Boletim de Serviço Eletrônico em 20/04/2023

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Biodiversidade

Av. Pará, 1720, Bloco 2D, Sala 26 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38405-320
Telefone: (34) 3225-8641 - www.ppgeco.ib.ufu.br - ecologia@umuarama.ufu.br
  

Timbre

Edital PPGECB nº 3/2023

19 de abril de 2023

Processo nº 23117.027994/2023-02

SELEÇÃO DE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Edital PPGECB/INBIO/UFU nº 3/2023

Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção 2023/02 para ingresso ao Programa de Pós-graduação no segundo semestre de 2023.

O Extrato do edital foi publicado no dia __ de _______________ de 2023 na seção 3, página __ do Diário Oficial da União.

 

A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Biodiversidade (PPGECB), do Instituto de Biologia (INBIO), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU),  no uso de suas atribuições e considerando a delegação de competência que lhe foi outorgada por meio da Portaria R/UFU nº 4036, de 10 de agosto de 2022, e também pelo Estatuto e Regimento Geral da UFU e demais legislações pertinentes, torna públicas as condições gerais para a abertura das inscrições e o processo de seleção para alunos regulares e alunos especiais, para o PPGECB, modalidade Curso de Mestrado e Doutorado Acadêmicos, para ingresso no segundo  semestre de 2023.

 

DISPOSIÇÕES INICIAIS

O presente processo seletivo será regido por este edital, pelas Resoluções 17/2022 e 06/2017 do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, pela Resolução nº 09/2021 do Conselho Universitário regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Biodiversidade, pela Portaria R 134, pelo Estatuto e Regimento Geral da Universidade Federal de Uberlândia.

Serão nomeadas pelo INBIO as comissões examinadoras para os concursos de seleção dos Cursos de Mestrado e de Doutorado Acadêmico.

As provas escritas serão realizadas através de ferramentas de acesso e comunicação via Internet. As atividades serão realizadas a partir da cidade de Uberlândia, MG, nas dependências da UFU, campus Umuarama.

No ato da inscrição o PPGECB disponibilizará ao candidato o edital completo, as informações e instruções pertinentes aos processos seletivos na secretaria e no endereço eletrônico PPGECB http://www.ppgeco.ib.ufu.br/.

Ao se inscrever no certame, o candidato:

declara que leu e entendeu todos os termos e condições do presente Edital e que aceita todo o regulamento pertinente ao certame;

compromete-se a tomar conhecimento de eventuais retificações, complementações, termos aditivos ou avisos que vierem a ser publicados no endereço eletrônico do PPGECB http://www.ppgeco.ib.ufu.br/, dos quais não poderá alegar desconhecimento;

autoriza a UFU a, independentemente de prévio aviso, digitalizar e/ou eliminar documentos físicos que porventura venham a ser produzidos em razão de sua participação no certame, observadas as normas e procedimentos previstos na legislação pertinente.

Os alunos especiais terão direito à matrícula em componentes curriculares, sendo vedado a estes alunos a matrícula em atividades de docência e orientação.

Os alunos especiais submetem-se às mesmas obrigações dos discentes regulares, no que se refere ao calendário acadêmico e às disciplinas em que venham a se matricular, e não têm direito à orientação de dissertação ou tese.

O atendimento aos interessados se dará em dias úteis pelo endereço eletrônico ecologia@umuarama.ufu.br.

O Edital completo, as informações e instruções pertinentes ao Processo de Seleção serão disponibilizadas no endereço eletrônico (PPGECB).

 

NÚMERO DE VAGAS

O número de vagas oferecidas, para ingresso no segundo semestre de 2023, é:

 

Curso

Quotas

Vaga Adicional

Total

Ampla Concorrência

Pretos, pardos, indígenas

Pessoas com deficiência

Pessoas sob políticas humanitárias no Brasil

Alunos Regulares

Doutorado

3

1

1

1

6

Mestrado

9

2

1

1

13

Alunos especiais

Doutorado

1

1

1

1

4

Mestrado

4

1

1

2

8

 

A distribuição de vagas para orientação por docentes será divulgada no site do programa.

Candidatos/as inscritos/as na modalidade de reserva de vagas para pessoas em situação de refúgio, asilo político, apatridia, acolhida humanitária ou sob outras políticas humanitárias no Brasil deverão apresentar comprovante de acordo com o Art 2º da Resolução CONSUN Nº 36, DE 27 DE JUNHO DE 2022, disponível em Candidatos/as inscritos/as na modalidade de reserva de vagas para pessoas em situação de refúgio, asilo político, apatridia, acolhida humanitária ou sob outras políticas humanitárias no Brasil deverão apresentar comprovante de acordo com o Art 2º da Resolução CONSUN Nº 36, DE 27 DE JUNHO DE 2022, disponível em < http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/resolucaoCONSUN-2022-36.pdf>

O PPGECB instituirá comissão interna permanente para o acompanhamento e fiscalização das ações afirmativas.

O(A)s candidato(a)s que se inscreverem nas modalidades de cotas deverão ter suas inscrições homologadas pela comissão permanente para o acompanhamento e fiscalização das ações afirmativas.

Os candidatos inscritos na modalidade de reserva de vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas deverão apresentar no ato da inscrição, a homologação da autodeclaração pela Comissão de Heteroidentificação da UFU seguindo as “DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA CANDIDATOS PPI (PRETOS, PARDOS E INDÍGENAS) AOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA UFU.” Da Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais (DEPAFRO), Comissão de Heteroidenfificação disponível no link: http://www.diepafro.ufu.br/servicos/comissoes-de-heteroidentificacao

Os candidatos poderão apresentar homologação, ou ato equivalente, oriunda de outras instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC que confirme a condição característica desta modalidade, devidamente acompanhada de documentação que contemple os critérios utilizados para a homologação da autodeclaração referente a esta modalidade de vaga.

