Boletim de Serviço Eletrônico em 29/08/2024

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Artes

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Timbre

Edital IARTE nº 13/2024

27 de agosto de 2024

Processo nº 23117.052363/2024-02

OBJETOEXAME DE SUFICIÊNCIA – Projetos Interdisciplinares - PROINTER IV

PREÂMBULO

O Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna público o presente Edital, de âmbito interno, para realização do Exame de Suficiência do componente curricular Projetos Interdisciplinares - PROINTER IV

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Condução orientada de projetos práticos de estudo que abordem a escola e os diferentes espaços de ensino e aprendizagem, suas estruturas e interfaces. Gestão escolar e de outros espaços educativos. Construção e gestão de projetos educacionais em espaços de educação formal e não formal. A abordagem das diversidades da educação inclusiva e dos direitos humanos sob a perspectiva da gestão educacional.

 

NATUREZA

Apresentação oral de relatório de pesquisa sobre um grupo teatral ou escola de teatro da cidade de Uberlândia, incluindo o histórico de seus últimos cinco anos (ou mais). Deverá ser dado enfoque, especialmente, aos aspectos da gestão de projetos culturais ou de atividades artístico-pedagógicas desenvolvidas pela escola ou grupo de teatro escolhido.

No início da apresentação, o aluno deverá entregar à banca um roteiro de sua apresentação em 3 cópias, contemplando os seguintes itens do projeto desenvolvido para o componente curricular PROINTER IV:

Título do trabalho.

Duração aproximada da apresentação.

Nome do grupo ou escola visitado(a).

Objetivos gerais e específicos do projeto do aluno.

Forma de coleta de dados.

Compartilhamento das expectativas iniciais da pesquisa e abordagem problematizadora dos resultados encontrados.

Fontes consultadas (bibliográficas, audiovisuais, nomes dos entrevistados etc).

Duração da apresentação:  De 15 a 25 minutos

A banca disporá de até 15 minutos após a apresentação para arguição do aluno.

 

CRITÉRIOS

objetividade e articulação das ideias no relato da pesquisa;

coerência das ideias do roteiro com o trabalho apresentado;

capacidade de síntese;

apresentação crítica e respeitosa do trabalho (teatro ou escola) observado na pesquisa

respeito ao tempo estipulado para a apresentação

 

DATA, HORÁRIO E LOCAL DA PROVA

Dia: 02/09/2024

Horário: 19h50 às 20h30

Local: Sala 1 do Bloco 3M, Campus Santa Mônica

 

BANCA EXAMINADORA

Rosimeire Gonçalves dos Santos (Presidente),

Prof. Carlos Eduardo Santos de Oliveira,

Profa. Mariene Hundertmarck Perobelli.

 

DATA DE DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

Data de divulgação do resultado: 04/09/2024

BIBLIOGRAFIA

Básica

CORREA, Rosangela Azevedo. Educar para a diferença. In: Publicações Uniceub (2005/2006) v. 3, n. 1. Disponível em: <http://www.publicacoesacademicas.uniceub.hr/index.php/face/article/view/127/112>. Acesso em: 04 de novembro de 2021.

FLORENTINO, Adilson & TELLES, Narciso (orgs.). Cartografias do ensino do teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009.

PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. Sao Paulo: Atica 2007.

 

Complementar

ARAUJO, Emanuel (org). A Mão Afro-Brasileira: significado da contribuição Artística e Histórica. São Paulo: Tenenge, 1988.

BARBOSA, Ana Mae Tavares. Inquietações e mudanças no ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2002.

DESGRANGES , Flavio. Pedagogia do Teatro: provocações e dialogismo. RJ: Hucitec/Mandacaru, 2006.

ECKERT-HOFF, Beatriz Maria. Escritura de si e identidade: o sujeito-professor em formação. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

GUIMARÃES, Valter Soares. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas: Papirus, 2004.

HALL, Stuart. A ldentidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro:DP&A, 2002.

KLEIMA, Angela; MORAES, Silvia. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas: Mercado de Letras, 1999.

MANTOAN, Maria Teresa Egler; PRIETO, Rosangela Gavioli. lnclusão Escolar: pontos e contrapontos. Sao Paulo: Surnmus, 2006.

MARTINS, Leda Maria. Afrografias da Memória: o reinado do Rosário no Jatoba. Sao Paulo: Perspectiva/Belo Horizonte. Mazza, 1997.

PACHECO, Jose. Para os filhos dos filhos dos nossos filhos. Campinas: Papirus, 2008.

ROSA, Maria Cristina. A formação de professores de arte: diversidade e complexidade pedagógica. Florianópolis, SC: Insular, 2005.

SANTANA, Arão Paranaguá Teatro e Formação de Professores. Sao Luiz- MA: Editora da UFMA, 2000.

SMIERS, Joost. Artes sob pressão: promovendo a diversidade cultural na era da globalização. Sao Paulo: Escritura : Instituto Pen arte, 2006.

 

 

 

 

PROF. DR. JARBAS SIQUEIRA RAMOS
Diretor do Instituto de Artes
Portaria nº. 2473/2024


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Documento assinado eletronicamente por Jarbas Siqueira Ramos, Diretor(a), em 29/08/2024, às 11:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.052363/2024-02 SEI nº 5648488