UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

DIDÁTICA GERAL

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GFB016

Período/Série:

Turma:

TN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h/a

Prática:

-

Total:

60h/a

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

KLÍVIA DE CÁSSIA SILVA NUNES

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

 

 

EMENTA

A didática e sua trajetória histórica. Teorias pedagógicas. Relações fundamentais do processo de ensinagem. Os saberes docentes. Cotidiano escolar. Formas de organização da prática educativa escolar e os desafios da realidade para a atuação docente.

JUSTIFICATIVA

A didática é um campo epistemológico que articula os saberes a ensinar e os saberes aprender, além das relações existentes entre práticas socioculturais e ensino (CRUZ, 2017), sendo, seu objeto, questões relativas ao ensino – compreensão, problematização e proposição. Neste sentido, a Didática deve propiciar uma reflexão mais ampla sobre as relações objetivos/finalidades da educação; as relações conteúdo/método; as relações procedimentos/recursos bem como os processos de avaliação, na perspectiva de uma teoria crítica de educação. Enquanto disciplina integrante do quadro curricular do curso de licenciaturas, a Didática Geral, possibilita aos futuros professores/as a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem diante das demandas do mundo contemporâneo. Neste sentido, se faz necessário que este licenciado compreenda criticamente o papel do professor em assegurar o encontro ativo do aluno com os conhecimentos científicos. Para tanto, se faz necessário ter como ponto de partida e de chegada os problemas do cotidiano escolar e suas influências na gestão da sala de aula, planejamento e avaliação.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

  • Refletir sobre o ensino e a aprendizagem a partir de uma perspectiva política, histórica e cultural da Educação e do Conhecimento

Objetivos Específicos:

  • Compreender as relações entre a escola, o currículo e a cultura, examinando-os à luz de considerações éticas, filosóficas, políticas e epistemológicas.
  • Visualizar a educação escolarizada como mecanismo produtor de cultura, subjetividades e identidades.
  • Discutir diferentes perspectivas de organização didático-pedagógica do cotidiano escolar, identificando os seus efeitos sociais, políticos e culturais

PROGRAMA

Unidade I: A didática e sua trajetória histórica.

As diferentes concepções de conhecimento, educação e didática e suas implicações na formação e atuação docente.

Unidade II: Teorias pedagógicas

Unidade III: Relações fundamentais do processo de ensinagem

A ação docente no processo de ensinagem

A relação professor-aluno

O planejamento educacional

A avaliação formativa

Unidade IV: Os saberes docentes

Construção da identidade docente

Saberes das disciplinas

Saberes curriculares

Saberes profissionais

Saberes da experiência

Unidade V: Cotidiano escolar

O papel da escola na atualidade

Unidade VI: Formas de organização da prática educativa escolar e os desafios da realidade para a atuação docente

A sala de aula como espaço de construção e mobilização de saberes.

Transposição didática

O Trabalho com Projetos.

Bases epistemológicas e metodológicas.

Sua utilização e operacionalização no desenvolvimento do currículo

METODOLOGIA

A disciplina propõe o desenvolvimento de situações de aprendizagem que busquem respeitar e atender as necessidades coletiva e individual dos alunos. As aulas presenciais serão por meio de aula expositivas, ciclos de debate, roda de conversa.  A disciplina terá carga horária de 60h semanais e está dividida em 15 encontros presenciais

Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:

a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2º inciso I)

b) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes nas seguintes atividades acadêmicas propostas na disciplina de Didática Geral:

A participação dos/as discentes será acompanhada por meio de lista de presença e entrega de relatório-síntese das principais temáticas discutidas nas mesas redondas, palestras, apresentação de trabalhos e outros.

A disciplina também vai contar com o Moodle para disponibilização de textos, vídeos, notas da disciplinas, informes entre outros. Este também será o mecanismo para entrega de atividade.

A senha do Moodle será disponível no dia da disciplina junto com o mapa da disciplina (o mapa consiste com todas as informações pertinentes ao desenvolvimento das atividades da disciplina de Didática Geral ao longo dos encontros)

Para plantão de dúvidas:

Presencial: quarta-feira, das 11h 30min às 12h e 18h às 19h

Virtual:  utilizaremos as ferramentas disponíveis no AVA/Moodle, como: Fórum de Dúvidas, sendo o retorno da professora para o atendimento ao aluno correrá em até 48h.

Cronograma das aulas

DATA

CONTEÚDO

01/03/23

19h às 22h30min

Apresentação da disciplina

08/03/23

19h às 22h30min

Unidade I: A didática e sua trajetória histórica.

 

As diferentes concepções de conhecimento, educação e didática e suas implicações na formação e atuação docente.

15/03/23

19h às 22h30min

Unidade I: A didática e sua trajetória histórica.

As diferentes concepções de conhecimento, educação e didática e suas implicações na formação e atuação docente.

