UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estágio Curricular Supervisionado II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

ICHPO32601

Período/Série:

6º período

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

45h

Total:

105h

Obrigatória:

( x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Natália Batista Peçanha

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

 

 

EMENTA

Prática de estágio supervisionado: regência no ensino fundamental. Direitos educacionais e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Conceitos históricos e noções de tempo e de espaço no ensino de História. Produção de materiais didáticos. Múltiplas linguagens para o ensino de História (fotografia, história em quadrinhos, etc.).

JUSTIFICATIVA

A disciplina Estágio Curricular Supervisionado II permitirá aos/as discentes o contato com debates historiográficos e educacionais acerca da práxis docente experimentada nos anos finais do Ensino Fundamental. Desta maneira, será proporcionado um ambiente de reflexão acerca da teoria e prática, de forma indissociável, a fim de promover reflexões teórico-metodológicos acerca da prática docente. Destacando, por conseguinte, a produção de sequências didáticas, materiais pedagógicos de diferentes linguagens.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

· Refletir sobre a relação teoria e prática a partir das intervenções realizadas em turmas finais do Ensino Fundamental.

Objetivos Específicos:

· Analisar as possibilidades de contribuição do ensino de História na formação cidadã dos estudantes do ensino fundamental;

 

· Desenvolver situações de ensino e aprendizagem nas aulas de História dos anos finais do ensino fundamental;

· Fundamentar as opções teórico-metodológicas, didáticas e pedagógicas adotadas no estágio docente;

· Elaborar um relatório, no qual apresente uma síntese das experiências de leitura, produção de material e execução da atividade docente, vivenciadas durante o estágio.

PROGRAMA

Unidade I – Saberes docentes e currículo – a experiência no Ensino Fundamental

1 – Apresentação do curso e reflexão sobre o papel do professor de História no século XXI

2 - BNCC e o Ensino Fundamental – desafios e estratégias frente ao currículo

Unidade II - Estratégias, linguagens e práticas docentes: experiência de produção das regências

1 – Uso de conceitos históricos no Ensino Básico

2 – Fontes e materiais didáticos no planejamento de aulas

3 – Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de História – como pensar a História Digital no contexto escolar

Unidade III – Repensando as práticas educativas a partir de uma perspectiva multicultural

1 – Gênero e diversidade sexual no Ensino de História

2 – 20 de lei 10639/03 – possibilidades e desafios

3 – “Hoje não é dia de índio” – por uma epistemologia dos povos originários, em sala de aula.

METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida na modalidade presencial, através de aulas ministradas com exposições dialogadas baseadas nos textos teóricos e metodológicos selecionados, com a apresentação da sequência didática pelos discentes, atendimentos individuais ou em grupo, além da regência de turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, nas escolas das redes municipal e estadual de ensino. Serão encontros presenciais nos quais realizaremos reflexões teórico-metodológicas amparadas em importantes debates historiográficos e educacionais em diálogo com as experiências vivenciadas na escola-campo, onde serão vivenciadas as sequências didáticas e a regência. Além disso, será proposto um momento de reflexão e revisão de uma das sequências desenvolvidas na escola escolhida

AVALIAÇÃO

Avaliação 1 – Apresentação de Proposta didática que articule a temática debatida pela leitura da aula com o uso de uma linguagem, previamente sorteada – 30 pontos

Critério de avaliação: Previamente será sorteado os temas das aulas e a linguagem utilizada para a elaboração do planejamento, que deverá ser entregue com ao menos 24h de antecedência da sua exposição. Será considerada a articulação da temática da proposta com a leitura selecionada para o dia, o uso da linguagem sorteada e elementos estruturais do plano (tema, metodologia, objetivos, recursos, bibliografia e etc)

Data: 07/02/2024 – 20/03/2024

Avaliação 2 – Regência e planejamento da aula – 50 pontos

Critérios de avaliação – Será considerada a regência realizada, exclusivamente em sala de aula da escola campo, em diálogo com o seu planejamento. Neste sentido, será considerada a postura do/a discente frente à turma, domínio historiográfico e pedagógico, interação com os/as alunos, uso de linguagens e outros recursos pedagógico. Além disso, em relação ao planejamento, que deverá ser entregue com no mínio 24h de antecedência, será verificado sua adequação à aula e os elementos necessários para sua construção (objetivos, temas, metodologia, recursos, etc)

Data: 01/2024 – 03/2024

Avaliação 3 – Relatório de estágio – 20 pontos

Critério de avaliação – será considerado o uso da norma culta e a exposição detalhada da experiência vivenciada na regência e no convívio com a comunidade escolar.

Data de entrega:14/03/2024

BIBLIOGRAFIA

Básica

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1987.

GOODSON, Ivor F. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

Complementar

CANDAU, Vera M. MOREIRA, Antonio F. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis / RJ: Vozes, 2008.

GOODSON, Ivor F. Currículo – teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.

GUIMARÃES, S. e GATTI JÚNIOR, D. (Orgs.). Perspectiva do Ensino de História: ensino, cidadania e consciência histórica. Uberlândia: Edufu, 2011.

HAAL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Natália Batista Peçanha, Professor(a) do Magistério Superior, em 14/01/2024, às 21:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5101045 e o código CRC 30F0C2DB.




Referência: Processo nº 23117.001186/2024-98 SEI nº 5101045