|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, Sala 20 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Edital INCIS nº 2/2022
23 de junho de 2022
Processo nº 23117.044467/2022-73
EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSA DE GRADUAÇÃO 2022
PROGRAMA DE BOLSAS DE GRADUAÇÃO – PBG
O Instituto de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Uberlândia, informa que estão abertas as inscrições para um(a) bolsista no projeto de ensino "Arquivo, história e memória: catalogar para salvaguardar e resistir”, do Programa de Bolsas de Graduação (PBG), da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
SUBPROGRAMA TEMÁTICO
Em conformidade com o edital PROGRAD nº 7/2022, disponível no Processo SEI nº 23117.022765/2022-11 no portal da PROGRAD , este projeto (de número 1338) pertence ao subprograma temático 2.4 “Experiência Institucional”, cuja definição consiste em: “Projetos de Ensino que possibilitem a experiência dos estudantes com o mundo do trabalho nas estruturas acadêmico-administrativas da Universidade Federal de Uberlândia, no âmbito de sua formação acadêmica”.
EIXO TEMÁTICO
Atividade arquivista: memória e resistência via catalogação
DOS OBJETIVOS DO PROJETO
Objetivo Geral:
O objetivo geral deste projeto é socializar os acervos do Nupecs (Núcleo de Pesquisa do Instituto de Ciências Sociais) e Lesoc (Laboratório de Ensino em Ciências Sociais), pertencentes ao Instituto de Ciências Sociais, para os seus discentes, contribuindo em sua formação ao possibilitar-lhes mais solidez, haja vista se tratar de um acervo especializado em diversas vertentes de pensamento de sua área.
Objetivos Específicos:
Preservar as memórias dos diversos grupos sociais registradas nas obras dos acervos do Nupecs e Lesoc, mantendo viva a pluralidade de vozes contra o monopólio da informação de grupos privilegiados;
Contribuir na formação do(a) bolsista do Projeto, discente das Ciências Sociais, no manejo técnico, profissional e crítico das ferramentas de catalogação de um acervo especializado em sua área de formação;
Manter esses acervos devidamente organizados conforme os protocolos da Biblioteconomia, que identificam obras de acordo com áreas e subáreas de estudo e seus respectivos autores;
Informatizar a catalogação dos acervos, mantendo o acesso as obras por meio de pesquisa por autor, título e palavras-chave, bem como sua localização nas estantes físicas do Núcleo e do Laboratório do projeto;
Preparar os acervos do Nupecs e do Lesoc para a recepção de leitores, contribuindo para a difusão do conhecimento e a socialização de informações para leitores do Instituto de Ciências Sociais da UFU.
DA INSCRIÇÃO
Enviar e-mail para a Coordenação do Curso de Ciências Sociais – Cocis-Incis/UFU: cocis@ufu.br
Período de inscrição: de 24 à 27 de junho de 2022.
Documentação Necessária:
Histórico escolar atualizado da graduação do(a) candidato(a) constando o CRA;
Comprovante de matrícula atualizado do(a) estudante candidato(a) com assinatura/carimbo da instituição; Declaração assinada, datada (digitada ou de próprio punho), contendo números de RG e CPF, endereço eletrônico e telefone, com o seguinte texto: “Declaro, para os devidos fins, que não recebo bolsa de qualquer espécie, paga por instituição pública ou privada, nem tenho vínculo empregatício de qualquer natureza, assumindo o compromisso de dedicação exclusiva ao cumprimento do plano de trabalho proposto.”;
Carta de intenção (digitada ou de próprio punho, ocupando no máximo uma lauda) sobre o seu interesse, afinidade, eventual experiência no tema do projeto e disponibilidade para a pesquisa;
Documentos comprobatórios do currículo do(a) estudante candidato(a) dos últimos quatro anos, que serão pontuados conforme item 8.3.
Obs. 1: Se o Histórico Escolar da Graduação apresentado estiver com data recente, carimbo/assinatura da Instituição de Ensino, ele também serve como Comprovante de Matrícula.
Obs. 2: Todos os documentos acima devem ser entregues em versão digital para o e-mail da Cocis: cocis@ufu.br
DOS REQUISITOS DO(A) CANDIDATO(A) ESTUDANTE
Estar regularmente matriculado(a) no curso de graduação de Ciências Sociais da UFU;
Estar cadastrado(a) no Portal PROGRAD (https://www.portal.prograd.ufu.br);
No caso de bolsista, não acumular bolsas de outros Programas internos ou externos à UFU, excetuadas as bolsas de assistência estudantil (alimentação, moradia, transporte etc.);
Não ter vínculo empregatício com qualquer instituição;
Dispor de 20h semanais para a realização do Projeto presencialmente;
Não ser cônjuge, companheiro ou parente em linha reta ou colateral, por consanguinidade ou afinidade, até o terceiro grau, da orientadora do Projeto.
Dispor de CRA Geral de no mínimo 70 pontos;
Clareza, propriedade de interesse e afinidade com os temas do Projeto
DO PLANO DE TRABALHO DO BOLSISTA
Receber treinamento para as atividades a serem realizadas;
Sistematizar e catalogar, conforme atuais padrões da Biblioteconomia, os acervos do Nupecs e Lesoc do Instituto de Ciências Sociais;
Manter as informações catalogadas tanto nos tombos dos títulos quanto em software com interface na internet;
Participar das reuniões convocadas pela equipe executora do Projeto;
Divulgar os resultados do Projeto em eventos acadêmicos;
Produzir relatórios parciais e finais das atividades desenvolvidas.
