Boletim de Serviço Eletrônico em 11/02/2021

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
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Timbre

Edital DIRIARTE nº 2/2021

08 de fevereiro de 2021

Processo nº 23117.003977/2021-18

EXAME DE SUFICIÊNCIA – DISCIPLINA GAV036 - Estágio Supervisionado 4

O Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna público o presente Edital, de âmbito interno, para realização de Exame de Suficiência na disciplina GAV036 - Estágio Supervisionado 4, requerido pela discente Cláudia Silva Guimarães, Matrícula: 11711ATV237.

 

ementa:

Na disciplina Estágio Supervisionado 4, os alunos partem de uma problemática comum que envolve questões sociais, culturais, plásticas e estéticas (que são levantadas a partir dos conhecimentos vivenciados ao longo do curso) e a relacionam a um determinado espaço que pode ser público ou privado.

Os alunos elaboram, planejam e desenvolvem uma ação Cultural/Educativa que acontece junto às pessoas que circulam ou convivem no espaço escolhido. Dessa forma as pessoas abordadas durante as ações planejadas participam apenas uma vez da ação, de modo que a ela tenha que contemplar em si a possibilidade de fazer o participante construir conhecimentos e ao mesmo tempo expressar suas ideias, emoções e impressões sobre o tema escolhido. Além disso, os alunos constroem urn Material Didático que pode ter o formato de um vídeo, um catálogo, um CD, um livro, jogos, pranchas e caixas com imagens, etc, para ser utilizado durante a ação, contribuindo com a potencialização das estratégias de divulgação e de atuação junto aos sujeitos que participam das ações planejadas. Durante todo o processo os alunos registram as informações visuais, geográficas e verbais que acontecem e no final fazem a análise crítica e discussão dos resultados obtidos e seus desdobramentos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Ação Cultural e de Ação Educativa;

Concepção de Espaço e seus desdobramentos

Exemplos de Ação Cultural e Ação Educativa I I

Planejamento e Execução de uma Ação Cultural-um processo de pesquisa.

Procedimentos de criação.

Material Didático – referências metodológicas e apresentação visual.

AVALIAÇÃO:

Entrega de relatório crítico (com portfólio) e seus anexos, do estágio realizado em espaço não formal – para a banca, envio on-line, contendo:

Texto crítico ( reflexão teórico conceitual) sobre a concepção e execução do projeto educativo a ser realizado no estágio, com ao menos duas das referências bibliográficas indicadas (básica ou complementar) e uma referência bibliográfica trazida pelo aluno; o registro visual dos processos e trabalhos desenvolvidos devem aparecer no corpo do texto. O conjunto de atividades (concepção e execução) devem ser condizentes com a carga horária de 120 horas.

Anexos: carta de aceite do responsável pelo local do estágio incluindo assinatura (ficha anexa), CPF e contatos; documentos complementares (outros registros visuais não apresentados no corpo do relatório crítico, se necessário), lista de presença e avaliação dos participantes; fichas de acompanhamento constando as atividades desenvolvidas e a carga horária detalhada com assinatura do responsável pelo acompanhamento do estágio.

Portfólio (outras produções educativas e artísticas realizadas durante o curso)

Defesa para a banca do conjunto de documentos entregue;

Apresentação oral do relatório, anexos e portfólio, entregue à banca, com respostas a possíveis questionamentos dos avaliadores.

DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Será avaliada a pertinência do projeto, a coerência da proposta, e a explanação realizada pelo discente.

A consistência do texto escrito, considerado em seu conteúdo e formatação, os comentários referentes a articulação entre a bibliografia indicada e as práticas educativas realizadas no estágio e as respostas aos questionamentos dos membros da banca.

