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Edital IARTE nº 14/2024
27 de agosto de 2024
Processo nº 23117.052363/2024-02
OBJETO: EXAME DE SUFICIÊNCIA – Seminário Institucional das Licenciaturas - SEILIC
PREÂMBULO
O Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna público o presente Edital, de âmbito interno, para realização do Exame de Suficiência – SEILIC
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Concepção, organização e realização do Seminário Integrado das Licenciaturas - SEILIC, em colaboração com as atividades de prática como componente curricular do curso de Graduação em Teatro - Licenciatura, buscando articular atividades de ensino, pesquisa e extensão em uma mostra de processos e resultados dos Projetos Interdisciplinares - PROINTER com formato a ser definido no piano de ensino deste componente. Compartilhamento dos debates e ações referentes a diversidade étnico-racial, religiosa, de gênero, de faixas etárias e em relação as pessoas em medidas socioeducativas.
NATUREZA
Apresentação de resumo nos moldes do que deve ser apresentado para o evento SEILIC. A formatação descrita abaixo está de acordo com as regras estabelecidas pela PROGRAD no Ofício No 5/2024/DLIFO/DIREN/PROGRAD/REITO/UFU, Processo SEI No 23117.051092/2024-60, documento (5595162).
O aluno deve apresentar o resumo impresso em três cópias, uma para cada componente da banca. Será disponibilizado equipamento para projeção, sendo o seu uso facultativo.
O tempo máximo para a apresentação do trabalho pelo aluno será de 15 minutos. A banca disporá de mais 10 minutos para arguição e respostas do aluno.
Formatação solicitada:
a) O resumo deverá conter: o título do trabalho; nome de autor e coautor/a/es (se houver), seguido(s) da licenciatura em que está/estão matriculada/o/s; nome da/o docente orientador/a; três a cinco palavras-chave, escritas com inicial maiúscula, separadas entre si por ponto-final.
b) O título do trabalho deve ter, no máximo, 200 caracteres com espaço.
c) O texto do resumo deve ter entre 1000 e 3000 caracteres com espaço.
d) Quanto à estrutura, sugere-se conter uma breve introdução (com indicação de tema e problema), objetivo geral (o que se pretendeu), orientação teórica (abordagens, teorias e conceitos que guiaram a realização do trabalho), método (quais procedimentos, técnicas ou etapas foram seguidos), resultados (a que se chegou) e considerações finais (reflexões geradas).
CRITÉRIOS
clareza, coerência e correção gramatical, ortográfica e de pontuação
nível de aprofundamento do texto e articulação na apresentação
pertinência das análises em relação ao projeto desenvolvido no semestre de PROINTER escolhido pelo aluno (PROINTER I, II, III ou IV)
capacidade de articulação entre referência(s) artística(s), bibliográficas e as próprias reflexões
CONDIÇÕES
O aluno deve apresentar o resumo impresso em três cópias, uma para cada componente da banca. Será disponibilizado equipamento para projeção, sendo o seu uso facultativo.
O tempo máximo para a apresentação do trabalho pelo aluno será de 10 minutos. A banca disporá de até 10 minutos para estabelecer um diálogo com o aluno sobre sua apresentação.
DATA, HORÁRIO E LOCAL DA PROVA
Dia: 02/09/2024
Horário: 19h30 às 19h50
Local: Sala 1 do Bloco 3M, Campus Santa Mônica.
BANCA EXAMINADORA
Profa. Rosimeire Gonçalves dos Santos (presidente),
Prof. Carlos Eduardo Santos de Oliveira,
Profa. Mariene Hundertmarck Perobelli.
DATA DE DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
Data de divulgação do resultado: 04/09/2024
BIBLIOGRAFIA
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (orgs.). Construindo as Epistemologias do Sul: Antologia essencial. vol 1. la ed. Ciudad Aut6noma de Buenos Aires, CLACSO, 20 I 8.. Disponível em: https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/81474/1/Construindo%20as%20Epistemologias%20do%20Sul_Vol%201.pdf. Acessado em 06/08/2023
TARDIFF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petr6polis, RJ: Vozes, 2014. Disponivel em: https://www.google.com.br/books/edition/Saberes_docentes_e_forma%C3%A7%C3%A3o_profission/a9gbBAAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&printsec=frontcover. Acessado em 06/08/2023.
TELLES, Narciso & FLORENTINO, Adilson (orgs.). Cartografias do ensino de Teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009. Disponivel http://www.edufu.ufu.br/catalogo/ebooks-gratuitos/cartografias-do-ensino-do-teatro. Acessado em 15/11/2021.
Complementar
ARAUJO, Emanuel (org). A Mão Afro-Brasileira: significado da contribuição Artística e Histórica. São Paulo: Tenenge, 1988.
BARBOSA, Ana Mae Tavares. Inquietações e mudanças no ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Arte/Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria Nacional Dos Direitos Humanos: Unesco. Direitos Humanos no Cotidiano: manual. Brasília, DF: UNESCO/EDUSP, 2001.
CABRAL, Beatriz Angela Vieira. Teatro em Transito: a pedagogia das interações no espaço da cidade. RJ: Hucitec, 2012.
CAPRA, Fritjof. Alfabetiza ao Ecol6gica: a educação das crianças para um mundo sustentável. SP: Cultrix, 2013.
CASTORIADIS , Cornelius. As encruzilhadas do labirinto. Rio de Janeiro: Civiliza<;ao Brasileira 2004.
CONCILIO, Vicente. Teatro e prisão: dilemas da liberdade artistica. RJ: Aderaldo & Rothschild ditares, 2008.
ECKERT-HOFF, Beatriz Maria. Escritura de si e identidade: o sujeito-professor em formação. Campinas: Mercado de Letras, 2008.
SANTANA, Arão Paranaguá.Teatro e Forma ao de Professores. São Luiz- MA: Editora da UFMA, 2000.
SMIERS, Joost. Artes sob pressão: promovendo a diversidade cultural na era da globalização. São Paulo: Escritura : Instituto Pensarte, 2006.
PROF. DR. JARBAS SIQUEIRA RAMOS
Diretor do Instituto de Artes
Portaria nº. 2473/2024
| Documento assinado eletronicamente por Jarbas Siqueira Ramos, Diretor(a), em 29/08/2024, às 11:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5648509 e o código CRC 8F8B6C5D. |
Referência: Processo nº 23117.052363/2024-02 | SEI nº 5648509 |