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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3P - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Portaria SEI REITO Nº 557, DE 25 DE junho DE 2018
Aprova as Diretrizes Gerais de Comunicação Institucional da Diretoria de Comunicação Social (DIRCO/UFU) |
O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, no uso de suas atribuições legais e;
CONSIDERANDO que a comunicação da Universidade dever ser ágil, eficaz e comprometida com a missão e os valores institucionais, promovendo a interação com seus públicos de interesse e a sociedade de forma transparente;
CONSIDERANDO que a Diretoria de Comunicação Social da UFU apresentou proposta de Diretrizes da Comunicação Pública na UFU, elaborado com a participação efetiva dos servidores lotados naquela diretoria;
R E S O L V E:
Art. 1º Aprovar e dar ampla divulgação as “Diretrizes Gerais de Comunicação Institucional da Diretoria de Comunicação Social (DIRCO/UFU)” como instrumento definidor dos princípios, diretrizes, ações e valores da comunicação pública e orientador para práticas, condutas e relacionamentos para o funcionamento interno da DIRCO/UFU.
Art. 2º As Diretrizes Gerais de Comunicação Institucional da Diretoria de Comunicação Social encontram-se em anexo a esta portaria.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor nesta data, e revoga a Portaria R Nº 1.273 de 07 de dezembro de 2016.
Valder Steffen Junior
| Documento assinado eletronicamente por Valder Steffen Junior, Reitor(a), em 26/06/2018, às 08:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0543179 e o código CRC B7250EA5. |
ANEXO
Diretrizes Gerais de Comunicação Institucional da Diretoria de Comunicação Social (DIRCO/UFU)
1 APRESENTAÇÃO
Estabelecer diretrizes de comunicação institucional para uma Universidade Pública implica reunir conhecimentos teóricos e práticos – construídos pelo fio do tempo, durante nossos exercícios profissionais diários. Em suas poucas décadas de existência, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) contou com alguns destes projetos, elaborados pelas equipes da Diretoria de Comunicação Social (Dirco). Foram iniciativas que buscaram orientar as atividades realizadas por servidores, colaboradores e estagiários de cursos de graduação.
Um dos desafios constantes da Dirco é avaliar e reavaliar permanentemente o conteúdo deste documento e, assim, analisar se o trabalho desenvolvido está em consonância com as demandas e expectativas dos públicos estratégicos internos e da sociedade. É importante, dessa forma, examinar se o que propomos está em sintonia com as transformações do universo da comunicação. São mudanças que sinalizam para o surgimento/desaparecimento de alguns artefatos. No início de 2017, saiu de cena, por exemplo, o jornal impresso, que cedeu espaço para novas plataformas. O jornal em versão digital, em constantes renovações, procura aumentar o dinamismo e a velocidade da informação. A linha editorial, também alterada no início de 2017, apresenta como proposta aprofundar a discussão de temas que despertem a atenção da comunidade acadêmica – mas sempre com a preocupação de manter a pluralidade de ideias e de opiniões.
Comunicação é movimento. É uma janela aberta para o mundo. São muitas as possibilidades de interação, de reinvenção, de parcerias. Este documento traduz, portanto, valores e diretrizes que norteiam nossa área de atuação. No entanto, salientamos que o presente texto deverá sistematicamente ser aperfeiçoado para que se torne, de fato, um instrumento fundamental e estratégico de trabalho.
2 PRINCÍPIOS, AÇÕES E DIRETRIZES DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NA UFU
2.1 Objetivos da Comunicação Pública
2.1.1 Geral
Criar e manter fluxos de informação e de influência entre a universidade e seus diversos públicos de interesse ou estratégicos (stakeholders), tornando transparente sua atuação no cenário regional e nacional, de modo a viabilizar o cumprimento de sua missão e garantir a efetivação e o respeito à sua marca.
2.1.2 Específicos
2.1.2.1 No âmbito interno:
Consolidar a comunicação como ponto estratégico da instituição, na promoção da interação entre a gestão da UFU e os seus demais segmentos, estimulando a participação de todos os seus servidores, com vistas a potencializar sua realização profissional;
Conscientizar o público interno, em todos os níveis, para o fato de que a imagem da instituição se consolida também a partir das posturas e dos comportamentos individuais, tendo cada servidor a responsabilidade de contribuir para a boa imagem da UFU perante a sociedade;
Internalizar a ideia de que interação com os públicos estratégicos, interno e externo, é vital para o reconhecimento e a sustentabilidade institucional, tendo como pressupostos a ética e o profissionalismo jornalístico.
