Boletim de Serviço Eletrônico em 08/11/2022

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco H, Sala 37 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
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Timbre

Edital PPGCS nº 6/2022

08 de novembro de 2022

Processo nº 23117.080271/2022-42

 

VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO PPGCS/UFU

XXI SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFU

22 a 25 de novembro de 2022

 

Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia – Incis/UFU

NOVO PRAZO DE INSCRIÇÕES

Chamada para submissão de trabalhos

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e a Coordenação do Curso de graduação em Ciências Sociais, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia – Incis/UFU, anunciam o VII Seminário Internacional do PPGCS – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – e a XXI Semana de Ciências Sociais do curso de graduação, que serão realizados de forma híbrida entre os dias 22 e 25 de novembro de 2022. O evento visa fomentar debates acadêmicos e aprofundamento de pesquisas no campo das Ciências Sociais e áreas correlatas, aproximando docentes e discentes do meio universitário.

Conferências, mesas-redondas, workshop, oficinas, atividades culturais e apresentações de trabalhos em GTs compõem o evento.

 APRESENTAÇÃO

 O VII Seminário Internacional do PPGCS e a XXI Semana das Ciências Sociais ocorrerão entre os dias 22 e 25 de novembro de 2022, de forma híbrida, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia, algumas atividades serão presenciais e outras transmitidas remotamente.

A apresentação de trabalhos no evento é dividida em Grupos de Trabalhos (GTs), podendo participar alunos(as) da pós-graduação e/ou egressos, pesquisadores, docentes universitários e alunos(as) da graduação e/ou egressos. As apresentações ocorrerão de forma presencial e remota, conforme escolha indicada na inscrição pelo participante. O(a) autor(a) deve realizar a sua inscrição pelo formulário.

As apresentações ocorrerão via comunicação oral, requisitando o envio do resumo no momento da inscrição (conforme normas no anexo 1 deste edital) e o compromisso de participar do seu grupo, com apresentação. O trabalho completo deverá ser enviado após aprovação dos resumos, também de acordo com as normas previstas neste edital (ver anexo 2) e em prazo estipulado no cronograma deste edital.

Os Grupos de Trabalhos (GTs) ocorrerão em três dias do evento: 22, 23 e 25 de novembro de 2022, no período da tarde.

NORMAS GERAIS

Podem apresentar trabalhos nos Grupos de Trabalhos (GTs), sob forma de comunicação oral, professores(as), doutores(as), mestres(as), graduados, estudantes de pós-graduação e graduação em Ciências Sociais ou de áreas correlatas.

Os trabalhos apresentados podem ser projetos de pesquisa, resultados de pesquisa concluída ou em andamento.

Cada participante pode se inscrever com apenas um trabalho como autor(a) principal e um trabalho como coautor(a). É permitido no máximo 3 (três) autores em uma proposta.

Em conformidade com as práticas de diversos eventos científicos nacionais, este edital adota reserva de vagas para pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, transexuais e PCDs.

Em todos os GTs serão reservadas 25% (vinte e cinco por cento) das vagas para as pessoas autodeclaradas nos termos do artigo 2, capítulo 2.6.

A autodeclaração deverá ser firmada no ato da inscrição, conforme item disponibilizado no artigo 1, capítulo 1.2.

A possibilidade de apresentação da comunicação oral nos GTs fica condicionada à aprovação do resumo pela Comissão Científica do evento.

Os resumos e os trabalhos completos devem ser enviados conforme formatação contida nos anexos 1 e 2 deste edital.

Serão publicados nos Anais online do evento (com ISBN) apenas os resumos e os trabalhos completos enviados dentro do prazo proposto e apresentados nos Grupos de Trabalhos (GTs).

São de responsabilidade da Comissão Científica do evento: a avaliação e aceite dos resumos e trabalhos completos; a programação das sessões; a distribuição das comunicações aprovadas; e os respectivos horários de apresentações que serão devidamente divulgados. 

O Grupo de Trabalho desejado deve ser indicado no ato da inscrição do(a) autor(a), dentre as seguintes possibilidades:

Coordenadores(as): Claudelir Correa Clemente, Luciano Senna Peres Barbosa, Marcel Mano e Valéria Cristina de Paula Martins

Este grupo de trabalho está aberto a receber propostas a partir de diferentes temáticas e abordagens em Antropologia, inclusive aquelas que dialoguem com outras áreas do conhecimento, como as Artes – Música, Dança, Teatro, Cinema, Desenho, Literatura etc. –, Arquitetura, História, Filosofia. Acolheremos, entre outros, trabalhos que apresentem relatos de experiência de pesquisa, ensino ou extensão em Antropologia, bem como propostas que priorizem a reflexão sobre questões teórico-etnográficas, além de projetos de pesquisa e pesquisas em andamento.

