|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Edital IARTE nº 15/2024
27 de agosto de 2024
Processo nº 23117.052363/2024-02
OBJETO: EXAME DE SUFICIÊNCIA – Visualidades da Cena I
PREÂMBULO
O Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna público o presente Edital, de âmbito interno, para realização do Exame de Suficiência – Visualidades da Cena I
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Estudos teóricos e práticos sobre elementos materiais de composição visual da cena teatral – maquiagem, indumentária e luz – em seus aspectos isolados (históricos, conceituais e técnicos) e em relação uns com os outros (estudos de linguagem e composição).
O trabalho de luz e sombra sobre o rosto
a deformação da face;
uso de sombras, bases, corretivos e postiços na maquilagem;
NATUREZA
A prova consistirá em um exercício criativo e de planejamento de construção cênica.
O discente elaborará um resumo (briefing) de personagem. Apresentando a história e os elementos que achar conveniente para utilizar como mote de criação da composição cênica, com ênfase no que diz respeito a maquiagem, figurinos (cores, texturas, formas etc.), adereços e proposta de iluminação. Em seguida ele deverá apresentar as referências artísticas, textuais, visuais e de outras naturezas (podendo haver espetáculos de teatro, bandas...)
Exemplo:
Resumo
Camila morreu há cerca de dois meses após se atirar em um rio. Seu corpo foi mordido por animais logo após ter ficado preso em um galho que havia perfurado seu vestido branco de rendas azuis. Ela está sentada sob um fraca luz, que deixa seu olhar ainda mais fantasmagórico. Sua putrefação se diluía nas sombras, de modo que não é possível reconhecer de fato seu estado de morte. Camila busca uma amiga, alguém que ela possa ajuda-la a se sentir viva mais uma vez.
Referências
Texto: Livre adaptação de Carmilla de Sheridan Le Fanu;
Barroco italiano: A composição irá se inspirar na luz e sombra do período barroco, especificamente através de estímulos de reprodução de posicionamento físico das atrizes que reprisam distribuições espaciais de personagens dos quadros de Caravaggio. Ao mesmo tempo que buscaremos durante a criação criar luzes que desfigurem o rosto das atrizes através das sombras;
Rock Glam e Bandas de rock com vocais femininos: irão inspirar esta composição, tanto da escolha dos tecidos, quanto da estética, buscando o gótico do Evanescence com a sutileza de Nightwish. Utilizaremos este mote de inspiração também para compor a musicalidade e o percurso de exploração vocal neste processo.
Horror dos anos 80: Filmes que apresentavam o excesso de sangue e a escuridão também auxiliam a propor a imagética deste universo, obras como Hellraiser de Clive Barker e Nightmare on Elm Streat de Wes Craven.
A banca irá arguir a proposta de encenação do discente, a fim de fazer uma análise de elementos específicos presentes na(s) obras(s) escolhida(s) no que se refere à visualidades da cena;
CRITÉRIOS
clareza e coerência da proposta;
criatividade;
pertinência da relação à(s) obra(s) citadas;
capacidade de articulação entre referência(s) artística(s), bibliográficas e as próprias reflexões;
DATA, HORÁRIO E LOCAL DA PROVA
Dia: 03/09/2024
Horário: 15 horas
Local: Sala da Coordenação do Curso de Teatro. Bloco 1V
BANCA EXAMINADORA
Profa. Rosimeire Gonçalves dos Santos (presidente),
Prof. Carlos Eduardo Santos de Oliveira,
Profa. Mariene Hundertmarck Perobelli.
DATA DE DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
Data de divulgação do resultado: 04/09/2024
BIBLIOGRAFIA
BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2002
MAGALHÃES, Mona. Caracterização teatral: uma arte a ser desvendada. in: FLORENTINO, Adilson &
TELLES, Narciso (orgs.). Cartografias do ensino do teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009.
STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. tradução Pontes de Paula Lima. 11ª Ed. RJ: Civilização Brasileira, 2001.
Complementar
CORSON,Richard. Stage Make-up. New Jersey: Prentice Hall, 1990.
CREMA, Iuri. Manual prático de maquiagem teatral e efeitos especiais. 2004. Monografia (Graduação em Artes Cênicas) – Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Brasília (UnB). Brasília.
DELAMAR, Penny. The complete Make-up artist. Working in film, fashion, television and theatre. Second edition. Illinois: Northwestern University Press, 2003.
MAGALHÃES, Mônica Ferreira (Mona). Um rosto para a personagem: o processo criativo das maquiagens
do espetáculo teatral “Partido”, do Grupo Galpão. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) –
Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro.
PROF. DR. JARBAS SIQUEIRA RAMOS
Diretor do Instituto de Artes
Portaria nº. 2473/2024
| Documento assinado eletronicamente por Jarbas Siqueira Ramos, Diretor(a), em 29/08/2024, às 11:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5648515 e o código CRC 1B893658. |
Referência: Processo nº 23117.052363/2024-02 | SEI nº 5648515 |