Para os candidatos inscritos na modalidade de reserva de vagas para indígenas, é necessário que apresentem, no ato da inscrição, a cópia do Registro Administrativo de Nascimento e Óbito de Índios (RANI) ou declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena assinada por liderança específica do grupo indígena, com vistas a ser ratificado, pela comissão interna permanente dos Programas de Pós-graduação para o acompanhamento e fiscalização das ações afirmativas.

Os candidatos inscritos na modalidade de reserva de vagas para pessoas com deficiência deverão apresentar, no ato da inscrição, atestado da condição característica, emitido por médico ou junta médica.

Os candidatos poderão apresentar atestado que confirme a condição característica desta modalidade proveniente de Equipe Multiprofissional e Interdisciplinar de outras instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação, devidamente acompanhado de documentação onde deverão constar os critérios de análise das referidas comissões das instituições de ensino superior.

Os candidatos pretos, pardos, indígenas e os com deficiência concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no processo seletivo. Os candidatos pretos, pardos, indígenas e os com deficiência classificados dentro do número de vagas oferecido para ampla concorrência não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas.

Em caso de desistência de candidato preto, pardo, indígena e o com deficiência aprovado em vaga reservada, a vaga será preenchida pelo candidato preto, pardo, indígena e o com deficiência posteriormente classificado.

Na hipótese de não haver candidatos pretos, pardos, indígenas e com deficiência aprovados em número suficiente para ocupar as vagas reservadas, as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência, sendo preenchidas pelos demais candidatos aprovados observada a ordem de classificação.

A pessoa com deficiência não é obrigada a inscrever-se como tal nos termos do art. 4º § 2º da Lei no 13.146/2015.

 

PRÉ-REQUISITOS

As vagas para alunos regulares e alunos especiais destinam-se a egressos de cursos de graduação de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), nas áreas de Ciências Biológicas, Biomédicas, Agrárias e Tecnológicas, abrangendo as seguintes subáreas: Biologia, Ecologia, Geografia, Agronomia, Química, Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental.

Poderão se inscrever egressos de cursos de graduação de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo MEC de outras áreas tendo em vista a questão interdisciplinar. As vagas disponíveis são para a área de concentração, subáreas e para as linhas de pesquisa do PPGECB.

Neste caso o candidato deverá anexar justificativa da solicitação de inscrição que será analisada pela comissão examinadora, podendo ainda solicitar documentação comprobatória para subsidiar a justificativa apresentada pelo candidato.

Não serão admitidas inscrições de egressos de curso de curta duração, sequencial e assemelhados e somente serão admitidos tecnólogos graduados em nível superior.

Os candidatos aprovados e matriculados como alunos regulares deverão apresentar certificado de proficiência em língua estrangeira, até 18º mês, para mestrado, ou até o 36º mês, para doutorado, após a matrícula, ou até o pedido de exame de qualificação, o que ocorrer primeiro.

Para o mestrado será exigido um certificado proficiência em uma língua estrangeira e para o doutorado serão exigidos dois certificados de proficiência em duas línguas estrangeiras.

Para candidatos estrangeiros não lusófonos será exigido também o certificado de proficiência em língua portuguesa;

Serão aceitos certificados de proficiências na língua inglesa e uma segunda língua estrangeira a escolha do candidato.

Os tipos de certificados, níveis e período de validade serão definidos pelo Colegiado do Programa em resolução específica, definida até o segundo semestre desde a aprovação no processo seletivo.

A comprovação de proficiência em língua estrangeira independe das provas de compreensão de textos de ecologia em língua inglesa. Estas etapas do certame não poderão ser utilizadas para comprovação de proficiência em língua estrangeira para efeito das atividades do PPGECB.

 

INSCRIÇÕES

A inscrição do candidato ao PPGECB compõe-se de duas etapas:

A primeira consiste na entrega da documentação exigida, conforme item 4.7;

A segunda consiste na análise dessa documentação pelo Colegiado do Programa, observado o cumprimento dos requisitos estabelecidos no edital, incluindo o recebimento de toda a documentação pertinente, em conformidade com os prazos definidos;

O candidato deverá enviar cópias digitalizadas de toda a documentação exigida neste edital. As cópias deverão ser reunidas em formato de arquivos PDF e tamanhos compatíveis com o seu envio por serviço de e-mail para ecologia@umuarama.ufu.br.

Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória, condicional ou extemporânea, assim como por correio eletrônico. Não será recebida, sob qualquer hipótese, documentação avulsa;

O candidato deverá preencher no ato da inscrição os formulários disponíveis no link de inscrição do certame de modo que nele constem informações exatas e verídicas, sob pena de cancelamento da inscrição;

O simples pagamento da taxa de inscrição não confere ao candidato o direito de submeter-se à seleção;

O cronograma das inscrições é:

Atividade

Data

Local

Período de inscrição

22 a 26 de maio de 2023

ecologia@umuarama.ufu.br

Resultado da análise da documentação

02 de junho de 2023

http://www.ppgeco.ib.ufu.br/

 

A documentação exigida deve ser enviada em documento PDF acessível, utilizando Adobe Acrobat ou outros leitores de PDFs. A integridade dos documentos eletrônicos e a possibilidade de acesso às informações é de responsabilidade do candidato.