 

 

Coordenadores(as): Danilo Enrico Martuscelli, Eliane Soares, Luiz Paulo de Melo Costa e Patrícia Vieira Trópia

O GT visa reunir trabalhos empíricos e teóricos que discutam as instituições políticas e as relações de poder nos âmbitos nacional e internacional na contemporaneidade. Atenção especial será dada aos trabalhos que abordem os seguintes temas: formas de Estado e regimes políticos; partidos, sindicatos e movimentos sociais; ideologias políticas; política e classes sociais; políticas públicas; e teoria e pensamento políticos.

 

Coordenadores(as): Fabiane Santana Previtali, Maria Lúcia Vannuchi, Marili Peres Junqueira e Rosemeire Salata

O objetivo do GT é a reflexão e análise sobre a formação e a prática docente em Ciências Sociais. Pretende-se discutir trabalhos que apresentem resultados de pesquisas já finalizadas ou em andamento que abordem as relações entre educação e as Ciências Sociais em suas várias dimensões e perspectivas. Destacam-se as temáticas: ensino de Ciências Sociais e as transformações no ambiente escolar; trabalho docente no contexto neoliberal; trabalho docente e a relação com as novas tecnologias; formação e qualificação docente para o ensino de Ciências Sociais; políticas de gestão, políticas públicas e controle do trabalho docente no contexto escolar; educação e movimentos sociais e reforma do Ensino Médio, dentre outras temáticas que relacionem a educação, a escola e as Ciências Sociais no contexto contemporâneo brasileiro.

 

Coordenadores(as): Carolina Cadima Fernandes Nazareth, Cristiane A. Fernandes da Silva, Márcio Ferreira de Souza, Moacir de Freitas Junior e Túlio Cunha Rossi

O GT receberá trabalhos na área da Sociologia que debatam questões ou apresentem perspectivas sobre temas sociológicos atuais ou mesmo que interpretem temas contemporâneos a partir de visões dos clássicos. Todos as abordagens baseadas na Sociologia são bem-vindas, inclusive em conjunto com ramos das Ciências Humanas e Sociais aplicadas, como o Direito, Literatura, História, Filosofia e outros.

 

INSCRIÇÃO E FORMATO DOS RESUMOS

Os resumos devem ser enviados (em formato PDF) entre os dias 26/10/2022 a 15/11/2022, pelo formulário de inscrição, disposto no link: https://forms.gle/VspnehCnt4mENEFf9

A proposta deve seguir o modelo indicado no link a seguir: Modelo para submissão de resumos. Obs: É necessário baixar o arquivo em seu computador para realizar o seu preenchimento.

Os resumos enviados que não respeitarem as normas de formatação especificadas acima poderão ser excluídos da seleção, ficando à critério da Comissão Científica do evento.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

A divulgação das propostas aceitas para apresentação nos GT’s será realizada no dia 18 de novembro de 2022 nas redes sociais do evento e por meio dos e-mails informados pelos autores no ato da inscrição

FORMATO E SUBMISSÃO DOS TRABALHOS COMPLETOS

Os trabalhos completos devem ser enviados (em formato Doc) entre os dias 09/12/2022 a 23/12/2022, através do formulário a seguir: https://forms.gle/PnUGS4SnFtGpcpGt9

O manuscrito deve seguir o modelo indicado no link a seguir: Modelo para submissão do Trabalho Completo

É necessário baixar o arquivo em seu computador para realizar o seu preenchimento.

Frisamos que a publicação dos trabalhos completos nos anais é opcional, dependendo da prévia autorização dos respectivos autores através do formulário. Em caso do(s) autor(es) não desejar(em) publicar, o artigo ficará disponível apenas para coordenadores(as) e debatedores(as) das atividades.

APRESENTAÇÃO NOS GRUPOS DE TRABALHOS

As sessões de Grupos de Trabalhos terão duração total de 2 horas cada uma.

Cada apresentação de trabalho terá duração máxima de 10 (dez) minutos.

O uso de recursos didáticos, como slides e outros, é opcional.

Cada participante nas sessões remotas deve se responsabilizar pela conexão de Internet.

Caso haja algum problema com a conexão de Internet, o participante será realocado para a última apresentação do Grupo de Trabalhos em que se inscreveu. Caso a apresentação não seja realizada dentro do horário estipulado das 2 horas por grupo, não haverá certificação de apresentação de trabalho.

