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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
A historicidade dos conceitos. Cultura, África e cultura afro-brasileira. Resistência escrava no Brasil escravista. Historiografia da escravidão e do pós-emancipação no Brasil.
JUSTIFICATIVA
A presente disciplina além de atender a obrigatoriedade da lei 10.639/03, discute aspectos da constituição da cultura brasileira a partir de uma epistemologia não eurocentrada, permitindo que os/as discentes problematizem a história brasileira contada a partir de uma visão única da branquitude.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
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Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Unidade 1 –Atlântico Negro e a cultura afrodiaspórica - trabalhando conceitos
Unidade 2 – "O perigo de uma História Única" - multiplicidade étnica da Diáspora Africana
Unidade 3 – Historiografia da escravidão
Unidade 4 – Resistências, cultura e personagens
METODOLOGIA
Serão desenvolvidas aulas expositivas e dialogadas em que serão problematizadas questões concernentes à construção cultural brasileira. Para isto, serão realizadas leituras de uma historiografia nacional e internacional sobre o Atlântico Negro, a Diáspora e a historiografia da escravidão e das resistências afro-brasileira. Além disto, serão apresentados vídeos e fontes que enriquecerão a aula.
AVALIAÇÃO
Avaliação 1 – Projeto de intervenção utilizando a lei 10.639/03 - 50 pontos (5 a 10 páginas)
Critério de avaliação: Será avaliada a elaboração e apresentação de um plano de aula para o Ensino Básico. Será considerada a apresentação (uso da norma culta, linguajar) e o conteúdo do projeto (tema e conteúdo , aplicabilidade da lei 10.639/03, uso da norma culta e das normas da ABNT, estrutura (cabeçalho, tema, objetivos, etapas metodológicas, recursos e referências) e, por fim, diálogo com a historiografia apresentada.
Data: 29/03/2024
Avaliação 2 – Apresentação de texto – dupla – 40 pontos
Critérios de avaliação – Será considerada a postura, o uso da norma culta, e o aprofundamento do debate conceitual e historiográfico.
Data: 02/02/2024 –15/03/2024
Avaliação 3 – Participação – 10 pontos
Critérios de avaliação: Será considerada a presença e participação dos debates e atividades desenvolvidas ao longo da disciplina, bem como leitura atenta da bibliografia.
Data: ao longo de toda a disciplina
Recuperação - Prova Escrita - sem consulta e individual - 100 pontos
Critérios de avaliação - Será considerada os aspectos textuais (concordância, coesão, ortografia e uso da norma culta), o respeito ao tema e o diálogo com a historiografia trabalhada ao longo da disciplina.
Data: 12/04/2024
BIBLIOGRAFIA
Básica
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças. Cientistas, instituições e questão racial no Brasil (1870-1930). São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
Complementar
FLORENTINO, Manolo. Em costas negras: uma história do tráfico de escravos entre a África e o Rio de Janeiro (séculos XVIII e XIX). São Paulo: Cia das Letras, 1997.
HALL, Stuart. SILVA, Tomaz Tadeu da. WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. 15ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2009.
REIS, João José. GOMES, Flávio. CARVALHO, Marcus J. M. Alufá Rufino: escravidão e liberdade no Atlântico Negro (c.1822 – c.1853). São Paulo: Cia das Letras, 2010.
RODRIGUES, Jayme. O infame comércio: propostas e experiências no final do tráfico de africanos para o Brasil (1800 – 1850). Campinas, SP: Ed. UNICAMP, 2000.
THORNTON, John K. A África e os africanos: na formação do mundo Atlântico, 1400 – 1800. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Natália Batista Peçanha, Professor(a) do Magistério Superior, em 31/01/2024, às 14:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.001186/2024-98 | SEI nº 5148848 |