Boletim de Serviço Eletrônico em 13/04/2022

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Biodiversidade

Av. Pará, 1720, Bloco 2D, Sala 26 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38405-320
Telefone: (34) 3225-8641 - www.ppgeco.ib.ufu.br - ecologia@umuarama.ufu.br
  

Timbre

Edital PPGECB nº 2/2022

07 de abril de 2022

Processo nº 23117.023861/2022-78

Seleção de Programa de Pós-graduação

Edital PPGECB/INBIO/UFU nº 2/2022

Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção 2022/2 para ingresso ao Programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Biodiversidade

Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção do Programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Biodiversidade para ingresso no segundo semestre de 2022, curso de Mestrado Acadêmico e curso de Doutorado.

Processo: 23117.023861/2022-78

O Extrato do edital foi publicado no dia XXXXXXXX na seção X, página XX do Diário Oficial da União. 

O(a) Coordenador(a) do Programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Biodiversidade (doravante, PPGECB), do Instituto de Biologia (INBIO), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no uso de suas atribuições e considerando a delegação de competência que lhe foi outorgada por meio da Portaria SEI REITO nº 714, de 17 de agosto de 2020, e também pelo Estatuto e Regimento Geral da UFU e demais legislações pertinentes, torna públicas as condições gerais para a abertura das inscrições e o processo de seleção de alunos regulares para o PPGECB, modalidades curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em agosto de 2022 e defesa de dissertação até julho de 2024) e curso de Doutorado (ingresso em agosto de 2022 e defesa de tese até julho de 2026).

Disposições gerais

O presente processo seletivo será regido por este edital, pelas Resoluções 12/2008 e 06/2017 do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, pela Resolução nº 09/2021 do Conselho Universitário que aprova o regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Biodiversidade, pela Portaria R 134, pelo Estatuto e Regimento Geral da Universidade Federal de Uberlândia.

Serão nomeadas, pelo INBIO, as comissões examinadoras para o concurso de seleção ao curso de Mestrado Acadêmico e curso de Doutorado.

Pelas circunstâncias atuais (COVID19), o processo será realizado totalmente através de ferramentas de acesso e comunicação via Internet. As atividades serão realizadas a partir da cidade de Uberlândia, MG, nas dependências da UFU, campus Umuarama.

No ato da inscrição o PPGECB disponibilizará ao candidato o edital completo, as informações e instruções pertinentes ao processo seletivo na secretaria e no endereço eletrônico do PPGECB http://www.ppgeco.ib.ufu.br/.

Ao se inscrever no certame, o candidato:

declara que leu e entendeu todos os termos e condições do presente Edital e que aceita todo o regulamento pertinente ao certame;

compromete-se a tomar conhecimento de eventuais retificações, complementações, termos aditivos ou avisos que vierem a ser publicados no endereço eletrônico  http://www.ppgeco.ib.ufu.br/, dos quais não poderá alegar desconhecimento;

autoriza a UFU a, independentemente de prévio aviso, digitalizar e/ou eliminar documentos físicos que porventura venham a ser produzidos em razão de sua participação no certame, observadas as normas e procedimentos previstos na legislação pertinente.

O Edital completo, as informações e instruções pertinentes ao Processo de Seleção serão disponibilizadas no endereço eletrônico PPGECB.

número de vagas

O número de vagas oferecidas por modalidade, para ingresso no segundo semestre de 2022 é:

Modalidade

Ampla Concorrência

Pretos, pardos  e indígenas

Pessoas com deficiência

Total

Alunos Regulares

Mestrado

11

3

1

15

Doutorado

5

2

1

8

A relação de professores com disponibilidade de vaga para orientação neste processo de seleção será divulgada no site do programa.

No caso de processos seletivos nos quais o candidato concorre a vagas em áreas de concentração ou linhas de pesquisa serão adotados, dentro de cada uma destas, os mesmos proporcionais gerais definidos na resolução 06/2017 do CONPEP, buscando equilíbrio entre áreas ou linhas. Porém isto não se aplica ao presente processo.

O Colegiado do PPGECB funcionará como comissão permanente para o acompanhamento e fiscalização das ações afirmativas (Art. 9º da resolução 06/2017 CONPEP).