As apresentações ocorrerão de modo híbrido, presencial ou remotamente, conforme indicado pelo participante no ato de sua inscrição, sendo os links e as demais informações disponibilizadas posteriormente via e-mail.

Em trabalhos com coautoria, até dois autores poderão realizar sua apresentação, contudo, partilhando o mesmo tempo máximo de apresentação (10 minutos).

PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO EVENTO

Após o término do evento, os trabalhos completos deverão ser enviados em formato .doc ou .docx via formulário, entre os dias 9/12/2022 e 23/12/2022.  

Os resumos e trabalhos enviados que não respeitarem as normas de formatação especificadas no edital poderão ser recusados, ficando à critério da Comissão Científica do evento.

CERTIFICAÇÃO

A emissão do certificado de apresentação de trabalho está condicionada à participação do(s) autor(es) no Grupo de Trabalho.

Todos os autores da proposta que estiverem presentes durante a apresentação receberão certificado de apresentação de trabalho.

CRONOGRAMA DOS GRUPOS DE TRABALHOS

 

PRAZO

ATIVIDADE

26 de outubro de 2022

Início das inscrições para submissão de resumos simples.

15 de novembro de 2022

Encerramento do período de submissão de trabalhos.

18 de novembro de 2022

Divulgação dos trabalhos aceitos para

comunicação oral.

22 a 25 de novembro de 2022

Realização do VII Seminário Internacional do PPGCS e da XXI Semana de Ciências Sociais da UFU

09 de dezembro de 2022

Início do prazo para envio dos trabalhos completos.

23 de dezembro de 2022

Fim do prazo para envio dos trabalhos completos.

20 de janeiro de 2023

Prazo final para nova entrega de trabalhos completos solicitados pela Comissão Científica em caso de revisões para publicação nos Anais do evento.

CONTATO

Quaisquer dúvidas ou solicitações de mais informações em relação a este edital, contatar a Comissão Científica do evento pelo e-mail: semanadecienciassociaisufu@gmail.com.

DOS ANEXOS

Integram este Edital, independentemente de transcrição, os seguintes anexos:

Anexo I – Normas para o Resumo

Anexo II – Normas para o trabalho completo

O presente documento segue assinado pela Coordenadora do Curso de Graduação em Ciências Sociais e pelo Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais.

 

 

MOACIR DE FREITAS JÚNIOR

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Portaria de Pessoal UFU nº 4673, de 02 de dezembro de 2021

 

 

 

Cristiane Aparecida Fernandes da Silva

Coordenadora do Curso de Graduação em Ciências Sociais 

Portaria de Pessoal UFU nº 3526, de 20 de julho de 2022

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 08/11/2022, às 16:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Moacir de Freitas Junior, Coordenador(a), em 08/11/2022, às 16:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4056236 e o código CRC 0C45C093.



ANEXOS AO Edital

 

Anexo I – Normas para o Resumo - Link para o templateModelo para submissão de resumos

 

Título da apresentação (máximo 200 caracteres, centralizado e em negrito)

Autor(es): Nomes

Instituição

 

Resumo: 150 palavras. O resumo deve conter os principais elementos do trabalho acadêmico (objeto, objetivo, metodologia, resultados – parciais ou finais) na forma de texto corrido, sem subdividi-lo em tópicos.

Texto justificado, fonte Times New Roman nº 12, espaçamento simples. Destaque de palavras no corpo do texto: usar aspas simples.

 

Palavras-chave: até 5 palavras separadas por ponto e vírgula

 

 

 

Anexo 2 – Normas para o trabalho completo - Link para o templateModelo para o Trabalho Completo

 

Título (máximo 200 caracteres, centralizado e em negrito)

Autor(es/as)

Instituição

 

ATENÇÃO: os trabalhos completos devem ser enviados entre os dias 09/12/2022 e 23/12/2022 para o link https://forms.gle/PnUGS4SnFtGpcpGt9 para aqueles que enviaram o resumo no ato de inscrição e foram aprovados. O formato deve ser em doc ou docx de acordo com as normas deste Anexo II.

 

NORMAS GERAIS: 

 

Resumo: até 150 palavras

Palavras-chave: até 5 palavras separadas por ponto e vírgula

 

Introdução

 

Desenvolvimento

 

Considerações Finais

 

Referências Bibliográficas

 

NORMAS:


Referência: Processo nº 23117.080271/2022-42 SEI nº 4056236