Espera-se uma articulação prático-teórica. Para a parte textual será levado em conta a correção do texto em termos gramaticais e a obediência às normas da ABNT referentes à formatação do texto e referências bibliográficas.

cronograma

Entrega do relatório:

Dia

22/02/2021

via secretaria do curso email: coart.ufu@gmail.com

Banca:

Dia

23/02/2021

Duração: 30 a 40 minutos.

início da banca: 18 horas

Local: Plataforma M Conf. Enviada um dia 18/02/2021 pelo SEI e por e-mail.

Divulgação do resultado:

Dia

26/02/2021

Na página do IARTE.

Prazo para recurso:

Dois dias úteis, a partir da publicação do resultado.

via secretaria do curso email: coart.ufu@gmail.com

BANCA EXAMINADORA:

BIBLIOGRAFIA

AMARAL, Lilian. Mediações: Arte pública, cotidiano urbano e reconstrução social. In Arte e pesquisa: especificidades. Ensino e Aprendizagem em arte; linguagens visuais/ Maria Beatriz de Medeiros (Org.) -Brasília: DF Editora da Pós-graduação em Arte da Universidade de Brasília, 2004. v. 2.

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte, C/Arte, 1998. (p. 114-125)

BERNARDES, Marcelo. 0 dominó de Christo. In Revista Época, 21 de fevereiro de 2005.

COELHO, Teixeira. 0 que e Ação Cultural.16 ed. Brasiliense, São Paulo, 1994.

COUTINHO, Rejane, et. all. Estratégia de mediação para a exposição Morte das Casas-Nuno Ramos. In Arte e pesquisa: especificidades. Ensino e Aprendizagem em arte; linguagens visuais/ Maria Beatriz de Medeiros (Org.) -Brasília: DF Editora da Pós-graduação em Arte da Universidade de Brasília, 2004. v. 2.

Dicionário Crítico de Política Cultural. São Paulo, Iluminuras, 1997.

Escola com arte: uma experiência nos fins de semana. (folder). Concepção e Coordenação Nair Kremer.

KREMER, Nair. Deslocamentos: experiências de Arte-educação na Periferia de São Paulo. São Paulo, EDUSP, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo I Vitae, 2003.

Labirinto da Moda: uma aventura infantil, SESC-SP, 1996.

MENGOZZI, Federico. Epopeia em concreto. Revista Época, 22 de novembro de 2004.

MORIN, France. A quietude da terra: vida cotidiana, arte contemporanea e projeto axe. Museu de arte Moderna da Bahia, 2000.

FRANGE,Lucimar Bello Pereira; VASCONCELLOS, Luiz Gonzaga Falcão, ( org.). Oficina de Desenho Urbano: desenhando e construindo a cidade no cerrado Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia I PROEX, 2002.

Projeto Periferia. Secretaria Municipal de Cultura de Sao Paulo, Centro Cultural de Sao Paulo, 1983.

RIZZI, Maria Christina Souza Lima e VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Ação educativa na Exposição Brasil 50 mil anos: princípios e propostas. In 2° encontro de Experiências e Políticas Museológicas. Universidade Federal de Uberlândia, agosto de 2002.

Sem muros, 100 Muros. Revista Educação. Agosto de 2000 (em xerox) 100 muros da Vila Madalena. RevistaAvisaLá. N° 6-abril, 2001.

MARTINS, Mirian Celeste (Org.) Mediação: provocaçõesestéticas.São Paulo: Unesp, V.l, n.l, outubro de 2005.

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos, COUTINHO, Rejane Galvão, SALES, Heloisa Margarido. Artes Visuais: Da exposição à sala de aula. São Paulo: Edusp, 2005, 204 p.

 

 

Uberlândia, 10 de fevereiro de 2021

 

PROF. DR. VANILTO ALVES DE FREITAS
Diretor Substituto do Instituto de Artes
Portaria nº. 492/2020


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Documento assinado eletronicamente por Vanilto Alves de Freitas, Diretor(a) substituto(a), em 11/02/2021, às 10:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.003977/2021-18 SEI nº 2554430