|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3E - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Edital DIRIARTE nº 1/2025
25 de fevereiro de 2025
Processo nº 23117.068716/2024-88
PREÂMBULO
OBJETO: O Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna público o presente Edital, de âmbito interno, para realização do Exame de Suficiência – Caracterização: Recepção Cênica - IARTE 33003.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Percepção e recepção estética;
- Produção do conhecimento e produção das obras artísticas;
- Teorias estéticas e teatrais no campo da fruição, leitura e apreciação;
- Movimentos e formas estéticas e sua expressão na cena;
- Elaboração de exercícios de crítica teatral
NATUREZA
Considerando que a disciplina de Recepção Cênica II tem foco na leitura crítica da cena, o exame consistirá na elaboração de uma crítica de uma das três obras teatrais selecionadas pela comissão examinadora, disponíveis em vídeo, que deverão ser assistidas previamente.
No início do exame, será feito o sorteio de um dos espetáculos sobre o qual deverá ser escrita, â mão, uma crítica com no mínimo duas e no máximo três páginas contemplando os seguintes aspectos:
- A obra de referência (o texto a partir do qual o espetáculo foi criado).
- Contexto de criação: informações sobre o grupo, diretor, época, país, etc., que contextualizem a obra analisada.
- A análise dos elementos estéticos constituintes do espetáculo.
- A relação proposta pela obra com o espectador.
- A apreciação individual sobre o valor estético do espetáculo.
- Outros aspectos que o/a estudante julgar relevantes.
Será feito o sorteio de um dos seguintes espetáculos:
- Romeu e Julieta, de William Shakespeare, na versão do Grupo Galpão, dirigida por Gabriel Vilela e apresentada no Festival Internacional de Teatro na Praça do Papa, em Belo Horizonte/MG. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UCoOYEmYUT8
- Marat-Sade, de Peter Weiss, pela Royal Shakespeare Company, direção de Peter Brook. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=k6V2SIPL59A&t=218s
- Ensaio.Hamlet, criação da Cia dos Atores a partir do original de William Shakespeare, com direção de Henrique Diaz. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=EWbR1zqIAQI
CRITÉRIOS de AVALIAÇÂO
Clareza da argumentação - 20 pontos,
Fundamentação teórica na composição da crítica - 20 pontos,
Análise de elementos estéticos (direção, atuação, Cenografia, figurinos, iluminação, etc) - 20 pontos,
Contextualização histórica da obra de referência (dramaturgo, diretor, ano de estreia ou lançamento, recepção crítica da obra, etc) - 20 pontos,
Escrita adequada às normas da língua portuguesa (clareza, coerência e correção gramatical, ortográfica e de pontuação) - 20 pontos.
DATA, HORÁRIO E LOCAL DA PROVA
Dia: 11/03/2025
Horário: de 9:00 às 12:00 horas
Local: Sala 8ª, LAPET, do bloco 3M
BANCA EXAMINADORA
Prof. Dr. Daniel Furtado Simões da Silva (Presidente);
Profa. Dra. Daniele Pimenta;
Prof. Me. Welerson Freitas Filho;
DATA DE DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
Data de divulgação do resultado: 17/03/2024
Referências Bibliografia
Básica
ARISTÓTELES. A poética clássica/Aristóteles, Horácio. Longino; introdução Roberto de Oliveira. Trad. Jaime Bruna. São Paulo: Cultrix, 1997.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
CARLSON, Marvin A. Teorias do teatro: estudo histórico-critico, dos gregos à atualidade. São Paulo: Ed. UNESP, 1997.
DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. Rio Janeiro: HUClTEC, 2003.
ENSAIO.HAMLET, criação da Cia dos Atores a partir do original de William Shakespeare, com direção de Henrique Diaz. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=EWbR1zqIAQI
MARAT-SADE, de Peter Weiss, pela Royal Shakespeare Company, direção de Peter Brook. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=k6V2SIPL59A&t=218s
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.
ROMEU E JULIETA, de William Shakespeare, na versão do Grupo Galpão, dirigida pro Gabriel Vilela e apresentada no Festival Internacional de Teatro na Praça do Papa, em Belo Horizonte/MG. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UCoOYEmYUT8
RYNGAERT, Jean Pierre. Introdução à análise do teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. Tradução de Pontes de Paula Lima. 11ª Ed. RJ: Civilização Brasileira, 2001.
Complementar
BRECHT. Bertolt. Escritos sobre teatro. Buenos Aires: Nueva Visión, 1967, 3 vol. GUINSBURG, J. COELHO NETTO, T. CARDOSO, R. Org. Semiologia do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1988.
HEGEL, G. W. F. Curso de Estética. São Paulo: Edusp, 2000.
MOISÉS, Leyla Perrone. A falência da crítica. São Paulo: Perspectiva, 1973.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
PEDROSA, Mário. Forma e percepção estética. São Paulo: EDUSP, 1995.
RANCIERE.Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
ROUBlNE, Jean Jacques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
PROF. DR. JARBAS SIQUEIRA RAMOS
Diretor do Instituto de Artes
Portaria nº. 2473/2024
| Documento assinado eletronicamente por Jarbas Siqueira Ramos, Diretor(a), em 25/02/2025, às 15:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 6129886 e o código CRC FC959D1E. |
Referência: Processo nº 23117.068716/2024-88 | SEI nº 6129886 |