Para inscrição no Curso de Doutorado, devem ser enviados dois documentos em PDF.  O primeiro PDF deve conter a documentação de inscrição e identificação dos candidatos. O segundo PDF deve conter a sua documentação curricular e o Projeto de Doutorado.

Documentação exigida:

Requerimento, em formulário próprio, solicitando a inscrição e indicando possível orientador, disponível no http://www.ppgeco.ib.ufu.br/ do (PPGECB);

cópia simples e legível de:

Curriculum vitae atualizado, gerado na plataforma lattes - cnpq.br - com cópia dos

documentos comprobatórios, na mesma ordem de citação, encadernado;

Projeto de pesquisa nível Doutorado, pré-projeto e assemelhados, que deverão seguir obrigatoriamente o modelo constante do Anexo I.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO:  ETAPAS, CLASSIFICAÇÃO E APROVAÇÃO

ALUNOS REGULARES DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO

A seleção será realizada em 02 etapas avaliativas, sendo a primeira etapa eliminatória, e a segunda etapa classificatória;

Etapa I: Prova escrita de habilidade teórica em Ecologia e prova escrita de interpretação de textos científicos em ecologia, em língua inglesa.

Etapa II: Análise do currículo.

Cronograma

 

Atividade

Data

Horário

Local

ETAPA I - Eliminatória

Prova Escrita de habilidade teórica em Ecologia

19 de junho de 2023

08h30

Duração de 2 h

Reunião via MS Teams ou similar (Remota)

Prova Escrita de interpretação de textos científicos, em língua inglesa

19 de junho de 2023

14 h

Duração de 2 h

Reunião via MS Teams ou similar (Remota)

Resultado

26 de junho de 2023

Até as 12 h

 

http://www.ppgeco.ib.ufu.br/

Resultado (após recursos)

28 de junho de 2023

Após as 12 h

http://www.ppgeco.ib.ufu.br/

ETAPA II – Classificatória

Análise de currículo

29 e 30 de junho de 2023

08 h as 18 h

------

RESULTADO FINAL

Resultado

03 de julho de 2023

Até as 18 h.

http://www.ppgeco.ib.ufu.br/

Resultado final (após recursos)

Até 07 de julho de 2023

Até 18 h.

http://www.ppgeco.ib.ufu.br/

 

Etapa I – Prova escrita de habilitação teórica em ecologia e prova escrita de interpretação de textos científicos em ecologia, em língua inglesa.

A prova escrita de habilitação teórica terá a duração de duas horas, constará de questões de natureza teórica, analítica e interpretativa, baseadas na ementa de tópicos e na bibliografia sugerida no Anexo I.

A prova escrita de habilitação teórica constará de 08 a 10 questões discursivas;

A prova escrita de habilitação teórica em Ecologia será elaborada pela Comissão examinadora e aplicada de maneira remota usando as ferramentas de reunião e avaliação do MS Teams, Webex ou similar.

O candidato responderá, em português, no período estabelecido e enviará via correio eletrônico, em formato compatível com o MS Word ou Adobe acrobat. Não haverá restrições quanto a consultas à outras fontes, mas o texto final de cada questão deverá ser original e de autoria do próprio candidato.

Durante a realização da prova, não será permitido contato ou consulta por qualquer meio, presencial ou virtual, com qualquer membro da banca examinadora ou com qualquer outra pessoa, incluindo-se os candidatos inscritos nesse processo seletivo.

Durante toda a duração da prova o candidato deverá manter a conexão e uma webcam que permita a comissão verificar o disposto no item 5.1.3.5.

De maneira a garantir a correção à cega, os candidatos serão identificados por um código que a Comissão examinadora terá acesso apenas após o processo de correção.

O envio das provas pelos candidatos deverá ser realizado por e-mail para a secretaria do programa, até 30 minutos após o final do tempo de prova. A secretaria registrará o recebimento, transferirá os arquivos identificados apenas pelo código do candidato para a Comissão, e retornará para o candidato um PDF feito a partir das provas enviadas como uma confirmação do recebimento e da legibilidade dos arquivos.

A seu critério, a Comissão examinadora poderá submeter os arquivos recebidos à algoritmos que testem a originalidade do texto e ausência de plágio. A detecção de plágio será devidamente documentada e os candidatos poderão ser penalizados com a anulação da(s) questão(ões) ou da própria prova.

À prova escrita serão atribuídas notas de 0 (zero) a 100 (cem), sendo que as notas serão proporcionais às do candidato com maior pontuação (que receberá a nota 100);

A nota da prova escrita será composta pela média das notas atribuídas pelos examinadores para as questões respondidas, considerando domínio sobre conceitos teóricos de ecologia, análise e interpretação de dados ecológicos, capacidade de síntese e organização das informações solicitadas de forma clara.

Serão eliminados(as) os(as) candidatos(as) que obtiverem nota inferior a 50,0 (setenta) pontos nesta prova.

Etapa I – Prova escrita de interpretação de textos científicos em ecologia, em língua inglesa.

A prova escrita de interpretação de textos científicos em língua inglesa terá duração de duas horas, constará de questões discursivas sobre um texto científico de ecologia que o candidato responderá, em português, no período estabelecido e enviará via correio eletrônico, em formato compatível com o MS Word ou Adobe acrobat. Não haverá restrições quanto a consultas à dicionários ou outras fontes, mas o texto final deverá ser original e de autoria do próprio candidato.

