Boletim de Serviço Eletrônico em 26/06/2018

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Reitoria

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Timbre

Portaria SEI REITO Nº 557, DE 25 DE junho DE 2018

  

Aprova as Diretrizes Gerais de Comunicação Institucional da Diretoria de Comunicação Social (DIRCO/UFU)

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, no uso de suas atribuições legais e;

CONSIDERANDO que a comunicação da Universidade dever ser ágil, eficaz e comprometida com a missão e os valores institucionais, promovendo a interação com seus públicos de interesse e a sociedade de forma transparente;

CONSIDERANDO que a Diretoria de Comunicação Social da UFU apresentou proposta de Diretrizes da Comunicação Pública na UFU, elaborado com a participação efetiva dos servidores lotados naquela diretoria;

 

R E S O L V E:

 

Art. 1º Aprovar e dar ampla divulgação as “Diretrizes Gerais de Comunicação Institucional da Diretoria de Comunicação Social (DIRCO/UFU)” como instrumento definidor dos princípios, diretrizes, ações e valores da comunicação pública e orientador para práticas, condutas e relacionamentos para o funcionamento interno da DIRCO/UFU.

Art. 2º As Diretrizes Gerais de Comunicação Institucional da Diretoria de Comunicação Social encontram-se em anexo a esta portaria.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor nesta data, e revoga a Portaria R Nº 1.273 de 07 de dezembro de 2016.

 

Valder Steffen Junior


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Documento assinado eletronicamente por Valder Steffen Junior, Reitor(a), em 26/06/2018, às 08:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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ANEXO

Diretrizes Gerais de Comunicação Institucional da Diretoria de Comunicação Social (DIRCO/UFU)

 

  1 APRESENTAÇÃO

Estabelecer diretrizes de comunicação institucional para uma Universidade Pública implica reunir conhecimentos teóricos e práticos – construídos pelo fio do tempo, durante nossos exercícios profissionais diários. Em suas poucas décadas de existência, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) contou com alguns destes projetos, elaborados pelas equipes da Diretoria de Comunicação Social (Dirco). Foram iniciativas que buscaram orientar as atividades realizadas por servidores, colaboradores e estagiários de cursos de graduação.

Um dos desafios constantes da Dirco é avaliar e reavaliar permanentemente o conteúdo deste documento e, assim, analisar se o trabalho desenvolvido está em consonância com as demandas e expectativas dos públicos estratégicos internos e da sociedade. É importante, dessa forma, examinar se o que propomos está em sintonia com as transformações do universo da comunicação. São mudanças que sinalizam para o surgimento/desaparecimento de alguns artefatos. No início de 2017, saiu de cena, por exemplo, o jornal impresso, que cedeu espaço para novas plataformas. O jornal em versão digital, em constantes renovações, procura aumentar o dinamismo e a velocidade da informação. A linha editorial, também alterada no início de 2017, apresenta como proposta aprofundar a discussão de temas que despertem a atenção da comunidade acadêmica – mas sempre com a preocupação de manter a pluralidade de ideias e de opiniões.

 Comunicação é movimento. É uma janela aberta para o mundo. São muitas as possibilidades de interação, de reinvenção, de parcerias. Este documento traduz, portanto, valores e diretrizes que norteiam nossa área de atuação. No entanto, salientamos que o presente texto deverá sistematicamente ser aperfeiçoado para que se torne, de fato, um instrumento fundamental e estratégico de trabalho.

 

  2 PRINCÍPIOS, AÇÕES E DIRETRIZES DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NA UFU

 

  2.1 Objetivos da Comunicação Pública

 

  2.1.1 Geral

Criar e manter fluxos de informação e de influência entre a universidade e seus diversos públicos de interesse ou estratégicos (stakeholders), tornando transparente sua atuação no cenário regional e nacional, de modo a viabilizar o cumprimento de sua missão e garantir a efetivação e o respeito à sua marca.

 

  2.1.2 Específicos

 

  2.1.2.1 No âmbito interno:

 

 

2.1.2.2 No âmbito externo

 

 

3 VALORES DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NA UFU

 

- Ética e responsabilidade social: A ação da comunicação deve caracterizar-se pelo compromisso ético e pelo exercício pleno da democracia e da responsabilidade social da instituição. Para tanto, a comunicação deve pautar-se pela verdade, pela defesa da diversidade cultural e pelo respeito aos direitos dos cidadãos.

 

- Profissionalismo: Os servidores da Diretoria de Comunicação da UFU devem assegurar aos seus públicos interno e externo que a sua ação será pautada pelo profissionalismo, que é inerente à sua função, priorizando os direitos e a expectativa daqueles que necessitam de informações primordiais da instituição.

