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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas do Pontal |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 45 horas |
CH TOTAL: 105 horas |
OBJETIVOS
Refletir sobre a relação teoria e prática a partir das intervenções realizadas nas escolas;
Analisar as possibilidades de contribuição do ensino de História na formação cidadã dos estudantes do ensino fundamental;
Desenvolver situações de ensino e aprendizagem nas aulas de História dos anos finais do ensino fundamental;
Fundamentar as opções teórico-metodológicas, didáticas e pedagógicas adotadas no estágio docente;
Elaborar um artigo monográfico ou relatório, no qual apresente uma síntese das experiências de leitura, produção de material e execução da atividade docente, vivenciadas durante o estágio.
Ementa
Prática de estágio supervisionado: regência no ensino fundamental. Direitos educacionais e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Conceitos históricos e noções de tempo e de espaço no ensino de História. Produção de materiais didáticos. Múltiplas linguagens para o ensino de História (fotografia, história em quadrinhos, etc.).
PROGRAMA
Unidade 1- O ensino de História e os direitos das crianças e adolescentes.
Unidade 2- Conceitos históricos e noções de tempo e de espaço no ensino de História.
Unidade 3- Situações de ensino e aprendizagem e a ação pedagógica: oficinas, projetos e sequências de ensino.
Unidade 4- A fotografia e a história em quadrinhos no Ensino de História.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 3. ed. São Paulo: Contexto, p. 37-48, 2005.
ROSSI, Vera Lúcia Sabongi de; ZAMBONI, Ernesta (org.). Quanto tempo o tempo tem! Campinas, SP; Alínea, 2003.
VERGUEIRO, Waldomiro e BARBOSA, Alexandre (orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BITTENCOURT, C. M. F. (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.
FONSECA, Thais Nivia de Lima. História e ensino de história. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
MONTEIRO, Ana Maria. Professores de história: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
FONACRIAD, Mario Volpi, SARAIVA, João Batista., KOENER, Rolf (Orgs.). Adolescentes privados de liberdade: a normativa nacional e internacional & reflexões acerca da responsabilidade penal. São Paulo: Cortez, 2008.
aprovação
Eduardo Giavara Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria REITO Nº 590, de 30 de maio de 2019 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 09/09/2019, às 15:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Eduardo Giavara, Coordenador(a), em 09/09/2019, às 16:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1533391 |