Os candidatos inscritos na modalidade de reserva de vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas deverão apresentar no ato da inscrição, a homologação da autodeclaração pela Comissão de Heteroidentificação da UFU seguindo as “DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA CANDIDATOS PPI (PRETOS, PARDOS E INDÍGENAS) AOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA UFU.” Da  Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais (DEPAFRO), Comissão de Heteroidenfificação disponível no link: http://www.diepafro.ufu.br/servicos/comissoes-de-heteroidentificacao Os candidatos poderão apresentar homologação, ou ato equivalente, oriunda de outras instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC que confirme a condição característica desta modalidade, devidamente acompanhada de documentação que contemple os critérios utilizados para a homologação da autodeclaração referente a esta modalidade de vaga.

Para os candidatos inscritos na modalidade de reserva de vagas para indígenas, é necessário que apresentem, no ato da inscrição, a cópia do Registro Administrativo de Nascimento e Óbito de Índios (RANI) ou declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena assinada por liderança específica do grupo indígena, com vistas a ser ratificado, pela comissão interna permanente dos Programas de Pós-graduação para o acompanhamento e fiscalização das ações afirmativas.

Os candidatos inscritos na modalidade de reserva de vagas para pessoas com deficiência deverão apresentar, no ato da inscrição, atestado da condição característica, emitido por médico ou junta médica.

Os candidatos poderão apresentar atestado que confirme a condição característica desta modalidade proveniente de Equipe Multiprofissional e Interdisciplinar de outras instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação, devidamente acompanhado de documentação onde deverão constar os critérios de análise das referidas comissões das instituições de ensino superior.

Os candidatos pretos, pardos, indígenas e os com deficiência concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no processo seletivo. Os candidatos pretos, pardos, indígenas e os com deficiência classificados dentro do número de vagas oferecido para ampla concorrência não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas.

Em caso de desistência de candidato preto, pardo, indígena e o com deficiência aprovado em vaga reservada, a vaga será preenchida pelo candidato preto, pardo, indígena e o com deficiência posteriormente classificado.

Na hipótese de não haver candidatos pretos, pardos, indígenas ou com deficiência aprovados em número suficiente para ocupar as vagas reservadas, as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência, sendo preenchidas pelos demais candidatos aprovados observada a ordem de classificação.

A pessoa com deficiência não é obrigada a inscrever-se como tal nos termos do art. 4º § 2º da Lei no 13.146/2015.

pré-requisitos

As vagas destinam-se a egressos de cursos de graduação de longa duração (licenciatura plena e/ou bacharelado) reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), nas áreas de Ciências Biológicas, Biomédicas, Agrárias e Tecnológicas, abrangendo as seguintes subáreas: Biologia, Ecologia, Geografia, Agronomia, Química, Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental.

Poderão se inscrever egressos de cursos de graduação de longa duração (licenciatura plena e/ou bacharelado) reconhecidos pelo MEC de outras áreas, tendo em vista a questão interdisciplinar.

Neste caso, o candidato deverá anexar justificativa da solicitação de inscrição que será analisada pelo Colegiado do Programa, podendo este solicitar documentação comprobatória para subsidiar a justificativa apresentada pelo candidato. Cabe ao Colegiado do Programa deferir ou indeferir a inscrição. 

Não serão admitidas inscrições de egressos de curso de curta duração, sequencial e assemelhados e somente serão admitidos tecnólogos graduados em nível superior.

Os candidatos aprovados e matriculados como alunos regulares deverão apresentar certificado de proficiência em língua estrangeira até o 18º mês, para Mestrado, ou até o 36º mês, para o Doutorado, após a matrícula, ou até o pedido de exame de qualificação, o que ocorrer primeiro.

Para o Mestrado será exigido um certificado proficiência em língua inglesa e para o Doutorado serão exigidos dois certificados de proficiência, um em língua inglesa e outro em língua estrangeira a escolha do candidato.

Os tipos de certificados, níveis e período de validade serão definidos pelo Colegiado do Programa em resolução específica, definida até o segundo semestre desde a aprovação no processo seletivo.

A comprovação de proficiência em língua estrangeira independe das provas de compreensão de textos de ecologia em língua inglesa. Estas etapas do certame não mais poderão ser utilizadas para comprovação de proficiência em língua estrangeira para efeito das atividades do PPGECB.

inscrições

A inscrição do candidato ao PPGECB compõe-se de duas etapas:

A primeira etapa consiste no envio da documentação exigida, conforme o que determina o item 4.6. deste edital; 

A segunda etapa consiste da análise dessa documentação pelo Colegiado do Programa, observado o cumprimento dos requisitos estabelecidos no edital, incluindo o recebimento de toda a documentação pertinente, em conformidade com os prazos definidos.

