativa escolar e os desafios da realidade para a atuação docente |
07/06/23 19h às 22h30min |
Atividade Avaliativa |
14/06/23 19h às 22h30min |
Atividade de recuperação |
21/06/23 19h às 22h30min |
Entrega das notas finais |
19 a 29 de junho de 2023 19h às 22h30min |
Período destinado a outras atividades acadêmicas: Estudos dirigidos e sessão fílmica - práticas docentes |
28/06/23 19h às 22h30min |
Encerramento da Disciplina |
Obs.: As aulas e atividades propostas nesse cronograma poderão sofrer alguma alteração no decorrer do período, no entanto, qualquer alteração será apresentada e discutida coletivamente.
AVALIAÇÃO
A avaliação será formativa e contínua ao longo do processo pedagógico na perspectiva dialógica que significa e ressignifica a aprendizagem colaborativa e sustenta o vínculo entre professor e aluno, aluno e aluno.
Este processo se dará na interação nos seminários de discussão, aulas dialogadas, seminários promovendo a participação ativa e democrática de todos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
Critérios e Atividades a serem considerados no processo avaliativo: 100 pontos
Atividades |
Modalidade |
Critérios |
Nota |
Sínteses das unidades |
Individual |
Serão aplicadas atividades sínteses dos textos discutidos em sala de aula. Critérios de avaliação: conhecimento do conteúdo; argumentos consistentes; adequação da linguagem científica e referencial teórico mobilizado. |
10 pontos |
Roda de Conversa – Os grandes teóricos da pedagogia |
Grupo |
Apresentação sobre um teórico que contribuiu para o pensamento sobre a didática. Critério: Clareza e objetividade na apresentação, adequação da linguagem científica, referencial teórico mobilizado. |
30 pontos |
Análise fílmica (Grupo) |
Grupo |
Os alunos produzir uma resenha crítica dos filmes assistidos. Critérios: conhecimento do conteúdo; argumentos consistentes; adequação da linguagem científica e referencial teórico mobilizado. |
20 pontos |
Atividades Avaliativa |
Grupo |
Elaboração de um texto sobre a prática pedagógica. Critérios: conhecimento do conteúdo; argumentos consistentes; adequação da linguagem científica e referencial teórico mobilizado |
40 pontos |
TOTAL |
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100 pontos |
BIBLIOGRAFIA
Básica
ABDALLA, Maria de Fátima B.O senso prático do ser e estar na profissão. São Paulo: Cortez, 2006
ABRAMOVWICZ, Mere. (Org.) Quando a universidade vai à escola pública: oficinas pedagógicas na formação docente, uma prática curricular sob inspiração de Paulo Freire. São Paulo: Lúmen, 2004.
ABRAMOVWICZ, Mere. A formação docente, uma prática curricular sob inspiração de Paulo Freire. São Paulo: Lúmen, 2004. - À importância dos grupos de formação reflexiva no interior dos cursos universitários.In: CASTANHO, Sérgio e CASTANHO, Maria Eugênia. (Orgs.) Temase textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2001.
BORBA, Amândia Maria de. Identidade em construção: investigando professores na prática da avaliação escolar. São Paulo: EDUC, Santa Catarina: Univali, 2001.
Complementar
ANDRÉ, Marli Eliza D. A. de. OLIVEIRA, Maria Rita N. Sales. (orgs.). Alternativas no Ensino da Didática. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
CASTRO, Amélia Domingues de Castro, CARVALHO, Ana Maria C. de. Ensinar a Ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira, 2001.
VEIGA, Ilma Passos de Alencastro (org.). Didática: o ensino e suas relações. 12. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional.
Revista Brasileira de Educação. V. 12, N. 34, 2007. [94-181]
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SHULMAN, Lee. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, São Paulo, v.4, n.2, p.196-229, dez. 2014. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Klivia de Cássia Silva Nunes, Professor(a) do Magistério Superior, em 07/02/2023, às 17:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002774/2023-68 | SEI nº 4250094 |