A prova escrita de interpretação de textos científicos em ecologia constará de 08 a 10 questões discursivas;

A prova escrita de interpretação de textos científicos em língua inglesa será elaborada pela Comissão examinadora e aplicada de maneira remota usando as ferramentas de reunião e avaliação do MS Teams, Webex ou similar.

Durante a realização da prova, não será permitido contato ou consulta por qualquer meio, presencial ou virtual, com qualquer membro da banca examinadora ou com qualquer outra pessoa, incluindo-se os candidatos inscritos nesse processo seletivo.

Durante toda a duração da prova o candidato deverá manter a conexão e uma webcam que permita a comissão verificar o disposto no item 5.1.4.4.

De maneira a garantir a correção à cega, os candidatos serão identificados por um código que a Comissão examinadora terá acesso apenas após o processo de correção.

O envio das provas pelos candidatos deverá ser realizado por e-mail para a secretaria do programa, até 30 minutos após o final do tempo de prova. A secretaria registrará o recebimento, transferirá os arquivos identificados apenas pelo código do candidato para a Comissão, e retornará para o candidato um PDF feito a partir das provas enviadas como uma confirmação do recebimento e da legibilidade dos arquivos.

A seu critério, a Comissão examinadora poderá submeter os arquivos recebidos à algoritmos que testem a originalidade do texto e ausência de plágio. A detecção de plágio será devidamente documentada e os candidatos poderão ser penalizados com a anulação da(s) questão(ões) ou da própria prova.

À prova escrita interpretação de textos científicos em ecologia serão atribuídas notas de 0 (zero) a 100 (cem), sendo que as notas serão proporcionais às do candidato com maior pontuação (que receberá a nota 100);

A nota da prova escrita interpretação de textos científicos em ecologia será composta pela média das notas atribuídas pelos examinadores para as questões respondidas, considerando a capacidade de leitura e compreensão de textos científicos em língua inglesa.

Serão eliminados(as) os(as) candidatos(as) que obtiverem nota inferior a 50,0 (setenta) pontos nesta prova.

A nota final da etapa I será obtida pela média das provas de interpretação de textos científicos em língua inglesa e de habilitação teórica em ecologia e conservação.

A classificação do candidato para a segunda etapa do processo seletivo não caracteriza sua admissão direta no Programa.

Serão classificados para a Etapa II os 25 candidatos com maiores notas na Etapa I, além de seis candidatos inscritos com base na resolução 06/2017 CONPEP. Independente de livre concorrência ou cotistas, somente serão classificados os candidatos que obtiverem mais de 50% de aproveitamento em cada uma das provas da etapa I.

Etapa II – Análise do currículo e documentos comprobatórios.

Serão pontuadas a produção intelectual e atividades acadêmico-científicas dos últimos cinco anos conforme pontuação do Anexo II;

As notas nesta etapa serão atribuídas entre 60 (sessenta) e 100 (cem) e serão proporcionais ao currículo melhor pontuado (que receberá a nota 100).

Nota de Corte e Critérios de Desempate

Nota de corte

Os candidatos que obtiverem a média igual ou superior a 60% (sessenta por cento) nas duas etapas do processo serão aprovados, sendo classificados pela média final obtida, os 13 candidatos com as maiores médias, respeitadas as proporções do item 2.1.

Critérios de Desempate

Os critérios de desempate são, nessa ordem:

Nota na prova de habilitação teórica em ecologia e conservação;

Persistindo o empate será considerada a nota obtida na análise do currículo.

ALUNOS REGULARES DO CURSO DE DOUTORADO ACADÊMICO

A seleção para o Curso de Doutorado será realizada em 04 etapas avaliativas, sendo a média entre a primeira e a segunda etapas eliminatória, e as terceira e quarta etapas classificatórias;

Etapa I: Prova escrita de interpretação de textos científicos em ecologia, em língua inglesa;

Etapa II: Análise e avaliação do Projeto escrito;

Etapa III: Apresentação do Projeto de Doutorado. Os parâmetros de avaliação;

Análise de Currículo Lattes (produção intelectual, experiência profissional). Os parâmetros de avaliação e suas respectivas pontuações, obrigatoriamente por anexo (Anexo II).

Cronograma

 

Atividade

Data

Horário

Local

ETAPA I

Prova Escrita de interpretação de textos, em língua inglesa

19 de junho de 2023

14 h

Duração de 2 h

Reunião via MS Teams ou similar (Remota)

ETAPA II

Projeto escrito

19 de junho de 2023

-----

-----

RESULTADO ETAPA I + II – Eliminatórias

Resultado

21 de junho de 2023

Até as 12 h

 

http://www.ppgeco.ib.ufu.br/

Resultado (após recursos)

23 de junho de 2023

Após as 12 h

http://www.ppgeco.ib.ufu.br/

ETAPA III –Classificatória

Apresentação do Projeto de Doutorado

26 e 27 de junho de 2023

08 h até as 18 h

Reunião via MS Teams ou similar (Remota)

ETAPA IV – Classificatória

Análise de currículo

28 e 29 de junho de 2023

08 h as 18 h

------

RESULTADO FINAL

Resultado

03 de julho de 2023

Até as 18 h.

http://www.ppgeco.ib.ufu.br/

Resultado final (após recursos)

07 de julho de 2023

Até 18 h.

http://www.ppgeco.ib.ufu.br/

 

Etapa I – Prova escrita de interpretação de textos científicos em ecologia, em língua inglesa.