O candidato deverá enviar cópias digitalizadas de toda a documentação exigida neste edital. As cópias deverão ser reunidas em formato de arquivos PDF e tamanhos compatíveis com o seu envio por serviço de e-mail para ecologia@umuarama.ufu.br.

Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória, condicional ou extemporânea, assim como por correio eletrônico. Não será recebida, sob qualquer hipótese, documentação avulsa

O simples pagamento da taxa de inscrição não confere ao candidato o direito de submeter-se à seleção.

O cronograma das inscrições é:

Atividade

Data

Local

Período de inscrição

16 a 27 de maio 2022

Internet

Homologação final das inscrições

3 de Junho de 2022

Internet

Documentação exigida

A documentação deve ser enviada em dois documentos PDFs acessíveis, utilizando Adobe Acrobat ou outros leitores de PDFs. A integridade dos documentos eletrônicos e a possibilidade de acesso às informações é de responsabilidade do candidato.

O primeiro PDF deve conter a documentação de inscrição e identificação dos candidatos. O segundo PDF deve conter a sua documentação curricular.

Inscrição e documentação. O PDF deve incluir cópia simples e legível de:

Requerimento, em formulário próprio, devidamente preenchido e assinado, solicitando a inscrição (disponível no site do PPGECB), indicando possível orientador.

Diploma de graduação (e para os candidatos ao curso de Doutorado também o diploma de Mestrado), atestado ou certidão de conclusão do curso, ou declaração de previsão de conclusão emitida pelo órgão competente;

Histórico escolar do curso de graduação. Para os candidatos ao curso de Doutorado também o histórico do curso de Mestrado;

Registro Civil (Certidão de nascimento ou de casamento);

Documento de identidade;

Comprovante de quitação eleitoral;

CPF;

Certificado de reservista, se do sexo masculino;

Autodeclaração de cor/etnia para os candidatos que irão concorrer nesta modalidade.

Currículo e Projeto. O PDF deve incluir cópia simples e legível de:

“Curriculum vitae” atualizado, gerado na plataforma lattes - http://www.cnpq.br;

Os documentos comprobatórios do currículo deverão ser numerados e dispostos exatamente na sequência de citação da tabela de pontuação (Anexo 1);

Projeto de pesquisa, conforme Anexo 2, para os candidatos ao curso de Doutorado.

Os candidatos serão informados da análise inicial da documentação e homologação da inscrição, que será publicada no site do programa. Será facultado ao candidato recursos contra indeferimento até 5 (cinco) dias depois da análise da documentação.

Todas as comunicações nesta fase do processo de inscrição serão feitas via e-mail (correio eletrônico) e caberá aos candidatos prover e manter endereços eletrônicos funcionais que possibilitem o recebimento das análises e homologação das inscrições.

Uma relação final das inscrições homologadas será publicada após o período de recursos.

MESTRADO ACADÊMICO - PROCESSO DE AVALIAÇÃO: ETAPAS, CLASSIFICAÇÃO E APROVAÇÃo

A seleção será realizada em duas etapas.

Fazem parte da primeira etapa as provas de habilitação teórica em Ecologia e Conservação e de interpretação de textos científicos de ecologia, em língua inglesa; e da segunda etapa a análise do currículo.

As provas da primeira etapa serão realizadas de maneira remota, utilizando ferramentas de reunião do MS Teams e/ou mConf/RNP.

Cronograma das etapas de avaliação:

Atividade

Data

Horário

Local

Prova escrita de habilitação teórica em Ecologia e Conservação

10/06/2022

08h30

Duração de 2 horas

Reunião via MS Teams ou similar (Remota)

Prova escrita de interpretação de textos científicos em língua inglesa

10/06/2022

14h

Duração de 2 horas

Reunião via MS Teams ou similar (Remota)

Divulgação do resultado da
etapa 1

24/06/2022

A partir das 17h

Site do PPGECB/Internet

Análise do currículo dos candidatos classificados na etapa 1

27/06/2022

 

 

Resultado final

A partir de 01/07/2022

 

Site do PPGECB/Internet

ETAPA I

As provas desta etapa serão elaboradas pela Comissão examinadora e aplicadas pela própria comissão de maneira remota usando as ferramentas de reunião e avaliação do MS Teams, Webex ou similar. As provas serão corrigidas exclusivamente pela Comissão examinadora.

Serão atribuídas notas de zero a 100 às provas, sendo que as notas serão proporcionais às do candidato com maior pontuação (que receberá a nota 100).

A nota final da etapa I será obtida pela média das provas de interpretação de textos científicos em língua inglesa e de habilitação teórica em Ecologia e Conservação.