2.1.2.2 No âmbito externo
Consolidar a relação da instituição com o seu público externo, também estratégico, de modo que as ações e as atividades realizadas no âmbito interno sejam reconhecidas pela sociedade, inclusive, a fim de viabilizar possíveis parcerias;
Fortalecer a interação da instituição com a sociedade por meio do esforço dos seus setores de comunicação, com a incorporação das diversas inovações tecnológicas que possibilitam informações e serviços ágeis e atuais;
Tornar transparentes para os distintos públicos de interesse a missão institucional da UFU e sua proposta de interação com a sociedade, por meio dos resultados da produção do conhecimento, das inovações e tecnologias que têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida e dos critérios de sustentabilidade dos cidadãos.
3 VALORES DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NA UFU
- Ética e responsabilidade social: A ação da comunicação deve caracterizar-se pelo compromisso ético e pelo exercício pleno da democracia e da responsabilidade social da instituição. Para tanto, a comunicação deve pautar-se pela verdade, pela defesa da diversidade cultural e pelo respeito aos direitos dos cidadãos.
- Profissionalismo: Os servidores da Diretoria de Comunicação da UFU devem assegurar aos seus públicos interno e externo que a sua ação será pautada pelo profissionalismo, que é inerente à sua função, priorizando os direitos e a expectativa daqueles que necessitam de informações primordiais da instituição.
- Participação: Privilegiar a participação de todos os servidores que trabalham nos diversos setores da Diretoria de Comunicação da UFU e de seus parceiros na tomada de decisões desse órgão administrativo da Reitoria. Esse comprometimento é fundamental para legitimar as ações e atividades ali desenvolvidas.
- Credibilidade: Todas as ações desenvolvidas pela comunicação devem ter como pressupostos preservar e ampliar a credibilidade da instituição perante a sociedade, pois, pelo seu compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão de qualidade, a UFU é referência acadêmica regional, nacional e internacional.
- Qualidade: A ação da UFU em sua prática de comunicação deve caracterizar-se pela qualidade, mediada pelos conceitos de eficácia, eficiência e adequação às demandas dos seus públicos de interesse e da própria sociedade.
- Transparência: A instituição pública tem por dever dar visibilidade a todas as suas ações e atividades para a sociedade na qual se insere, compartilhando seus resultados. Essa transparência deve, no entanto, respeitar o referencial jurídico que protege a gestão de propriedade intelectual dos projetos e pesquisas desenvolvidos pela UFU, especialmente no que concerne à legislação de patentes e marcas, proteção dos direitos autorais e similares.
- Atualidade: A atualização permanente do sistema de comunicação da instituição é imprescindível para que ela se aproprie dos recursos viabilizados pelas novas tecnologias e aplicativos digitais e se mantenha em nível de igualdade com os seus parceiros e públicos interno e externo.
- Pró-atividade e agilidade: Numa economia internacionalizada é fundamental que o sistema de comunicação seja pró-ativo, antecipando-se na identificação das necessidades de seus públicos de interesse. Nesse sentido, deve acompanhar o avanço acelerado das tecnologias para se tornar ágil o suficiente para atender com presteza às demandas da sociedade brasileira.
4 PÚBLICOS ESTRATÉGICOS DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NA UFU
São considerados públicos estratégicos aqueles que, direta ou indiretamente, têm direitos, interesses e relações com a instituição e que, pelas suas ações ou reações, podem causar impacto ou ser afetados pelas políticas públicas sociais. Esses públicos estratégicos não se resumem àqueles que compõem os segmentos internos – docentes, discentes e técnicos administrativos –, mas também incorporam outros que dispõem de um significativo poder de influência junto à UFU, demais setores públicos e à sociedade em geral.
Para tanto, faz-se imprescindível alimentar uma rede de informação entre as mais diversas instâncias públicas e de caráter político-social, perpassada por valores éticos, democráticos e que contemplem o desenvolvimento sustentável.
4.1 Comunidade interna
Gestores de Unidades Acadêmicas e Unidades Especiais de Ensino: diretores de unidades acadêmicas e administrativas, coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação, de centros de pesquisas, de núcleos e de laboratórios;
Gestores de setores de prestação de serviços: diretores e coordenadores de museus, bibliotecas, gráfica, editora/livrarias, hospitais, assistência jurídica, ambulatórios, oficina da vida, entre outros;
Servidores: professores efetivos e substitutos e técnicos administrativos; incluem-se aqui também os servidores aposentados da UFU;
Discentes: estudantes de graduação e pós-graduação presenciais e a distância, incluindo os de intercâmbios, estagiários, monitores e bolsistas. Além disso, os alunos da Escola de Educação Básica (Eseba) e da Escola Técnica de Saúde (Estes).
Colaboradores Terceirizados: profissionais de empresas terceirizadas que cooperam nas diversas atividades de apoio à UFU.
Colaboradores de Fundações de Apoio: profissionais das fundações de apoio da UFU.