A prova escrita de interpretação de textos científicos em língua inglesa terá duração de duas horas, constará de questões discursivas sobre um texto científico de ecologia que o candidato responderá, em português, no período estabelecido e enviará via correio eletrônico, em formato compatível com o MS Word ou Adobe acrobat. Não haverá restrições quanto a consultas à dicionários ou outras fontes, mas o texto final deverá ser original e de autoria do próprio candidato.

A prova escrita de interpretação de textos científicos em ecologia constará de 08 a 10 questões discursivas;

A prova escrita de interpretação de textos científicos em língua inglesa será elaborada pela Comissão examinadora e aplicada de maneira remota usando as ferramentas de reunião e avaliação do MS Teams, Webex ou similar.

Durante a realização da prova, não será permitido contato ou consulta por qualquer meio, presencial ou virtual, com qualquer membro da banca examinadora ou com qualquer outra pessoa, incluindo-se os candidatos inscritos nesse processo seletivo.

Durante toda a duração da prova o candidato deverá manter a conexão e uma webcam que permita a comissão verificar o disposto no item 5.2.3.4.

De maneira a garantir a correção à cega, os candidatos serão identificados por um código que a Comissão examinadora terá acesso apenas após o processo de correção.

O envio das provas pelos candidatos deverá ser realizado por e-mail para a secretaria do programa, até 30 minutos após o final do tempo de prova. A secretaria registrará o recebimento, transferirá os arquivos identificados apenas pelo código do candidato para a Comissão, e retornará para o candidato um PDF feito a partir das provas enviadas como uma confirmação do recebimento e da legibilidade dos arquivos.

A seu critério, a Comissão examinadora poderá submeter os arquivos recebidos à algoritmos que testem a originalidade do texto e ausência de plágio. A detecção de plágio será devidamente documentada e os candidatos poderão ser penalizados com a anulação da(s) questão(ões) ou da própria prova.

À prova escrita interpretação de textos científicos em ecologia serão atribuídas notas de 0 (zero) a 100 (cem), sendo que as notas serão proporcionais às do candidato com maior pontuação (que receberá a nota 100);

A nota da prova escrita interpretação de textos científicos em ecologia será composta pela média das notas atribuídas pelos examinadores para as questões respondidas, considerando a capacidade de leitura e compreensão de textos científicos em língua inglesa.

Serão eliminados(as) os(as) candidatos(as) que obtiverem nota inferior a 50,0 (setenta) pontos nesta prova.

Etapa II –Análise e avaliação do Projeto escrito.

O projeto escrito para o curso de Doutorado (conforme Anexo 3) será avaliado pela Comissão examinadora e receberá nota entre 0 (zero) e 100 (cem). A nota nesta etapa será a média das notas atribuídas por pelo menos dois examinadores, ressaltando que o candidato não será avaliado pelo seu possível orientador.

O projeto escrito será avaliado conforme os seguintes critérios:

Compatibilidade teórico-metodológica e viabilidade acadêmica do plano de trabalho, área de concentração, linha de pesquisa e tema para o qual o candidato fez sua inscrição no processo seletivo (30% da nota);

Exequibilidade do projeto dentro de 48 meses, no sentido de cumprir as exigências determinadas pelas agências de fomento à pesquisa (20% da nota);

Capacidade de organização e exposição escrita do candidato, contextualização da proposta, clareza dos objetivos e/ou hipóteses a serem testadas, relevância científica e originalidade (50% da nota).

Os projetos fora da(s) área(s) de concentração e linhas de pesquisa do (PPGECB) não serão avaliados.

Serão classificados para a Etapa III os 10 candidatos com os melhores aproveitamentos médios nas etapas I e II, além de até cinco candidatos inscritos com base na resolução 06/2017 CONPEP. Independente de livre concorrência ou cotistas, somente serão classificados os candidatos que obtiverem mais de 50% de aproveitamento médio na Etapa I e II.

Etapa III – Apresentação do Projeto de Doutorado.

Os candidatos classificados após a Etapa I e II deverão apresentar oralmente o seu projeto de doutorado. A apresentação do projeto de doutorado será avaliada, após a apresentação oral à Comissão examinadora, e receberá nota entre 0 (zero) e 100 (cem).

Cada candidato disporá de 15 minutos para apresentação oral do seu projeto. As apresentações, dadas às limitações da pandemia, serão realizadas utilizando-se ferramentas de web-conferência. Instruções específicas para estas apresentações remotas serão divulgadas oportunamente. Estas ferramentas de web-conference, tais como mConf da RNP, MS Teams ou Cisco Webex têm sido usadas no âmbito da UFU e garantem o acesso gratuito aos candidatos. Além disso, elas permitem a gravação de todo o processo de apresentação e comunicação com a banca examinadora.

A Comissão examinadora poderá arguir o candidato sobre a sua apresentação de maneira a clarificar pontos e possibilizar uma melhor avaliação. Este questionamento e as respostas dos candidatos não deverão ultrapassar outros 15 minutos.

As apresentações dos projetos serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:

Compatibilidade teórico-metodológica e viabilidade acadêmica do plano de trabalho, área de concentração, linha de pesquisa e tema para o qual o candidato fez sua inscrição no processo seletivo (30% da nota);

Exequibilidade do projeto dentro de 48 meses, no sentido de cumprir as exigências determinadas pelas agências de fomento à pesquisa (20% da nota);

Capacidade de exposição oral do candidato, contextualização da proposta, clareza dos objetivos e/ou hipóteses a serem testadas, relevância científica e originalidade (50% da nota).