A classificação do candidato para a segunda etapa do processo seletivo não caracteriza sua admissão direta no Programa.

Prova escrita de habilitação teórica em Ecologia e Conservação, (peso 1), com duração máxima de duas horas.

A prova constará de 5 a 10(?) questões discursivas que o candidato responderá, em português, no período estabelecido e enviará via correio eletrônico ou diretamente pelo MS Teams  ou similar, em formato compatível com o MS Word. Não haverá restrições a consultas, mas o texto final deverá ser original e de autoria do candidato.

Durante a realização da prova, não será permitido contato ou consulta por qualquer meio, presencial ou virtual, com qualquer membro da Comissão examinadora ou com qualquer outra pessoa, incluindo-se os candidatos inscritos nesse processo seletivo.

Durante toda a duração da prova o candidato deverá manter a conexão e uma webcam que permita a comissão verificar o disposto no item 5.5.5.2.

O candidato deverá demonstrar domínio sobre conceitos teóricos de Ecologia e Conservação de Recursos Naturais, análise e interpretação de dados ecológicos, com base na literatura indicada (Anexo 3). Deverá ainda demonstrar capacidade de síntese e organização das informações solicitadas de forma clara.

De maneira a garantir a correção à cega, os candidatos serão identificados por um código que a Comissão examinadora terá acesso apenas após o processo de correção.

O envio das provas pelos candidatos deverá ser realizado por e-mail (endereço a ser definido) para a secretaria do programa, até 30 minutos após o final do tempo de prova. A secretaria registrará o recebimento, transferirá os arquivos identificados apenas pelo código do candidato para a Comissão, e retornará para o candidato um PDF feito a partir das provas enviadas como uma confirmação do recebimento e da legibilidade dos arquivos.

A seu critério, a Comissão examinadora poderá submeter os arquivos recebidos à algoritmos que testem a originalidade do texto e ausência de plágio. A detecção de plágio será devidamente documentada e os candidatos poderão ser penalizados com a anulação da(s) questão(ões) ou da própria prova.

Prova escrita discursiva de interpretação de textos científicos de ecologia, em língua inglesa, (peso 1), com duração máxima de duas horas.

A prova constará de um texto científico, sobre o qual o candidato deverá responder questões discursivas. A prova constará de 5 a 10 questões discursivas que o candidato responderá, em português, no período estabelecido e enviará via correio eletrônico ou diretamente pelo MS Teams  ouaplicativo de conferência web em uso, em formato compatível com o MS Word. Não haverá restrições a consultas à dicionários ou outras fontes, mas o texto final deverá ser original e de autoria do próprio candidato.

Durante a realização da prova, não será permitido contato ou consulta por qualquer meio, presencial ou virtual, com qualquer membro da banca examinadora ou com qualquer outra pessoa, incluindo-se os candidatos inscritos nesse processo seletivo.

Durante toda a duração da prova o candidato deverá manter a conexão e uma webcam que permita a comissão verificar o disposto no item 5.5.6.2.

O candidato deverá demonstrar capacidade de leitura e compreensão de textos científicos, em língua inglesa. Deverá responder em português, de maneira clara e organizada, as questões apresentadas sobre o texto.

Como na prova de Ecologia e Conservação, de maneira a garantir a correção à cega, os candidatos serão identificados por um código que a Comissão examinadora terá acesso apenas após o processo de correção.

O envio das provas pelos candidatos deverá ser realizado por e-mail para a secretaria do programa, até 30 minutos após o final do tempo de prova. A secretaria registrará o recebimento, transferirá os arquivos identificados apenas pelo código do candidato para a Comissão, e retornará para o candidato um PDF feito a partir das provas enviadas como uma confirmação do recebimento e da legibilidade dos arquivos.

Serão classificados para a Etapa II os 25 candidatos com maiores notas na Etapa I, além de seis candidatos inscritos com base na resolução 06/2017 CONPEP. Independente de livre concorrência ou cotistas, somente serão classificados os candidatos que obtiverem mais de 50% de aproveitamento médio na Etapa I.

ETAPA II

Análise de currículo

A análise do currículo (peso 1) será feita conforme pontuação do Anexo 1;

As notas nesta etapa serão atribuídas entre 60 (sessenta) e 100 (cem) pontos e serão proporcionais ao currículo melhor pontuado (que receberá a nota 100).

Aprovação/Classificação

Os candidatos que obtiverem a média igual ou superior a 60% (sessenta por cento) serão aprovados, sendo classificados pela média final obtida e admitidos os 15 candidatos com as maiores médias, obedecendo a proporcionalidade de vagas do item 2.1.