4.2 Comunidade externa
Sindicatos e entidades de classe;
Discentes egressos;
Familiares de alunos e servidores;
Cursinhos preparatórios;
Prefeituras e Câmaras Municipais dos municípios do entorno regional da UFU;
Terceiro setor e movimentos sociais;
Agências de fomento (CNPq, Capes, Fapemig e outras);
Órgãos de controle, fiscalização e credenciamento (MEC, TCU, órgãos judiciais, entre outros);
Fornecedores;
Imprensa: escrita, televisiva, rádio e novas mídias sociais;
Comunidade acadêmica e científica de outras instituições.
É de fundamental importância para o relacionamento com os distintos públicos dispor de cadastros e mailings que favoreçam essa interação. Dessa forma, é possível manter um elo com esses públicos prioritários relevantes e de interesse da UFU por meio de canais de relacionamento específicos, que podem ser criados quando de sua conveniência e em função de uma necessidade concreta.
5 DIRETRIZES DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NA UFU
As diretrizes da comunicação social pública são fundamentais para projetar a competência interna e apontar caminhos de excelência a serem seguidos.
- Fortalecimento e defesa da marca UFU: Cabe à comunicação consolidar a marca UFU, de grande valor institucional e social. Nesse sentido, é vital a conscientização de todos os servidores e discentes a respeito da importância dessa marca como patrimônio cultural da Universidade.
- Unicidade do discurso: Embora a Universidade seja o espaço da multiplicidade e pluralidade de ideias, é necessário buscar a coerência de um discurso institucional que se apresente íntegro para seus distintos públicos de interesse.
- Interação com a sociedade: Como instituição pública, a UFU deve priorizar sua interação com a sociedade na qual se insere, criando espaços de comunicação para realizar interface com os diversos segmentos sociais. Suas ações políticas, técnico-científicas e de comunicação devem alcançar também o público leigo, despertando vocações e interesses em relação às atividades desenvolvidas pela UFU. Essa é também uma prestação de serviços e de extensão à comunidade, uma forma de inclusão social e de defesa da sustentabilidade.
- Participação interna: Estimular a participação dos servidores de qualquer nível funcional ou hierárquico, criando um ambiente favorável à circulação de ideias e à criatividade, fomentando, assim, a satisfação em trabalhar nos diversos setores, de forma ágil e enriquecedora das relações profissionais e dos diversos produtos elaborados.
- Parceria: Reconhecer a necessidade que a UFU e a Dirco têm em estabelecer parcerias com outras instituições públicas ou privadas, desde que pautada pela convergência de objetivos e pela complementaridade de esforços para um melhor atendimento a seus públicos estratégicos.
6 ÁREAS DE ATUAÇÃO DA DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (DIRCO/UFU)
Jornal da UFU: em formato multimídia, o Jornal da UFU passou a apresentar uma linha editorial diferenciada, aprofundando a discussão de um determinado tema em cada edição. Publicado nos portais UFU e Comunica, também pode ser acessado pelo Facebook. Além disso, o jornal é enviado a públicos específicos via newsletter.
Portal Comunica e Portal de Eventos: os portais de notícias e de eventos são atualizados diariamente pela equipe de jornalistas, fotógrafos e estagiários. É realizada a cobertura jornalística de temas de interesse da Universidade, como ensino, pesquisa, extensão e gestão. No próprio portal, a comunidade acadêmica pode solicitar a divulgação de notícias e/ou cobertura fotográfica.
Boletins Comunica/ Universitária FM: produção diária de 8 (oito) boletins informativos relacionados à UFU. Distribuídos durante a grade de programação da Rádio Universitária FM (107,5), os boletins Comunica procuram manter os públicos interno e externo informados sobre o que acontece na instituição, com foco na popularização da produção científica.
Atendimento à imprensa: além da produção de releases para a imprensa local, regional e nacional, a Dirco tem como uma das atividades básicas a indicação de pesquisadores e especialistas da Universidade para a abordagem de temas de interesse da sociedade. Por meio da equipe de profissionais e estagiários, é feita a intermediação para a marcação de entrevistas.
Mídias sociais: a Dirco administra diariamente as redes sociais oficiais da UFU, como Facebook e Twitter. A proposta é possibilitar a interação com os públicos, por meio de linguagem e imagens adequadas. As mídias sociais, quando utilizadas de maneira eficiente, possibilitam a comunicação e aumentam a troca de informações, ajudando a dar relevância à marca institucional.
Fotografia: a cobertura fotográfica de eventos pode ser conferida em UFU em Imagens, disponível no Portal Comunica.
Clipping: o serviço de clipagem é realizado diariamente pela Dirco. As notícias e informações que circulam sobre a Universidade estão disponíveis no portal da instituição, por meio do UFU na Mídia.
Integração à Rede Mineira de Comunicação Científica, formada a partir da necessidade de fortalecer os esforços relacionados à popularização da ciência no Estado, envolvendo representantes de universidades, centros de pesquisa e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Referência: Processo nº 23117.042314/2018-13 | SEI nº 0543179 |