Boletim de Serviço Eletrônico em 16/02/2022

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
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Timbre

Edital DIRIARTE nº 2/2022

16 de fevereiro de 2022

Processo nº 23117.086738/2021-87

EXAME DE SUFICIÊNCIA – Disciplina IARTE33102–Atuação: improvisação I

O Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna público o presente Edital, de âmbito interno, para realização do Exame de Suficiência – IARTE33102 - Atuação: Improvisação I

Ementa

Estudo teórico-prático das diversas técnicas de improvisação e jogos utilizados em teatro; vivência prática da presença do ator em ação. O jogo e a improvisação como elementos básicos no trabalho do ator/professor. 

Conteúdo Programático

As diversas técnicas de improvisação e jogos utilizados em teatro.

O conceito e a importância da improvisação para o trabalho do ator.

A vivência prática da presença do ator em ação.

O jogo e a improvisação como elementos básicos no trabalho do ator/professor. 

O uso dos diferentes tipos de jogos – tradicionais e teatrais – no processo de aquecimento corpóreo-vocal e no desenvolvimento da capacidade lúdica.

O conhecimento da improvisação como procedimento de jogo e criação, e o desenvolvimento da capacidade de jogo.

A aceitação dos imprevistos, dos riscos e dos acidentes apresentados pela cena e pelo oficio de ator.

Avaliação:  

Prova Prática: 

Realização de improvisação com foco no jogo, na capacidade de adaptar-se a situações e instruções, e na criação e desenvolvimento de situações lúdico-dramáticas.

Necessidades para a prova prática: roupa confortável, espaço e iluminação que favoreça à banca avaliadora a visão de corpo inteiro do candidato e que ele possa se movimentar nele.

Duração: 20 a 30 minutos. 

Prova Escrita: 

O candidato deverá demonstrar o conhecimento e a experiência prática do conteúdo programático e bibliografia deste edital; 

O candidato realizará a prova escrita pela tarefa criada na chamada pela plataforma Microsoft Teams.

Duração: até 2 horas. 

Como as provas serão realizadas de forma remota, é necessário que o candidato tenha acesso à internet. 

As provas serão realizadas pela Plataforma Microsoft Teams. O candidato deve estar previamente cadastrado na plataforma com seu email institucional. Sobre as provas na Plataforma: será criada uma equipe na plataforma, composta pelos docentes integrantes da banca e pelo discente em exame de suficiência. No dia do exame 16/03/2022, será enviado o link para a chamada até às 08:30h.

Calendário:  

16/03/2022, às 09h – realização do exame de suficiência entre candidato e banca em chamada remota pela plataforma Teams.

18/03/2022 - divulgação do resultado por meio de documento SEI emitido pela coordenação do Curso de Teatro.

Banca Examinadora:  

Profª. Drª. Mara Lucia Leal  

Prof. Drª. Ana Elvira Wuo

Prof. Dr. Daniel Furtado Simões da Silva 

Disposições finais

O candidato é responsável por todas as eventuais necessidades técnicas para a realização das provas práticas e teóricas;

O candidato é responsável pelo comparecimento pontual na chamada a ser realizada pela plataforma Teams;

A chamada do exame será gravada para fins de consulta pelos integrantes da banca;

Em caso de oscilação da rede de internet ou queda de energia, haverá até 15 minutos de espera pelo retorno do candidato. Se não houver retorno, o exame será remarcado para nova data e horário.

É facultado ao candidato o uso de espaço físico da Universidade para a realização da prova. Caso opte por utilizá-lo, o candidato deverá informar a secretaria do Curso de Teatro da UFU até o dia 11/03/2022

Bibliografia 

Básica 

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atoresRio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998. 

CHACRA, Sandra. Natureza e sentido da improvisação teatral. São Paulo: Perspectiva, 1983. 

COURTNEY, Richard. Jogo, teatro e pensamento. São Paulo: Perspectiva, 1980. 

SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001. 

Complementar 

DE PAULA, José Eduardo. Jogo e Memória: Essências - Cena Contemporânea e o Jogo do Círculo Neutro como anteparos para os processos de preparação e criação do ator. (Tese de Doutorado). São Paulo: USP/ Escola de Comunicações e Artes, 2015. (Disponível em: http://jogoememoria.blogspot.com.br). 

JANUZELLI, Antonio. A aprendizagem do ator. São Paulo: Ática, 1992. 

JOHNSTONE, Keith. IMPRO, la impovisacion y el teatro. Santiago de Chile, Editorial Quatro Vientos, 1990. (5ªedición, 2008). 

KOUDELA, Ingrid. Jogos teatraisSão Paulo: Perspectiva, 1984. 

KOUDELA, Ingrid. Texto e jogoSão Paulo: Perspectiva e FAPESP, 1996. 

MUNIZ, Marina de Lima. Improvisação como espetáculo: processo de criação e metodologias de treinamento do ator-improvisador. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015. 

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criaçãoRio de Janeiro: Imago, 1977. 

PUPO, Maria Lucia de Souza Barros. Entre o Mediterrâneo e o AtlânticoSP: Perspectiva, 2005. 

RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar. São Paulo: CosacNaif, 2009. 

 

PROF. DR. JARBAS SIQUEIRA RAMOS
Diretor do Instituto de Artes
Portaria nº. 406/2020


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Documento assinado eletronicamente por Jarbas Siqueira Ramos, Diretor(a), em 16/02/2022, às 12:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.086738/2021-87 SEI nº 3380886