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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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EMENTA
Contribuições da Teoria do Letramento para os Estudos sobre Alfabetização. Os múltiplos letramentos e seu impacto na sala de aula. A alfabetização sob a perspectiva da linguística. Análise de textos produzidos por crianças. Perspectivas da alfabetização no Brasil. Análise de currículos, programas e materiais de ensino da língua materna.
JUSTIFICATIVA
A disciplina dá continuidade aos estudos acerca da Alfabetização, iniciados na disciplina “Processos de alfabetização”, localizada no 5.º período do curso. Nessa etapa, além dos processos cognitivos e linguísticos envolvidos na aquisição da escrita, enfoca-se aspectos sociais da alfabetização, contemplados nas teorias acerca do letramento, tomando a escrita não só como código, mas considerando a sua presença na mediação de práticas sociais cotidianas de quem está inserido em uma sociedade grafocêntrica. Dessa forma, a alfabetização e a prática pedagógica é também discutida em termos de uma educação para autonomia do sujeito, sem deixar de considerar, ainda, questões relacionadas à cultura e identidade do mesmo, buscando contribuir com as discussões acerca do “Diálogos interculturais”, ciclo de formação em que a disciplina está localizada (cf. PPC 2019).
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender o processo de alfabetização em seus aspectos sociais e linguísticos. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Unidade I: Contribuições da teoria do Letramento para os estudos sobre alfabetização.
1.1 Alfabetização e letramento
1.2 Múltiplos letramentos e aquisição da escrita.
Unidade II: A Linguística e alfabetização.
2.1 O sistema da fala e o sistema de escrita.
2.2 Transposições da fala para a escrita.
2.3 A Linguística, os “erros” e as possibilidades de intervenção pedagógica.
Unidade III: Análise de textos produzidos por crianças.
3.1 Coesão e coerência textuais em textos infantis.
3.2 Intervenção docente e mudanças qualitativas nos textos infantis.
3.3 Normatização e subjetividade em textos infantis.
Unidade IV: Análise de currículos, programas e materiais didáticos de ensino da língua materna.
4.1 Contexto político e alfabetização no Brasil
4.2 Programas e projetos de alfabetização atuais.
4.3 Materiais didáticos voltadas para alfabetização.
4.4 Construção de propostas e materiais didáticos para aquisição da escrita
METODOLOGIA
As aulas serão organizadas de maneira expositivo-dialógica, a partir de leituras previamente combinadas (cf. cronograma a ser aprsentado no início das aulas) e combinadas com situações de análise referentes ao cotidiano da prática da alfabetização. Além disso, visando ao cumprimento da carga prática da disciplina, a turma organizará oficinas e a produção de materiais didáticos, que serão objetos de discussão da disciplina, como conteúdo também pertinente à Unidade IV do componente curricular. A oficina e a produção de materiais também comporá a proposta avaliativa, conforme descrito a seguir.
Também será utilizada a metodologia do Círculos de Leitura (adaptada de Cosson, 2014) para a leitura e discussão na íntegra de um livro sobre a temática. Serão destinadas 4 aulas para essa atividade, sendo a mesma também uma atividade avaliativa.
AVALIAÇÃO
O Processo de avaliação ocorrerá ao longo do semestre letivo, por meio de atividades avaliativas relacionadas aos conteúdos programáticos.
Todas as atividades, registros e avaliações ficarão disponibilizados no banco de dados do AVA/Moodle da disciplina.
Será garantido ao estudante que não atingir a nota final mínima de 60,0 pontos, uma atividade de recuperação, presencial, na última aula do semestre.
Resumo da proposta das atividades avaliativas:
Atividades Avaliativas – AVA/Moodle |
Pontuação |
Círculos de leitura 1, 2, 3 e 4 |
20,0 pontos (5 pontos, cada) |
Prova 1 (Unidades I e II) |
20,0 |
Oficina prática com produção de material didático |
40,0
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Prova 2 (Unidades III e IV) |
20,0 |
Total |
100,0 pontos |
BIBLIOGRAFIA
Básica
CAGLIARI, L. C. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 2010.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 49. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
JOLIBERT, J. Formando crianças leitoras. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. v. 1.
Complementar
FRANCHI, E. Pedagogia da alfabetização: da oralidade à escrita. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
LEMLE, M. Guia teórico do alfabetizador. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007.
LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. 2. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Mical de Melo Marcelino, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/02/2023, às 18:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 | SEI nº 4253528 |