22/03/23

19h às 22h30min

Unidade II: Teorias pedagógicas

29/03/23

19h às 22h30min

Unidade II: Teorias pedagógicas

Roda de Conversa

05/04/23

19h às 22h30min

Unidade II: Teorias pedagógicas

Roda de Conversa

12/04/23

19h às 22h30min

Unidade III: Relações fundamentais do processo de ensinagem

A ação docente no processo de ensinagem

A relação professor-aluno  

19/04/23

19h às 22h30min

Unidade III: Relações fundamentais do processo de ensinagem

A ação docente no processo de ensinagem

A relação professor-aluno  

26/04/23

19h às 22h30min

Unidade III: Relações fundamentais do processo de ensinagem

O planejamento educacional

A avaliação formativa

03/05/23

19h às 22h30min

Unidade III: Relações fundamentais do processo de ensinagem

O planejamento educacional

A avaliação formativa

10/05/23

19h às 22h30min

Unidade IV: Os saberes docentes

Construção da identidade docente

Saberes das disciplinas

Saberes curriculares

Saberes profissionais

Saberes da experiência

17/05/23

19h às 22h30min

Unidade IV: Os saberes docentes

Construção da identidade docente

Saberes das disciplinas

Saberes curriculares

Saberes profissionais

Saberes da experiência

24/05/23

19h às 22h30min

Unidade V: Cotidiano escolar

O papel da escola na atualidade

31/05/23

19h às 22h30min

Unidade VI: Formas de organização da prática educativa escolar e os desafios da realidade para a atuação docente

07/06/23

19h às 22h30min

Atividade Avaliativa

14/06/23

19h às 22h30min

Atividade de recuperação

21/06/23

19h às 22h30min

Entrega das notas finais

19 a 29 de junho de 2023

19h às 22h30min

Período destinado a outras atividades acadêmicas:

Estudos dirigidos e sessão fílmica - práticas docentes

28/06/23

19h às 22h30min

 

Encerramento da Disciplina 

Obs.: As aulas e atividades propostas nesse cronograma poderão sofrer alguma alteração no decorrer do período, no entanto, qualquer alteração será apresentada e discutida coletivamente.

AVALIAÇÃO

A avaliação será formativa e contínua ao longo do processo pedagógico na perspectiva dialógica que significa e ressignifica a aprendizagem colaborativa e sustenta o vínculo entre professor e aluno, aluno e aluno.

Este processo se dará na interação nos seminários de discussão, aulas dialogadas,  seminários promovendo a participação ativa e democrática de todos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

Critérios e Atividades a serem considerados no processo avaliativo: 100 pontos

Atividades

Modalidade

Critérios

Nota

Sínteses das unidades

Individual

Serão aplicadas atividades sínteses dos textos discutidos em sala de aula. Critérios de avaliação: conhecimento do conteúdo; argumentos consistentes; adequação da linguagem científica e referencial teórico mobilizado.

10 pontos

Roda de Conversa – Os grandes teóricos da pedagogia  

Grupo

Apresentação sobre um teórico que contribuiu para o pensamento sobre a didática. Critério: Clareza e objetividade na apresentação, adequação da linguagem científica, referencial teórico mobilizado.

30 pontos

Análise fílmica (Grupo)

Grupo

Os alunos produzir uma resenha crítica dos filmes assistidos. Critérios: conhecimento do conteúdo; argumentos consistentes; adequação da linguagem científica e referencial teórico mobilizado.

20 pontos

Atividades Avaliativa

Grupo  

Elaboração de um texto sobre a prática pedagógica. Critérios: conhecimento do conteúdo; argumentos consistentes; adequação da linguagem científica e referencial teórico mobilizado

40 pontos

TOTAL

 

 

100 pontos

BIBLIOGRAFIA

Básica

ABDALLA, Maria de Fátima B.O senso prático do ser e estar na profissão. São Paulo: Cortez, 2006

ABRAMOVWICZ, Mere. (Org.) Quando a universidade vai à escola pública: oficinas pedagógicas na formação docente, uma prática curricular sob inspiração de Paulo Freire. São Paulo: Lúmen, 2004.

ABRAMOVWICZ, Mere. A formação docente, uma prática curricular sob inspiração de Paulo Freire. São Paulo: Lúmen, 2004. - À importância dos grupos de formação reflexiva no interior dos cursos universitários.In: CASTANHO, Sérgio e CASTANHO, Maria Eugênia. (Orgs.) Temase textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2001.

BORBA, Amândia Maria de. Identidade em construção: investigando professores na prática da avaliação escolar. São Paulo: EDUC, Santa Catarina: Univali, 2001.

Complementar

ANDRÉ, Marli Eliza D. A. de. OLIVEIRA, Maria Rita N. Sales. (orgs.). Alternativas no Ensino da Didática. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.

CASTRO, Amélia Domingues de Castro, CARVALHO, Ana Maria C. de. Ensinar a Ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira, 2001.

VEIGA, Ilma Passos de Alencastro (org.). Didática: o ensino e suas relações. 12. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional.

Revista Brasileira de Educação. V. 12, N. 34, 2007. [94-181]

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SHULMAN, Lee. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, São Paulo, v.4, n.2, p.196-229, dez. 2014. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Klivia de Cássia Silva Nunes, Professor(a) do Magistério Superior, em 07/02/2023, às 17:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002774/2023-68 SEI nº 4250094