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Edital IARTE nº 7/2024
09 de março de 2024
Processo nº 23117.057875/2023-76
OBJETO: O Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna público o presente Edital, de âmbito interno, para realização do Exame de Suficiência – IARTE31107 – Teoria da Música.
OBJETO
O Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna público o presente Edital, de âmbito interno, para realização do Exame de Suficiência – IARTE31107 – Teoria da Música.
Conteúdo Programático
1 Nomenclatura das notas em outras línguas (anglo-saxã e latina); claves históricas e atuais, numeração das 8ªs.
2 Intervalos:
· Classificação; intervalos compostos; inversão de intervalos; consonância e dissonância de intervalos, alterações, enarmonia.
3 Modos:
· Formação dos modos; transposição.
4 Série Harmônica:
· Aspecto histórico; relação entre alturas e durações – a teoria da unidade do tempo musical de Stockhausen.
5 Escalas:
· Formação de escalas maiores e menores (forma antiga, primitiva ou natural; harmônica; melódica e bachiana); tons vizinhos; definição de modulação, transposição e transcrição.
6 Aspectos Rítmicos:
· Métrica, fórmulas de compasso (francesa x alemã), ponto de aumento, ponto de diminuição e legato; acento métrico, síncope e contratempo, quiálteras.
7 Códigos de Interpretação:
· Andamento; dinâmica; expressão; abreviaturas; termos especiais.
8 Formação de Acordes:
· Acordes de quinta; inversão dos acordes de quinta; cifragem dos acordes de quinta.
· Acordes de sétima; inversão dos acordes de sétima; cifragem dos acordes de sétima.
9 Introdução à Harmonia Tonal:
· Tonalidade
· Cifragem de acordes do campo harmônico por graus em número romanos.
Natureza
Prova envolvendo questões sobre Teoria e Grafia Musicais, bem como classificação e transposição de intervalos; modos; escalas e acordes. Os critérios que serão considerados na correção da prova são os seguintes:
· clareza de apresentação (incluindo qualidade da redação e das anotações);
· respostas escritas corretamente.
Data, horário e local da prova
Dia: 15 de abril de 2024
Horário: das 8:00 às 11:30 horas
Local: LABMUL - Bloco 5U, Campus Santa Mônica
Banca Examinadora
Prof. Dr. Celso Luiz de Araujo Cintra (presidente);
Prof. Dr. Carlos Roberto Ferreira de Menezes Júnior;
Prof. Dr. Daniel Menezes Lovisi.
Data de divulgação do resultado
Bibliografia
Básica
BENNETT, R. Elementos Básicos da Música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998. 96p.
KOSTKA, S.; PAYNE, D. Harmonia Tonal: com uma introdução à Música do Século XX. 6 ed. New York: McGraw-Hill, 2008. (tradução de Hugo Ribeiro versão em pdf disponível em http://www.hugoribeiro.com.br/downloads.php)
LACERDA, O. Compêndio de Teoria Elementar da Música. 12 ed. São Paulo: Ricordi, s.d.
MED, B. Teoria da Música. 4ed. Brasília: Musimed, 1996.
Complementar
ANTUNES, J. Notação na Música Contemporânea. Brasília: Sistrum, 1989.
BRIZOLLA, C. M. Princípios de harmonia funcional. (revisado e ampliado por Mario Ficarelli) 2. Ed. São Paulo: Annablume, 2006.
CHRISTENSEN, Thomas. The Cambridge History of Western Music Theory. Cambridge (UK): Cambridge University Press, 2004.
DART, T. Interpretação da Música. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
GOTHAM, Mark; GULLINGS, Kyle; HAMN, Chelsey; HUGHES, Bryn; JARVIS, Brian; LEVENGOOD, Megan; PETERSON, John. Open music theory (version 2). Disponível em: < https://viva.pressbooks.pub/openmusictheory/>. Acesso em 07/03/2023.
HINDEMITH, P. Treinamento Elementar Para Músicos. 4. ed. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1988.
HUTCHINSON, Robert. Music Theory for the 21st Century Classroom. Disponível em: http://musictheory.pugetsound.edu/mt21c/MusicTheory.html. Acesso em 07/03/2023.
KOSTKA, S.; PAYNE, D. Tonal Harmony: with an introduction to twentieth-century music. 6 ed. New York: McGraw-Hill, 2008.
MICHELS, U. Atlas de Música: Parte Sistemática. Lisboa: Gradiva, 2003
MICHELS, U. Atlas de Música 2: Del Barroco Hasta Hoy. Madrid: Alianza, 1996.
PASCOAL, Maria Lúcia e PASCOAL, Alexandre. Estrutura tonal: harmonia. Campinas: e-book, 2000.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
ZAMPRONHA, E. S. Notação, Representação e Composição – Um novo paradigma da escritura musical. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2000.
PROF. DR. JARBAS SIQUEIRA RAMOS
Diretor do Instituto de Artes
Portaria nº. 406/2020
Documento assinado eletronicamente por Jarbas Siqueira Ramos, Diretor(a), em 10/03/2024, às 12:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.057875/2023-76 | SEI nº 5257066 |