UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

ICHPO39024

Período/Série:

8º período

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

0h

Total:

60h

Obrigatória:

( )

Optativa:

(x )

Professor(A):

Natália Batista Peçanha

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

 

 

EMENTA

A historicidade dos conceitos. Cultura, África e cultura afro-brasileira. Resistência escrava no Brasil escravista. Historiografia da escravidão e do pós-emancipação no Brasil.

JUSTIFICATIVA

A presente disciplina além de atender a obrigatoriedade da lei 10.639/03, discute aspectos da constituição da cultura brasileira a partir de uma epistemologia não eurocentrada, permitindo que os/as discentes problematizem a história brasileira contada a partir de uma visão única da branquitude.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

  • Contribuir na formação de futuros educadores que deverão cumprir o que determina as leis Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”

Objetivos Específicos:

  • Discutir formas africanas e afro-brasileiras de interpretar a escravidão e a sociedade escravista entre os séculos XVI e XIX no Brasil e seus reflexos na sociedade atual;

  • Investigar as diferentes manifestações de resistência escrava às formas de dominação no Brasil;

  • Analisar as manifestações culturais afro-brasileiras.

PROGRAMA

Unidade 1 –Atlântico Negro e a cultura afrodiaspórica - trabalhando conceitos

 

Unidade 2 – "O perigo de uma História Única" - multiplicidade étnica da Diáspora Africana

Unidade 3 – Historiografia da escravidão

Unidade 4 – Resistências, cultura e personagens

METODOLOGIA

Serão desenvolvidas aulas expositivas e dialogadas em que serão problematizadas questões concernentes à construção cultural brasileira. Para isto, serão realizadas leituras de uma historiografia nacional e internacional sobre o Atlântico Negro, a Diáspora e  a historiografia da escravidão e das resistências afro-brasileira. Além disto, serão apresentados vídeos e fontes que enriquecerão a aula.

AVALIAÇÃO

Avaliação 1 – Projeto de intervenção utilizando a lei 10.639/03 - 50 pontos (5 a 10 páginas)

Critério de avaliação: Será avaliada a elaboração e apresentação de um plano de aula para o Ensino Básico. Será considerada a apresentação (uso da norma culta, linguajar) e o conteúdo do projeto (tema e conteúdo , aplicabilidade da lei 10.639/03, uso da norma culta e das normas da ABNT, estrutura (cabeçalho, tema, objetivos, etapas metodológicas, recursos e referências) e, por fim, diálogo com a historiografia apresentada.

Data: 29/03/2024

 

Avaliação 2 – Apresentação de texto – dupla – 40 pontos

Critérios de avaliação – Será considerada a postura, o uso da norma culta, e o aprofundamento do debate conceitual e historiográfico.

Data: 02/02/2024 –15/03/2024

Avaliação 3 – Participação – 10 pontos

Critérios de avaliação: Será considerada a presença e participação dos debates e atividades desenvolvidas ao longo da disciplina, bem como leitura atenta da bibliografia.

Data: ao longo de toda a disciplina

Recuperação - Prova Escrita - sem consulta e individual - 100 pontos

Critérios de avaliação - Será considerada os aspectos textuais (concordância, coesão, ortografia e uso da norma culta), o respeito ao tema e o diálogo com a historiografia trabalhada ao longo da disciplina.

Data: 12/04/2024

 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças. Cientistas, instituições e questão racial no Brasil (1870-1930). São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

Complementar

FLORENTINO, Manolo. Em costas negras: uma história do tráfico de escravos entre a África e o Rio de Janeiro (séculos XVIII e XIX). São Paulo: Cia das Letras, 1997.

HALL, Stuart. SILVA, Tomaz Tadeu da. WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. 15ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2009.

REIS, João José. GOMES, Flávio. CARVALHO, Marcus J. M. Alufá Rufino: escravidão e liberdade no Atlântico Negro (c.1822 – c.1853). São Paulo: Cia das Letras, 2010.

RODRIGUES, Jayme. O infame comércio: propostas e experiências no final do tráfico de africanos para o Brasil (1800 – 1850). Campinas, SP: Ed. UNICAMP, 2000.

THORNTON, John K. A África e os africanos: na formação do mundo Atlântico, 1400 – 1800. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Natália Batista Peçanha, Professor(a) do Magistério Superior, em 31/01/2024, às 14:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.001186/2024-98 SEI nº 5148848