O critério de desempate será:

Nota na prova de habilitação teórica em Ecologia e Conservação dos Recursos Naturais;

Persistindo o empate será considerada a nota obtida na análise do currículo.

DOUTORADO - PROCESSO DE AVALIAÇÃO: ETAPAS, CLASSIFICAÇÃO E APROVAÇÃo

A seleção será realizada em quatro etapas avaliativas.

Todas as etapas serão elaboradas e avaliadas pela Comissão examinadora.

ETAPA I – Prova escrita de interpretação de textos científicos em ecologia, em língua inglesa (Peso 1), com duração máxima de duas horas.

A prova constará de um texto científico, sobre o qual o candidato deverá responder questões discursivas. A prova constará de 8 a 10 questões discursivas que o candidato responderá, em português, no período estabelecido e enviará via correio eletrônico ou diretamente pelo MS Teams  aplicativo de conferência web em uso, em formato compatível com o MS Word. Não haverá restrições a consultas à dicionários ou outras fontes, mas o texto final deverá ser original e de autoria do próprio candidato.

Durante a realização da prova, não será permitido contato ou consulta por qualquer meio, presencial ou virtual, com qualquer membro da banca examinadora ou com qualquer outra pessoa, incluindo-se os candidatos inscritos nesse processo seletivo.

Durante toda a duração da prova o candidato deverá manter a conexão e uma webcam que permita a comissão verificar o disposto no item 6.3.2.

De maneira a garantir a correção à cega, os candidatos serão identificados por um código que a Comissão examinadora terá acesso apenas após o processo de correção.

O envio das provas pelos candidatos deverá ser realizado por e-mail para a secretaria do programa, até 30 minutos após o final do tempo de prova. A secretaria registrará o recebimento, transferirá os arquivos identificados apenas pelo código do candidato para a Comissão, e retornará para o candidato um PDF feito a partir das provas enviadas como uma confirmação do recebimento e da legibilidade dos arquivos.

A seu critério, a Comissão examinadora poderá submeter os arquivos recebidos à algoritmos que testem a originalidade do texto e ausência de plágio. A detecção de plágio será devidamente documentada e os candidatos poderão ser penalizados com a anulação da(s) questão(ões) ou da própria prova.

As provas serão avaliadas pela Comissão examinadora e receberão notas entre 0 (zero) e 100 (cem), sendo que as notas serão proporcionais às do candidato com maior pontuação (que receberá a nota 100).

ETAPA II –Análise e avaliação do Projeto escrito (Peso 1)

Os candidatos classificados após a Etapa I serão avaliados quanto ao projeto escrito. O projeto escrito para o curso de Doutorado (conforme Anexo 2) será avaliado pela Comissão examinadora e receberá nota entre 0 (zero) e 100 (cem). A nota nesta etapa será a média das notas atribuídas por pelo menos dois examinadores, ressaltando que o candidato não será avaliado pelo seu possível orientador.

O projeto escrito será avaliado conforme os seguintes critérios:

Compatibilidade teórico-metodológica e viabilidade acadêmica do plano de trabalho, área de concentração, linha de pesquisa e tema para o qual o candidato fez sua inscrição no processo seletivo (30% da nota);

Exequibilidade do projeto dentro de 48 meses, no sentido de cumprir as exigências determinadas pelas agências de fomento à pesquisa (20% da nota);

Capacidade de organização e exposição escrita do candidato, contextualização da proposta, clareza dos objetivos e/ou hipóteses a serem testadas, relevância científica e originalidade (50% da nota).

Serão classificados para a Etapa III os 13 candidatos com os melhores aproveitamentos médios nas etapas I e II, além de até cinco candidatos inscritos com base na resolução 06/2017 CONPEP. Independente de livre concorrência ou cotistas, somente serão classificados os candidatos que obtiverem mais de 50% de aproveitamento médio na Etapa I e II.

Etapa III – Apresentação do Projeto de Doutorado (Peso 1)

Os candidatos classificados após a Etapa I e II deverão apresentar oralmente o seu projeto de doutorado. A apresentação do projeto de doutorado será avaliada, após a apresentação oral à Comissão examinadora, e receberá nota entre 0 (zero) e 100 (cem).

