UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

45 horas

CH TOTAL:

105 horas

 

OBJETIVOS

 

Ementa

Prática de estágio supervisionado: regência no ensino fundamental. Direitos educacionais e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Conceitos históricos e noções de tempo e de espaço no ensino de História. Produção de materiais didáticos. Múltiplas linguagens para o ensino de História (fotografia, história em quadrinhos, etc.).

PROGRAMA

Unidade 1- O ensino de História e os direitos das crianças e adolescentes.

Unidade 2- Conceitos históricos e noções de tempo e de espaço no ensino de História.

Unidade 3- Situações de ensino e aprendizagem e a ação pedagógica: oficinas, projetos e sequências de ensino.

Unidade 4- A fotografia e a história em quadrinhos no Ensino de História.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 3. ed. São Paulo: Contexto, p. 37-48, 2005.

ROSSI, Vera Lúcia Sabongi de; ZAMBONI, Ernesta (org.). Quanto tempo o tempo tem! Campinas, SP; Alínea, 2003.

VERGUEIRO, Waldomiro e BARBOSA, Alexandre (orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BITTENCOURT, C. M. F. (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.

FONSECA, Thais Nivia de Lima. História e ensino de história. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

MONTEIRO, Ana Maria. Professores de história: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

FONACRIAD, Mario Volpi, SARAIVA, João Batista., KOENER, Rolf (Orgs.). Adolescentes privados de liberdade: a normativa nacional e internacional & reflexões acerca da responsabilidade penal. São Paulo: Cortez, 2008.

aprovação

 

Eduardo Giavara

Coordenador do Curso de Graduação em História

Portaria REITO Nº 590, de 30 de maio de 2019

Hélio Carlos Miranda de Oliveira

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R nº 500/2018

 


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 09/09/2019, às 15:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Eduardo Giavara, Coordenador(a), em 09/09/2019, às 16:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1533391 e o código CRC 186F6BBD.




Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 SEI nº 1533391