 

- Participação: Privilegiar a participação de todos os servidores que trabalham nos diversos setores da Diretoria de Comunicação da UFU e de seus parceiros na tomada de decisões desse órgão administrativo da Reitoria. Esse comprometimento é fundamental para legitimar as ações e atividades ali desenvolvidas.

 

- Credibilidade: Todas as ações desenvolvidas pela comunicação devem ter como pressupostos preservar e ampliar a credibilidade da instituição perante a sociedade, pois, pelo seu compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão de qualidade, a UFU é referência acadêmica regional, nacional e internacional.

 

- Qualidade: A ação da UFU em sua prática de comunicação deve caracterizar-se pela qualidade, mediada pelos conceitos de eficácia, eficiência e adequação às demandas dos seus públicos de interesse e da própria sociedade.

 

- Transparência: A instituição pública tem por dever dar visibilidade a todas as suas ações e atividades para a sociedade na qual se insere, compartilhando seus resultados. Essa transparência deve, no entanto, respeitar o referencial jurídico que protege a gestão de propriedade intelectual dos projetos e pesquisas desenvolvidos pela UFU, especialmente no que concerne à legislação de patentes e marcas, proteção dos direitos autorais e similares.

 

- Atualidade: A atualização permanente do sistema de comunicação da instituição é imprescindível para que ela se aproprie dos recursos viabilizados pelas novas tecnologias e aplicativos digitais e se mantenha em nível de igualdade com os seus parceiros e públicos interno e externo.

 

- Pró-atividade e agilidade: Numa economia internacionalizada é fundamental que o sistema de comunicação seja pró-ativo, antecipando-se na identificação das necessidades de seus públicos de interesse. Nesse sentido, deve acompanhar o avanço acelerado das tecnologias para se tornar ágil o suficiente para atender com presteza às demandas da sociedade brasileira.

 

4 PÚBLICOS ESTRATÉGICOS DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NA UFU

 

São considerados públicos estratégicos aqueles que, direta ou indiretamente, têm direitos, interesses e relações com a instituição e que, pelas suas ações ou reações, podem causar impacto ou ser afetados pelas políticas públicas sociais. Esses públicos estratégicos não se resumem àqueles que compõem os segmentos internos – docentes, discentes e técnicos administrativos –, mas também incorporam outros que dispõem de um significativo poder de influência junto à UFU, demais setores públicos e à sociedade em geral.

Para tanto, faz-se imprescindível alimentar uma rede de informação entre as mais diversas instâncias públicas e de caráter político-social, perpassada por valores éticos, democráticos e que contemplem o desenvolvimento sustentável.

 

4.1 Comunidade interna

 

 

4.2 Comunidade externa

 

É de fundamental importância para o relacionamento com os distintos públicos dispor de cadastros e mailings que favoreçam essa interação. Dessa forma, é possível manter um elo com esses públicos prioritários relevantes e de interesse da UFU por meio de canais de relacionamento específicos, que podem ser criados quando de sua conveniência e em função de uma necessidade concreta.

 

5  DIRETRIZES DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NA UFU

 

As diretrizes da comunicação social pública são fundamentais para projetar a competência interna e apontar caminhos de excelência a serem seguidos.

 - Fortalecimento e defesa da marca UFU: Cabe à comunicação consolidar a marca UFU, de grande valor institucional e social. Nesse sentido, é vital a conscientização de todos os servidores e discentes a respeito da importância dessa marca como patrimônio cultural da Universidade.

- Unicidade do discurso: Embora a Universidade seja o espaço da multiplicidade e pluralidade de ideias, é necessário buscar a coerência de um discurso institucional que se apresente íntegro para seus distintos públicos de interesse.

- Interação com a sociedade: Como instituição pública, a UFU deve priorizar sua interação com a sociedade na qual se insere, criando espaços de comunicação para realizar interface com os diversos segmentos sociais. Suas ações políticas, técnico-científicas e de comunicação devem alcançar também o público leigo, despertando vocações e interesses em relação às atividades desenvolvidas pela UFU. Essa é também uma prestação de serviços e de extensão à comunidade, uma forma de inclusão social e de defesa da sustentabilidade.

- Participação interna: Estimular a participação dos servidores de qualquer nível funcional ou hierárquico, criando um ambiente favorável à circulação de ideias e à criatividade, fomentando, assim, a satisfação em trabalhar nos diversos setores, de forma ágil e enriquecedora das relações profissionais e dos diversos produtos elaborados.

- Parceria: Reconhecer a necessidade que a UFU e a Dirco têm em estabelecer parcerias com outras instituições públicas ou privadas, desde que pautada pela convergência de objetivos e pela complementaridade de esforços para um melhor atendimento a seus públicos estratégicos.

 

6  ÁREAS DE ATUAÇÃO DA DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (DIRCO/UFU)

 


Referência: Processo nº 23117.042314/2018-13 SEI nº 0543179