Cada candidato disporá de 15 minutos para apresentação oral do seu projeto. As apresentações, dadas às limitações da pandemia, serão realizadas utilizando-se ferramentas de web-conferência. Instruções específicas para estas apresentações remotas serão divulgadas oportunamente. Estas ferramentas de web-conference, tais como mConf da RNP, MS Teamsou Cisco Webextêm sido usadas no âmbito da UFU e garantem o acesso gratuito aos candidatos. Além disso, elas permitem a gravação de todo o processo de apresentação e comunicação com a banca examinadora.

A Comissão examinadora poderá arguir o candidato sobre a sua apresentação de maneira a clarificar pontos e possibilizar uma melhor avaliação. Este questionamento e as respostas dos candidatos não deverão ultrapassar outros 15 minutos.

As apresentações dos projetos serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:

Compatibilidade teórico-metodológica e viabilidade acadêmica do plano de trabalho, área de concentração, linha de pesquisa e tema para o qual o candidato fez sua inscrição no processo seletivo (30% da nota);

Exequibilidade do projeto dentro de 48 meses, no sentido de cumprir as exigências determinadas pelas agências de fomento à pesquisa (20% da nota);

Capacidade de exposição oral do candidato, contextualização da proposta, clareza dos objetivos e/ou hipóteses a serem testadas, relevância científica e originalidade (50% da nota).

A nota máxima nesta Etapa será igual à 100 (cem). Esta nota será calculada como a média das notas atribuídas por pelo menos dois examinadores, ressaltando-se que o candidato não será avaliado pelo seu possível orientador.

ETAPA IV – Análise do currículo e documentos comprobatórios (Peso 1)

Serão pontuadas a produção intelectual e atividades acadêmico-científicas dos últimos cinco anos conforme pontuação do Anexo 1;

As notas nesta etapa serão atribuídas entre 60 (sessenta) e 100 (cem) e serão proporcionais ao currículo melhor pontuado (que receberá a nota 100).

Cronograma - Doutorado

Atividade

Data

Horário

Local

Prova escrita de interpretação de textos, em língua inglesa

 

13/06/2022

14h

Duração de 2 horas

Reunião via MS Teams ou similar(Remota)

Divulgação do resultado da etapa 1

20/06/2022

 

Site do PPGECB/Internet

Defesa do projeto

27 a 29/06/2022

 

Reunião via MS Teams ou similar(Remota)

Análise do currículo

04/07/2022

 

 

Resultado final

A partir de 08/07/2022

 

Site do PPGECB/Internet

Aprovação/Classificação

Os candidatos que obtiverem a média igual ou superior a 60% (sessenta por cento) nas quatro etapas do processo serão aprovados, sendo classificados pela média final obtida, os 8 candidatos com as maiores médias, respeitadas as proporções do item 2.1.

O critério de desempate será:

Nota da análise e avaliação da apresentação do projeto;

Persistindo o empate será considerada a nota obtida na análise do currículo.

recursos

Serão admitidos recursos quanto:

Serão admitidos recursos quanto aos resultados de cada uma das etapas do processo seletivo.

O prazo para interposição de recurso será de até 2 (dois) dias úteis após a concretização do evento que lhe disser respeito, tendo como termo inicial o primeiro dia útil subsequente à data do evento a ser recorrido.

O candidato poderá recorrer em três instâncias em graus sucessivos, a saber: primeira instância, Colegiado do PPGECB; segunda instância, Conselho do INBIO; e terceira instância, CONPEP. Para interposição de recursos em segunda e terceira instância deverão ser considerados os prazos máximos de 10 (dez) dias ocorridos após a divulgação da apreciação do recurso anterior.

O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou intempestivo será preliminarmente indeferido.

Nos eventuais recursos sobre as questões da prova escrita deverá constar a bibliografia consultada.

O(s) ponto(s) relativo(s) à(s) questão(ões) eventualmente anulada(s) será(ão) atribuído(s) a todos os candidatos presentes à prova, independentemente de formulação de recurso.

informações complementares

A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições para o processo seletivo contidas neste edital e nas demais normas pertinentes à matéria.

O candidato deverá se conectar, com som e imagem, com a ferramenta de webconference usada para aplicação das provas com 15 minutos de antecedência. O computador ou outro dispositivo eletrônico do candidato deverá ser compatível com as ferramentas a serem utilizadas e a conexão deve ser mantida durante todo o processo. Apresentações e arquivos das provas deverão ter formato compatível com o exigido no edital. Continuidade da conexão, compatibilidade ou formatação e legibilidade dos documentos eletrônicos serão de responsabilidade do candidato. A critério da Comissão, tais falhas poderão levar à desclassificação ou perda da nota correspondente.

