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Edital DIRIARTE nº 4/2022
16 de fevereiro de 2022
Processo nº 23117.086738/2021-87
EXAME DE SUFICIÊNCIA – CÓDIGO: IARTE33201 - Disciplina CORPOVOZ II
O Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna público o presente Edital, de âmbito interno, para realização do Exame de Suficiência IARTE33201 - Corpovoz II
I - Ementa:
Estudo do corpovoz considerando suas potencialidades criativas e expressivas. Ampliação de potencialidade de movimento. Estudo e análise do movimento e dos fundamentos técnicos e poéticos da voz em suas relações com a palavra. A sensibilização e percepção do corpo nos estudos de estado de presença.
II – Conteúdo Programático:
O som, a voz, a palavra e o sentido;
A palavra concebida em sua concretude física e perspectivada pela transdisciplinaridade em conexões com o corpo, mente, imaginação, emoção e poeticidade;
Reconhecimento das sonoridades da palavra considerada em suas relações com o espaço;
Musicalidade da fala (timbre, altura, classificação, duração, ritmo, tessitura, registros, divisão, acentuação, entonação);
Som e silêncio, movimento e pausa;
Estudo e elaboração de partitura de ações corpóreo-vocais em suas variações rítmicas e sonoras;
Estudo teórico e prático das atividades de criação corpóreo-vocais que ampliem as capacidades poéticas de movimentos.
III - Avaliação:
Prova Prática:
Apresentação para a banca deum exercício prático composto de uma partitura corpóreo-vocal utilizando um texto teatral de escolha do candidato, dandoênfase a articulação da palavra e da fala poética com a corporalidade do ator.
Necessidades para a prova prática: roupa confortável, texto teatral previamente memorizado que poderá ser escolhido e preparado anteriormente pelo candidato, espaço e iluminação que favoreça à banca avaliadora a visão de corpo inteiro do candidato e que possa se movimentar nele.
Duração: 10 a 20 minutos.
Prova Escrita:
O candidato deverá demonstrar seu conhecimento ao relacionar sua experiência prática com o conteúdo programático e a bibliografia deste edital.
O candidato realizará a prova escrita pela tarefa criada na chamada pela Plataforma Microsoft Teams.
Duração: até 2 horas.
Como as provas serão realizadas de forma remota, é necessário que o candidato tenha acesso à internet.
As provas serão realizadas pela Plataforma Microsoft Teams. O candidato deve estar previamente cadastrado na plataforma com seu email institucional.
Sobre as provas na Plataforma: será criada uma equipe na plataforma, composta pelos docentes integrantes da banca e pelo discente em exame de suficiência. No dia do exame, 30/03/2022, será enviado o link para a chamada até às 08:30h.
IV - Calendário
30/03/2022, às 09h – realização do exame de suficiência entre candidato e banca em chamada remota pela plataforma Teams.
01/04/2022 - divulgação do resultado por meio de documento SEI emitido pela coordenação do Curso de Teatro.
V - Banca Examinadora:
Profª. Drª. Mara Lucia Leal (presidente)
Prof. Drª. Ana Elvira Wuo
Prof. Dr. Daniel Furtado Simões da Silva
VI – Disposições finais
O candidato é responsável por todas as eventuais necessidades técnicas para a realização das provas prática e teórica;
O candidato é responsável pelo comparecimento pontual na chamada a ser realizada pela plataforma Teams;
A chamada do exame será gravada para fins de consulta pelos integrantes da banca;
Em caso de oscilação da rede de internet ou queda de energia, haverá até 15 minutos de espera pelo retorno do candidato. Se não houver retorno, o exame será remarcado para nova data e horário.
É facultado ao candidato o uso de espaço físico da Universidade para a realização da prova. Caso opte por utilizá-lo, o candidato deverá informar a secretaria do Curso de Teatro da UFU até o dia 18/03/2022.
Bibliografia
Básica
ALEIXO, Fernando. Corporeidade da voz do Ator. Campinas: Komedi, 2007.
BARBA, Eugênio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: um dicionário de antropologia teatral. São Paulo: É Realizações Editora, 2012.
BARBA, Eugênio. Além das ilhas flutuantes. Campinas: Hucitec, 1991.
BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator:da técnica à representação. Campinas: Ed. UNICAMP, 2001.
GROTOWISKI,Jerzy; FLASZEN, Ludwik; BARBA, Eugênio. O teatro laboratório de JerzyGrotowski: 1959 - 1969. São Paulo: Perspectiva: Edições SESC, 2007.
Complementar:
CAMPO, Giuliano. Trabalho de voz e corpo de Zygmunt Molik: o legado de Jerzy Grot
GAYOTTO, Lucia Helena. Voz: partitura da ação. São Paulo: Summus, 1997.
LIGIÉRO, Zeca (Org.). Performance e antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.
FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
OIDA, Yoshi. Um ator errante. São Paulo: Beca Produções Culturais, 1999.
RENGEL, Lenira. Dicionário Laban. São Paulo: Annablume, 2003.
ROMANO, Lúcia. O teatro do corpo manifesto: teatro físico. São Paulo: Perspectiva/Fapesp, 2005.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
PROF. DR. JARBAS SIQUEIRA RAMOS
Diretor do Instituto de Artes
Portaria nº. 406/2020
Documento assinado eletronicamente por Jarbas Siqueira Ramos, Diretor(a), em 16/02/2022, às 12:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.086738/2021-87 | SEI nº 3380922 |