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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Contribuir na formação de futuros educadores que deverão cumprir o que determina as leis Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”;
Discutir formas africanas e afro-brasileiras de interpretar a escravidão e a sociedade escravista entre os séculos XVI e XIX no Brasil e seus reflexos na sociedade atual;
Investigar as diferentes manifestações de resistência escrava às formas de dominação no Brasil;
Analisar as manifestações culturais afro-brasileiras.
Ementa
A historicidade dos conceitos. Cultura, África e cultura afro-brasileira. Resistência escrava no Brasil escravista. Historiografia da escravidão e do pós-emancipação no Brasil.
PROGRAMA
Unidade 1- Trabalhando conceitos (cultura, raça, racismo, identidade e etnia)
Unidade 2- O tráfico atlântico de escravos e a conexão África-Brasil nos quadros do Sistema Colonial
Unidade 3- A diversidade das origens étnicas e culturais dos escravos africanos na América portuguesa e seus reflexos na identidade brasileira
Unidade 4- Negociações e conflitos no interior do sistema escravista
Unidade 5- A família escrava e a mulher no contexto da escravidão
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças. Cientistas, instituições e questão racial no Brasil (1870-1930). São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FLORENTINO, Manolo. Em costas negras: uma história do tráfico de escravos entre a África e o Rio de Janeiro (séculos XVIII e XIX). São Paulo: Cia das Letras, 1997.
HALL, Stuart. SILVA, Tomaz Tadeu da. WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. 15ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2009.
REIS, João José. GOMES, Flávio. CARVALHO, Marcus J. M. Alufá Rufino: escravidão e liberdade no Atlântico Negro (c.1822 – c.1853). São Paulo: Cia das Letras, 2010.
RODRIGUES, Jayme. O infame comércio: propostas e experiências no final do tráfico de africanos para o Brasil (1800 – 1850). Campinas, SP: Ed. UNICAMP, 2000.
THORNTON, John K. A África e os africanos: na formação do mundo Atlântico, 1400 – 1800. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
aprovação
Aurelino José Ferreira Filho Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria R nº 623/2018 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1254389 e o código CRC E3E6F76B. |
Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1254389 |