Em hipótese alguma, será admitida a conexão de candidato fora do horário previsto de início das provas. Tão pouco serão aceitas provas entregues após os horários definidos no processo de avaliação.

Os resultados serão divulgados em listas disponibilizadas no site do PPGECB.

Não serão fornecidas, por telefone, informações quanto às datas e horários de prova, classificação e aprovação dos candidatos.

Os candidatos poderão obter informações sobre a seleção no endereço eletrônico do PPGECB.

A Comissão examinadora se reserva o direito de não preencher todas as vagas.

Os candidatos aprovados, mas classificados além do número oficial de vagas, poderão ser chamados conforme a disponibilidade de vagas por desistência ou outros impeditivos, respeitando-se o calendário acadêmico.

A Comissão examinadora apresentará relatório circunstanciado sobre a realização do processo seletivo com os critérios adotados para correção de provas e atribuição de notas individuais aos candidatos.

Os resultados finais dos concursos serão homologados pela Direção do INBIO e divulgados na forma constante no item 8.4 deste edital

A matrícula dos candidatos que forem selecionados e que apresentaram, no momento da inscrição, somente o certificado de matrícula no último semestre do curso de graduação, ou o “atestado de previsão de conclusão do curso de Mestrado”, estará vinculada à apresentação de atestado de conclusão comprovando o término do curso, não sendo permitida matrícula fora do calendário oficial da UFU.

As matrículas dos candidatos aprovados serão efetuadas na secretaria do PPGECB, segundo o calendário acadêmico da pós-graduação da UFU, do Regulamento do PPGECB, respeitando as normas gerais de funcionamento da Pós-graduação da UFU e o Regulamento Geral da UFU. 

Para efetivação do orientador será considerada a classificação do aluno na seleção e, o candidato aprovado, cujo orientador já tenha preenchido suas vagas, deverá ser realocado para outro orientador que ainda possua vagas.

Após o período de matrícula, estabelecido no calendário acadêmico, havendo desistência e/ou impedimento de candidato aprovado/classificado em efetivar sua matrícula será(ão) realizada(s) chamada(s), subsequentes para o preenchimento das vagas.

A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição, as avaliações e a matrícula do candidato, desde que verificada qualquer falsidade nas declarações e/ou quaisquer irregularidades nas avaliações e/ou na documentação apresentada.

O candidato que necessitar de condição especial para a realização das provas deverá enviar, impreterivelmente até cinco dias antes da aplicação das mesmas, à secretaria do PPGECB, a solicitação de condições especiais.

A solicitação de condições especiais será atendida segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão examinadora conjuntamente com o Colegiado do PPGECB.

DOS ANEXOS

Integram este Edital, independentemente de transcrição, os seguintes anexos:

Anexo I – Tabela de Pontuação do currículo - Mestrado e Doutorado.

Anexo II – Instruções para elaboração do Projeto de Doutorado.

Anexo III – Literatura recomendada - Prova de Habilitação Teórica em Ecologia e Conservação - Mestrado Acadêmico

 

 

 

Paulo Eugênio Alves Macedo de Oliveira
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Biodiversidade do Instituto de Biologia
Portaria SEI REITO nº 714, de 17 de agosto de 2020
 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Paulo Eugênio Alves Macedo de Oliveira, Coordenador(a), em 11/04/2022, às 16:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3505754 e o código CRC 55601AD2.



ANEXOS AO Edital

Seleção de Programa de Pós-graduação

Edital PPGECB/INBIO/UFU nº 2/2022

Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção 2022/2 para ingresso ao Programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Biodiversidade

 

Anexo I – Tabela de Pontuação do currículo - Mestrado e Doutorado

 

INDICADOR

PESO

TOTAL

FORMAÇÃO ACADÊMICA

  1.  

Cursos de Especialização específicos e/ou afins com:

-monografia individual

-sem monografia

1,0 x ______ (nº de cursos)

0,5 x ______ (nº de cursos)

 

  1.  

-Bolsas de Iniciação Científica ou similar (PET, PIBID, etc.)

-Bolsa de Especialização (comprovada)

-IC sem bolsa (comprovada)

Mínimo de seis meses de IC/bolsa (Máximo de 3 pontos neste item)

1,0 x ___ (nº de anos com bolsa)

0,5 x ___ (nº de anos com bolsa)

0,5 x ___ (nº de anos)

 

  1.  

-Monitorias

0,5 X ______(número de  semestres)

 

  1.  

-Premiações obtidas na área (máximo 2 pontos)

0,5 X ______ (número de prêmios)

 

  1.  