A nota máxima nesta Etapa será igual à 100 (cem). Esta nota será calculada como a média das notas atribuídas por pelo menos dois examinadores, ressaltando-se que o candidato não será avaliado pelo seu possível orientador.

Etapa IV – Análise do currículo e documentos comprobatórios.

Serão pontuadas a produção intelectual e atividades acadêmico-científicas dos últimos cinco anos conforme pontuação do Anexo II;

As notas nesta etapa serão atribuídas entre 60 (sessenta) e 100 (cem) e serão proporcionais ao currículo melhor pontuado (que receberá a nota 100).

Nota de Corte e Critérios de Desempate

Nota de corte

Os candidatos que obtiverem a média igual ou superior a 60% (sessenta por cento) nas quatro etapas do processo serão aprovados, sendo classificados pela média final obtida, os 6 candidatos com as maiores médias, respeitadas as proporções do item 2.1.

Critérios de Desempate

Os critérios de desempate são, nessa ordem:

Nota da análise e avaliação da apresentação do projeto;

Persistindo o empate será considerada a nota obtida na análise do currículo.

ALUNOS ESPECIAIS

Os alunos especiais submetem-se às mesmas obrigações dos alunos regulares, no que se refere ao calendário acadêmico e às disciplinas em que venham a se matricular, e não têm direito à orientação de dissertação ou tese;

O número de alunos especiais não excederá o percentual de 50% do número total de alunos regulares matriculados no geral e em cada disciplina;

O aluno especial será admitido no máximo por dois semestres consecutivos e terá direito a renovação de sua matrícula somente se a soma dos créditos já obtidos com aqueles que ele pretende se matricular não ultrapassar em 50% dos créditos necessários à integralização do currículo de mestrado ou doutorado;

A matrícula de aluno especial será realizada conforme o calendário acadêmico da pós-graduação UFU.

As vagas oferecidas para alunos especiais serão distribuídas da seguinte forma:

Serão destinadas 02 vagas para mestrado aos candidatos que atendam ao item 3.1 deste Edital e que não estejam matriculados como alunos regulares em outros Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES;

Serão destinadas 06 vagas para mestrado e 04 vagas para doutorado, para alunos matriculados como alunos regulares em outros Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES.

A inscrição do candidato a aluno especial do PPGECB matriculado em outro PPG reconhecido pela CAPES compõe-se de duas etapas:

A primeira consiste na entrega da documentação exigida;

A segunda consiste na análise dessa documentação pela Comissão Examinadora, observado o cumprimento dos requisitos estabelecidos no edital, incluindo o recebimento de toda a documentação pertinente, em conformidade com os prazos definidos.

O candidato deverá apresentar a documentação exigida neste edital, digitalizada e salva em formato PDF enviado para o endereço eletrônico ecologia@umuarama.ufu.br com a seguinte indicação no corpo da mensagem:

ASSUNTO: Inscrição no Processo de Seleção de Alunos Especiais – 2023/2

À Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Biodiversidade (PPGECB)

Nome do candidato:                                                  Telefone:                           E-mail:

O PPGECB não se responsabiliza por inscrição não recebida devido a fatores de ordem técnica-operacional, greves, sinistro, extravio ou qualquer outro fator que impeça a entrega da mensagem;

A responsabilidade pela entrega da mensagem no PPGECB é inteiramente do candidato;

Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória, condicional ou extemporânea. Não será recebida, sob qualquer hipótese, documentação avulsa.

Documentação complementar exigida:

Atestado de matrícula no curso de pós-graduação de origem do candidato, no semestre que ele pretende vincular-se ao PPGECB;

Histórico Escolar do curso de pós-graduação de origem do candidato, atualizado até o semestre imediatamente anterior ao que ele pretende vincular-se ao PPGECB;

Carta de recomendação do Professor orientador do candidato;

Endereço do currículo lattes que deverá ser atualizada até a data da inscrição;

O processo de seleção de alunos especiais será procedido via parecer do professor responsável pela disciplina e de aceite do Colegiado do PPGECB;

O Professor responsável pela disciplina junto ao PPGECB emitirá parecer FAVORÁVEL ou   CONTRÁRIO à admissão da matrícula do candidato e classificará os aprovados conforme o Anexo II deste Edital;

As atividades, datas e horários do Processo de Seleção dos candidatos a alunos especiais matriculados em outros PPGs reconhecidos pela CAPES são os seguintes:

ATIVIDADE

PERÍODO

Inscrição

22 de maio a 07 de agosto de 2023

Avaliação do currículo lattes

07 e 10 de agosto de 2023

Resultado

 11 de agosto de 2023

 

Os critérios classificatórios de seleção, caso haja um número superior de candidatos em relação ao número de vagas disponíveis, serão:

Classificação das notas atribuídas pelo docente da disciplina solicitada de acordo com Anexo II;

Notas do Histórico Escolar apresentado.

RECURSOS

Serão admitidos recursos quanto:

Inscrição;

Ao resultado das etapas I, II, III e IV.

O prazo para interposição de recurso será de 48 horas após a concretização do evento que lhes disser respeito tendo como termo inicial o primeiro dia útil subsequente à data do evento a ser recorrido.

Os eventuais recursos deverão ser entregues somente na secretaria (PPGECB), por e-mail ou em papel impresso.

O candidato poderá recorrer em três instâncias em graus sucessivos, a saber: primeira instância, colegiado do PPGECB; segunda instância, Conselho do INBIO; e terceira instância, CONPEP. Para interposição de recursos em segunda e terceira instâncias deverão ser considerados os prazos máximos de 10 (dez) dias corridos, após a divulgação da apreciação do recurso anterior.

