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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Didática I |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Promover a discussão crítica sobre os princípios e os pressupostos históricos, filosóficos, políticos e sociais que fundamentam a ação docente nas diferentes abordagens do processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista as concepções de sociedade, homem, educação que permeiam esse processo.
Discutir diferentes perspectivas de organização didático-pedagógica do cotidiano escolar, identificando os seus efeitos sociais, políticos e culturais.
Refletir sobre o papel sócio-político da educação escolar, da didática e do ensino nas suas múltiplas dimensões.
Conhecer as bases do conhecimento profissional docente.
Discutir o trabalho docente na Educação Básica: funções, condições, políticas, concepções e práticas.
Articular o conteúdo à temática do Ciclo 1: os sujeitos como fazedores de história.
Ementa
A didática e sua trajetória histórica. Teorias educacionais e o contexto sócio-histórico da prática pedagógica. Conhecimento profissional docente. O pedagogo e as relações fundamentais do processo de ensino e aprendizagem.
PROGRAMA
Unidade I: A didática e sua trajetória histórica
1.1 O que é a Didática?
1.2 Breve Percurso Histórico da Didática
1.3 Didática e Metodologia
Unidade II: Teorias pedagógicas
2.1 Tendências Pedagógicas na prática escolar
2.2 As Teorias da Educação.
Unidade III: O docente e as relações fundamentais do processo de ensino e aprendizagem
3.1 Diferentes concepções de ensino
3.2 Conhecimento profissional docente: categorias e fontes
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FREITAS, L. C. G. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.
VEIGA, I. P. A. (Coord.). Repensando a didática. Campinas: Papirus, 1989.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANDRÉ, M. E. D. A.; OLIVEIRA, M. R. N. S. (Org.). Alternativas no ensino da didática. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
CASTRO, A. D. C; CARVALHO, A. M. C. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira, 2001.
VEIGA, I. P. A. (Org.). Didática: o ensino e suas relações. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
ROLDÃO, M. C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, [S.l.], v. 12, n. 34, p. 94-181, 2007.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018
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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0726717 |