Cursos extracurriculares específicos na área e/ou afins, a critério da comissão (máximo 2 pontos)

-acima de 20 horas

 

0,1 X ________ (número)

 

PRODUÇÃO CIENTÍFICA (Últimos 5 anos)

  1.  

-Artigos Científicos completos, publicados em periódicos nacionais e/ou estrangeiros com corpo editorial (pontuação de acordo com os critérios definidos no Qualis p/ área de Biodiversidade)

A                         3,0 X ________ (número)

B1 e B2               2,0 X ________ (número)

B3, B4, B5          1,0 X ________ (número)

 

  1.  

-Notas científicas curtas ou novos registros de ocorrência em periódicos nacionais e/ou estrangeiros com corpo editorial

0,5 X ________ (número)

 

  1.  

Capítulos de livro internacionais em Ecologia ou áreas afins (máximo 3 pontos)

Capítulos de livro nacionais em Ecologia ou áreas afins (máximo 1,5 pontos)

Livros publicados em Ecologia ou áreas afins

1,0  X ________ (número)

 

0,5  X ________ (número)

 

1,0 x_______(número)

 

  1.  

Resumos em Congressos (inclusive resumo expandido) e artigos completos publicados em anais de eventos científicos:

-Regionais (máximo 0,6 pontos)

-Nacionais: (máximo 0,9 pontos)

-Internacionais (máximo 2,4 pontos)

 

0,1 x ________ (número)

0,15 X ________ (número)

0,4 X ________ (número)

 

ATIVIDADES PROFISSIONAIS (Últimos 5 anos)

  1.  

-Palestras ministradas (máximo 0,5)

0,05 X ________ (número)

 

 

  1.  

-Participações em bancas examinadoras e/ou concursos na área (máximo 2 pontos)

 

0,1 X ________ (número)

 

  1.  

Estágios extracurriculares em Ecologia ou áreas afins, com mais de 60 horas, realizados pelo candidato (máximo 1,2 pontos)

 

 

0,1 X ________ (número)

 

 

  1.  

-Experiência de ensino fundamental e médio na área de Biologia ou Ciências (máximo 2 pontos)

0,5 X ________ (semestre/designação)

 

  1.  

-Experiência no ensino superior na área (cursos de especialização ou mini-cursos ministrados na área ou semestres de disciplinas ministradas) com um mínimo de 15 horas/aula (máximo 2 pontos)

0,5 X _________ (número)

 

  1.  

-Outros itens a critério da Comissão examinadora

(máximo 2 pontos)

 

 

 

Anexo II – Instruções para elaboração do Projeto de Doutorado.

O Projeto de Tese a ser apresentado será utilizado para se avaliar a capacidade de redação de uma proposta de pesquisa e a viabilidade da mesma, de acordo com os objetivos do curso e as áreas de atuação dos Orientadores. 

Ele deverá ter sido previamente discutido com o(a) potencial orientador(a), e deverá conter, no máximo, 15 páginas (incluindo as referências bibliográficas) em papel A4, digitadas em espaço 1,5 e margens de 2,5cm (Times New Roman - 12): deverá conter os itens abaixo: 

Título;

Resumo (de até 300 palavras);

Introdução - apresentar o problema a ser abordado e indicar o seu estado atual de conhecimento, utilizando material bibliográfico conceitual e específico, apresentação da(s) hipótese(s) de trabalho (quando couber) - e objetivos claramente estabelecidos;

Métodos - descrever a área e/ou o objeto de estudo; indicar detalhadamente o material empregado e os procedimentos metodológicos; apresentar o delineamento amostral e os métodos de análise a serem adotados;

Cronograma - indicar, em um quadro semestral, as etapas de atividades a serem desenvolvidas durante o curso de Doutorado (obtenção de créditos em disciplinas; coleta dos dados; processamento dos dados; análise dos dados; exame de qualificação; redação final; apresentação da tese), dentro do prazo máximo de 8 (oito) semestres;

Referências Bibliográficas – formatadas de maneira consistente e especificando em nota de rodapé a fonte das normas utilizadas.

Cada candidato disporá de 15 minutos para sua exposição.

 

Anexo III – Literatura recomendada - Prova de Habilitação Teórica em Ecologia e Conservação - Mestrado Acadêmico

BEGON, M., TOWNSEND, C.R. & HARPER, J.L. 2007. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. 4a. edição. Editora Artmed, Porto Alegre.


Referência: Processo nº 23117.023861/2022-78 SEI nº 3505754