DOS COMPROMISSOS DO BOLSISTA
Acessar o e-mail cadastrado no Portal PROGRAD ou o próprio Portal PROGRAD (no link https://www.portal.prograd.ufu.br/servicos/edital/listar/ensino/, na área do referido edital), preencher/gerar, imprimir, assinar e entregar o Termo de Compromisso para a Orientadora;
Participar integralmente das atividades do Projeto de Ensino, tais como: desenvolvimento de ações e produção de relatórios;
Desenvolver as atividades de acordo com a proposta apresentada pela orientadora do Projeto de Ensino;
Comprometer-se com a execução do Projeto de Ensino, reunindo-se, periodicamente, com a equipe executora;
Comprometer-se na elaboração de trabalhos a serem apresentados em eventos acadêmicos;
Apresentar relatório parcial e relatório final das atividades desenvolvidas, de acordo com cronograma do programa, disponibilizado no Portal PROGRAD.
DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA SELEÇÃO DE BOLSISTA
O resultado será divulgado no mural e site da Cocis/Incis, no dia 29 de junho de 2022, até às 18h;
O processo seletivo será dirigido pela equipe do projeto para o preenchimento da vaga;
A seleção dos(as) candidatos(as) para o preenchimento da vaga será feita com base na seguinte tabela:
1. Os comprovantes devem ser referentes às atividades dos últimos quatro anos. 2. Todos os comprovantes devem ser entregues em versão digital no ato da inscrição. |
||||
1. DESEMPENHO ACADÊMICO DO/A CANDIDATO/A |
||||
CRA Geral |
|
|||
2. CURRÍCULO DO/A CANDIDATO/A: |
||||
|
Pontuação de Referência |
Quantidade |
Total |
|
Participação em eventos científicos em áreas afins à Ciências Sociais e Ensino de Sociologia |
||||
Com apresentação de trabalho (pôster ou oral) |
0,2 ponto por evento |
|
|
|
Sem apresentação de trabalho |
0,1 ponto por evento |
|
|
|
Como membro da comissão organizadora de eventos |
0,2 ponto por evento |
|
|
|
Produção técnica e bibliográfica |
||||
Artigos em periódicos ou capítulo de livro |
0,4 ponto por artigo |
|
|
|
Trabalho completo em anais de evento acima de 3 páginas |
0,3 ponto por trabalho |
|
|
|
Resumo simples em anais de evento |
0,1 ponto por resumo |
|
|
|
Resumo expandido em anais de evento, de 2 a 3 páginas |
0,2 ponto por resumo |
|
|
|
Produção de recursos didáticos (jogos, mídias, blogs, jornais, experimentos etc.) |
0,4 ponto por recurso |
|
|
|
Participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão |
||||
Com bolsa |
0,6 ponto por participação |
|
|
|
Sem bolsa
|
0,4 ponto por participação |
|
|
|
Estágios não obrigatórios em áreas afins ao edital. Estágios curriculares não serão pontuados |
||||
20 - 40 horas |
0,04 ponto |
|
|
|
41 - 60 horas |
0,08 ponto |
|
|
|
Mais de 61 horas |
0,4 ponto |
|
|
|
Monitoria realizada em curso de graduação da UFU, devidamente certificada pela PROGRAD |
||||
41 - 59 horas |
0,1 ponto |
|
|
|
60 - 119 horas |
0,2 ponto |
|
|
|
120 ou mais horas |
0,4 ponto |
|
|
|
Experiência docente – aula ou monitoria na Educação Básica |
||||
Até 20 horas |
0,2 ponto |
|
|
|
21 - 40 horas |
0,4 ponto |
|
|
|
Mais de 41 horas |
0,6 ponto |
|
|
|
CARTA DE INTENÇÃO (até o máximo de 2,0 pontos) |
|
|||
TOTAL GERAL |
|
Serão critérios de desempate:
estudante com maior Coeficiente de Rendimento Acadêmico Geral (CRA);
estudante com menor número de reprovações no histórico escolar;
estudante de maior idade.
DAS OBSERVAÇÕES GERAIS
Vigência da bolsa: 01 de julho de 2022 a 23 de dezembro de 2022;
Valor mensal da bolsa: R$ 400,00;
O/A estudante bolsista deverá providenciar conta bancária do tipo corrente de sua titularidade, em qualquer banco, para o recebimento mensal da bolsa;
O repasse financeiro (pagamento da bolsa) terá início somente após a entrega do Termo de Compromisso assinado por ambas as partes (bolsista e orientadora);
A falta de qualquer documento e/ou o não cumprimento das exigências expostas neste edital impedirão a inscrição e o andamento do processo;
O/A bolsista poderá ser substituído(a) pelos seguintes motivos:
conclusão, desistência ou desligamento do curso;
desempenho insuficiente;
não cumprimento das regras estabelecidas no edital;
ou outros fatores julgados pertinentes pela equipe do projeto;
Casos omissos a este Edital serão apreciados pela equipe do projeto.
Equipe do projeto de pesquisa:
Profa. Dra. Cristiane A. Fernandes da Silva – orientadora
Prof. Dr. Márcio Ferreira de Souza – colaborador
Prof. Dr. Luciano Senna Peres Barbosa – colaborador
Técnica Me. Jacqueline de Andrade – colaboradora
Técnica Elenice Luiza Alves Ribeiro – colaboradora
Uberlândia/MG, 23 de junho de 2022.
Profa. Dra. Cristiane A. Fernandes da Silva
Orientadora do Projeto
| Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Presidente, em 23/06/2022, às 19:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3705847 e o código CRC 247FD973. |
Referência: Processo nº 23117.044467/2022-73 | SEI nº 3705847 |