O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou intempestivo será preliminarmente indeferido.

Nos eventuais recursos sobre as questões da prova escrita deverá constar a bibliografia consultada.

O(s) ponto(s) relativo(s) à(s) questão(ões) eventualmente anulada(s) será(ão) atribuído(s) a todos os candidatos presentes à prova, independentemente de formulação de recurso.

Na ocorrência do disposto no item 7.7, poderá haver, eventualmente, alteração na admissão ou não de candidatos para a fase seguinte.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições para o processo seletivo contidas neste edital e nas demais normas pertinentes à matéria.

O candidato deverá se conectar, com som e imagem, com a ferramenta de web conference usada para aplicação das provas com 15 minutos de antecedência. O computador ou outro dispositivo eletrônico do candidato deverá ser compatível com as ferramentas a serem utilizadas e a conexão deve ser mantida durante todo o processo. Apresentações e arquivos das provas deverão ter formato compatível com o exigido no edital. Continuidade da conexão, compatibilidade ou formatação e legibilidade dos documentos eletrônicos serão de responsabilidade do candidato. A critério da Comissão, tais falhas poderão levar à desclassificação ou perda da nota correspondente.

Em hipótese alguma será admitida a conexão de candidato fora do horário previsto de início das provas. Tão pouco serão aceitas provas entregues após os horários definidos no processo de avaliação.

Todas as informações referentes ao processo seletivo, como plataformas, datas e horários de provas, classificação e aprovação dos candidatos, bem como resultados de cada uma das fases, poderão ser obtidas pessoalmente, na secretaria do Programa de Pós-Graduação no endereço eletrônico do PPGECB  http://www.ppgeco.ib.ufu.br/.

A Comissão Examinadora se reserva o direito de não preencher todas as vagas.

Os candidatos classificados além do número oficial de vagas poderão ser chamados conforme a disponibilidade de vagas não preenchidas no período regular de matrícula, respeitando-se o calendário acadêmico;

A Comissão Examinadora apresentará relatório circunstanciado (Ata) sobre a realização do processo seletivo com os critérios adotados para correção de provas e atribuição de notas aos candidatos.

Os resultados finais dos concursos serão homologados pelo Diretor do INBIO e divulgado na forma dos itens 5.1.2. e 5.2.2.

As matrículas dos candidatos aprovados serão efetuadas na secretaria do PPGECB, segundo o calendário acadêmico da pós-graduação da UFU, do Regulamento do PPGECB, as normas gerais de funcionamento da Pós-graduação da UFU e o Regulamento Geral da UFU.

Para efetivação do orientador será considerada a classificação do aluno na seleção e, o candidato aprovado, cujo orientador já tenha preenchido suas vagas, deverá ser realocado para outro orientador que ainda possua vagas.

A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição, as provas, a avaliação oral e a matrícula do candidato, desde que verificada qualquer falsidade nas declarações e/ou quaisquer irregularidades nas provas, avaliação oral e/ou nos documentos apresentados.

O candidato, portador ou não de deficiência, que necessitar de condição especial para a realização das provas deverá enviar, até 05 dias antes de sua realização, à secretaria do PPGECB solicitação de condições especiais.

A solicitação de condições especiais será atendida segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade.

Os casos omissos serão resolvidos pela comissão examinadora conjuntamente com o Colegiado do PPGECB.

DOS ANEXOS

Integram este Edital, independentemente de transcrição, os seguintes anexos:

Anexo I – Prova de habilitação teórica em ecologia - mestrado acadêmico.

Anexo II – Roteiro de avaliação do CURRICULUM VITAE.

Anexo III – Modelo de Projeto de pesquisa.

 

 

ANA SILVIA FRANCO PINHEIRO MOREIRA
Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Biodiversidade do Instituto de Biologia
Portaria de Pessoal UFU nº 4036, de 10 de agosto de 2022


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ana Silvia Franco Pinheiro Moreira, Coordenador(a), em 19/04/2023, às 11:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4434985 e o código CRC 14520BAA.



ANEXOS AO EDITAL

Seleção de Programa de Pós-graduação

Edital PPGECB/INBIO/UFU nº 003/2023

Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção 2023/2 para ingresso ao Programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Biodiversidade

ANEXO I - PROVA DE HABILITAÇÃO TEÓRICA EM ECOLOGIA - MESTRADO ACADÊMICO

LITERATURA RECOMENDADA

 

Seleção de Programa de Pós-graduação

Edital PPGECB/INBIO/UFU nº 003/2023

Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção 2023/2 para ingresso ao Programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Biodiversidade

ANEXO II - ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DO CURRICULUM VITAE

Curriculum Vitae, que deve ser gerado na Plataforma Lattes, será avaliado conforme a pontuação descrita no quadro abaixo, desde que devidamente comprovada.

QUALIS é o conjunto de procedimentos utilizados pela CAPES para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Para o processo seletivo para o Programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Biodiversidade da UFU, valem os periódicos da Área de Biodiversidade, utilizando-se da classificação mais recente e disponível em: http://qualis.capes.gov.br/webqualis/ConsultaPeriodicos.faces

Instruções:

  1. Os documentos comprobatórios que acompanham o currículo do candidato (modelo Lattes) devem ser encaminhados na ordem do quadro abaixo.

  2. Serão pontuadas as atividades dos últimos 5 anos, favor não encaminhar documentos de atividades realizadas fora do período de avaliação.

 

Quadro de pontuação do currículo

 

 

INDICADOR

PESO

TOTAL

FORMAÇÃO ACADÊMICA

  1.  

Cursos de Especialização específicos e/ou afins com:

-monografia individual

-sem monografia

1,0 x ______ (nº de cursos)

0,5 x ______ (nº de cursos)

 

  1.  

-Bolsas de Iniciação Científica ou similar (PET, PIBID, etc.)

-Bolsa de Especialização (comprovada)

-IC sem bolsa (comprovada)

Mínimo de seis meses de IC/bolsa (Máximo de 3 pontos neste item)

1,0 x ___ (nº de anos com bolsa)

0,5 x ___ (nº de anos com bolsa)

0,5 x ___ (nº de anos)

 

  1.  

-Monitorias

0,5 X ______(número de  semestres)

 

  1.  

-Premiações obtidas na área (máximo 2 pontos)

0,5 X ______ (número de prêmios)

 

  1.  

Cursos extracurriculares específicos na área e/ou afins, a critério da comissão (máximo 2 pontos)

-acima de 20 horas

 

0,1 X ________ (número)

 

PRODUÇÃO CIENTÍFICA (Últimos 5 anos)

  1.  

-Artigos Científicos completos, publicados em periódicos nacionais e/ou estrangeiros com corpo editorial (pontuação de acordo com os critérios definidos no Qualis p/ área de Biodiversidade)

*Serão contabilizados todos os artigos em primeira autoria e, no máximo, três artigos em co-autoria priorizando a maior qualificação do periódico.

A1 e A2               3,0 X ________ (número)

A3 e A42             2,0 X ________ (número)

B1 a B4                1,0 X ________ (número)

 

  1.  

-Notas científicas curtas ou novos registros de ocorrência em periódicos nacionais e/ou estrangeiros com corpo editorial

0,5 X ________ (número)

 

  1.  

Capítulos de livro internacionais em Ecologia ou áreas afins (máximo 3 pontos)

Capítulos de livro nacionais em Ecologia ou áreas afins (máximo 1,5 pontos)

Livros publicados em Ecologia ou áreas afins

1,0  X ________ (número)

 

0,5  X ________ (número)

 

1,0 x_______(número)

 

  1.  

Resumos em Congressos (inclusive resumo expandido) e artigos completos publicados em anais de eventos científicos:

-Regionais (máximo 0,6 pontos)

-Nacionais: (máximo 0,9 pontos)

-Internacionais (máximo 2,4 pontos)

 

0,1 x ________ (número)

0,15 X ________ (número)

0,4 X ________ (número)

 

ATIVIDADES PROFISSIONAIS (Últimos 5 anos)

  1.  

-Palestras ministradas (máximo 0,5)

0,05 X ________ (número)

 

 

  1.  

-Participações em bancas examinadoras e/ou concursos na área (máximo 2 pontos)

 

0,1 X ________ (número)

 

  1.  

Estágios extracurriculares em Ecologia ou áreas afins, com mais de 60 horas, realizados pelo candidato (máximo 1,2 pontos)

 

 

0,1 X ________ (número)

 

 

  1.  

-Experiência de ensino fundamental e médio na área de Biologia ou Ciências (máximo 2 pontos)

0,5 X ________ (semestre/designação)

 

  1.  

-Experiência no ensino superior na área (cursos de especialização ou mini-cursos ministrados na área ou semestres de disciplinas ministradas) com um mínimo de 15 horas/aula (máximo 2 pontos)

0,5 X _________ (número)

 

  1.  

-Outros itens a critério da Comissão examinadora

(máximo 2 pontos)

 

 

 

Seleção de Programa de Pós-graduação

Edital PPGECB/INBIO/UFU nº 003/2023

Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção 2023/2 para ingresso ao Programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Biodiversidade

ANEXO III - MODELO DE PROJETO DE PESQUISA

  1. Instruções para elaboração do Projeto de Doutorado

  2. O Projeto de Tese a ser apresentado será utilizado para se avaliar a capacidade de redação de uma proposta de pesquisa e a viabilidade da mesma, de acordo com os objetivos do curso e as áreas de atuação dos Orientadores.

  3. Ele deverá ter sido previamente discutido com o(a) potencial orientador(a), e deverá conter, no máximo, 15 páginas (incluindo as referências bibliográficas) em papel A4, digitadas em espaço 1,5 e margens de 2,5cm (Times New Roman - 12): deverá conter os itens abaixo:

Título;

Resumo (de até 300 palavras);

Introdução - apresentar o problema a ser abordado e indicar o seu estado atual de conhecimento, utilizando material bibliográfico conceitual e específico, apresentação da(s) hipótese(s) de trabalho (quando couber) - e objetivos claramente estabelecidos;

Métodos - descrever a área e/ou o objeto de estudo; indicar detalhadamente o material empregado e os procedimentos metodológicos; apresentar o delineamento amostral e os métodos de análise a serem adotados;

Cronograma - indicar, em um quadro semestral, as etapas de atividades a serem desenvolvidas durante o curso de Doutorado (obtenção de créditos em disciplinas; coleta dos dados; processamento dos dados; análise dos dados; exame de qualificação; redação final; apresentação da tese), dentro do prazo máximo de 8 (oito) semestres;

Referências Bibliográficas – formatadas de maneira consistente e especificando em nota de rodapé a fonte das normas utilizadas.

  1. Cada candidato disporá de 15 minutos para sua exposição durante sua apresentação oral para a banca examinadora.


Referência: Processo nº 23117.027994/2023-02 SEI nº 4434985