Boletim de Serviço Eletrônico em 30/09/2020

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História

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Timbre

Edital PPGHI nº 3/2020

30 de setembro de 2020

Processo nº 23117.058081/2020-87

 

EDITAL N. 03/PPGHI/ RECREDENCIAMENTO DE DOCENTES

 

 

O programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia, em conformidade com a Resolução n. 8/2020, que dispõe sobre o novo Regulamento do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia, com a Resolução No. 1/2019, que dispõe sobre procedimentos para credenciamento, enquadramento, habilitação, recredenciamento e descredenciamento de docentes do PPGHI, e com o Documento de Área (História) da CAPES, torna público o processo de recredenciamento de docentes, nos termos estabelecidos neste edital.

 

 

1– DA FINALIDADE

 

Estabelecer condições e abrir processo para recredenciamento de docentes para o PPGHI/UFU, em suas três linhas de pesquisa: a) Linguagens, Identidades e Subjetividades; b) Práticas Culturais e Relações de Poder; c) Territorialidades, Cultura e Poder.

 

 

2– DAS INSCRIÇÕES

 

2.1 – Por meio do presente Edital ficam abertas as inscrições para o recredenciamento de docentes para o PPGHI/UFU, para o quadriênio 2021-2024.

2.2 – Os candidatos e candidatas ao recredenciamento no PPGHI deverão indicar, na ficha de inscrição, a linha de pesquisa à qual pretendem se vincular.

2.3 - As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 9 e 10 de outubro, mediante envio da ficha de inscrição preenchida (Anexo I) e dos documentos exigidos no item 2.4 deste edital para o e-mail editaisppghi@inhis.ufu.br.

 

      2.3.1 -  O edital, a ficha de inscrição e tabela de pontuação estão disponíveis no site www.ppghis.inhis.ufu.br

      2.3.2 -  A ficha de inscrição, a tabela de pontuação e os documentos devem ser enviados exclusivamente em formato pdf (Portable Document Format) em um único documento.

 

 2.4 – Documentos necessários para a inscrição:

      a)Ficha de inscrição preenchida (Anexo I ).

      b)Currículo Lattes atualizado

      c)Tabela de pontuação da produção do docente devidamente preenchida, correspondente ao período do quadriênio 2017-2020. (Anexo II)

      d)Projeto de Pesquisa ou de Extensão sob sua coordenação.

      e)Plano de trabalho a ser desenvolvido no PPGHI, em que devem constar as seguintes informações: disponibilidade em ministrar disciplina obrigatória e/ou optativa no quadriênio de 2021-2024; disponibilidade de compor comissões (permanentes e/ou provisórias) e colegiado; planejamento e compromisso de publicação de, ao menos, um artigo em periódicos de altos estratos, no quadriênio de 2021-2024, dentre outras produções bibliográficas, conforme classificação vigente no respectivo quadriênio.

      f)Comprovantes das informações contidas na tabela preenchida sobre a produção e atuação do docente entre os anos de 2017 e 2020.

 

3 – DOS REQUISITOS

 

 3.1 – Para o recredenciamento de docente no PPGHI, os/as candidato/as devem atender aos requisitos previstos no Art. 13º da Resolução No. 1/2019.

 

 

4 – DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO PARA O RECREDENCIAMENTO

 

 4.1 – A avaliação das solicitações de recredenciamento ficará a cargo de uma comissão composta por três integrantes designados pelo Colegiado do PPGHI, obedecendo ao Art. 18 da Resolução No. 8/2020.

 4.2 – A comissão foi nomeada pela Portaria PPGHI Nº 9, de 23 de setembro de 2020, após aprovação no Colegiado do Programa.

 4.3 – A comissão é composta pela coordenadora do Programa de Pós-graduação em História, Profa. Dra. Ana Paula Spini (presidente), pela Profa. Dra. Ana Flávia Cernic Ramos, membro da Comissão de Autoavaliação e Planejamento e pela Profa. Dra. Adriana Romeiro, docente do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGH/UFMG).

 4.4 – A comissão poderá, durante o período de sua atuação, requerer que o/a candidato/a sane eventuais dúvidas e preste esclarecimentos que forem necessários.

 4.5 – O resultado preliminar quanto ao recredenciamento dos/as candidatos/as será divulgado no dia 14 de outubro, após as 17 horas.

 4.6 – Os recredenciamentos resultantes desse processo terão vigência a partir do início do próximo quadriênio, em 2021.

 4.7 – Os/as candidatos/as poderão encaminhar recurso contra o resultado do processo de recredenciamento até 48 (quarenta e oito) horas após a divulgação do resultado. O recurso deverá ser encaminhado à Coordenação do PPGHI, via e-mail para editaisppghi@inhis.ufu.br, que o submeterá à apreciação do Colegiado de forma a emitir parecer definitivo, a ser devidamente informado ao/à candidato/a.

 4.8 – Os pareceres emitidos acerca das solicitações de recredenciamento e o relatório da comissão serão apreciados pelo Colegiado do PPGHI em reunião subsequente à finalização dos trabalhos, de modo a deliberar sobre sua aprovação.

 4.9 – Os trabalhos da comissão envolverão, além da elaboração de parecer para cada solicitação e pareceres quanto a possíveis recursos interpostos por candidato/as, a preparação de um relatório das suas atividades, a ser encaminhado ao Colegiado do PPGHI até o dia 19 de outubro.

 4.10 – O resultado definitivo quanto à classificação dos/as candidatos/as será divulgado até o dia 20 de outubro, após aprovação e homologação pelo Colegiado.

 

 

5 – DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

 

 5.1 - Os recredenciamentos resultantes do presente processo terão duração de até 4 (quatro) anos, a depender do planejamento estratégico do Programa para o quadriênio 2021-2024 e considerando o resultado da avaliação do quadriênio 2017-2020.

 5.2 - O/a credenciado/a ficará sujeito/a ao Regulamento do PPGHI (Resolução N. 8/2020 do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação) e à Resolução do Colegiado do PPGHI de credenciamento, recredenciamento, enquadramento e descredenciamento vigente no quadriênio 2021-2024.

 5.3 - Os casos omissos serão decididos pela comissão em seu período de atuação, e pelo Colegiado do PPGHI, findo o período de atuação da comissão.

 5.4 - Os credenciamentos serão homologados  pelo Conselho de Pesquisa e Pós-graduação

 

 

 

Ana Paula Spini

Coordenadora do PPGHI

Portaria Reito Nº 761/2019

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ana Paula Spini, Coordenador(a), em 30/09/2020, às 16:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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ANEXOS AO Edital

ANEXO I

 

FICHA DE INSCRIÇÃO | Edital N.03/2020QPPGHI

RECREDENCIAMENTO DE PROFESSORES PARA ATUAR NO PPGHI/UFU

 

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome:

Universidade de origem:

Endereço profissional:

Endereço residencial:

Telefone:

E-mail:

 

CATEGORIA DO DOCENTE NO QUADRIÊNIO 2017-2020

(   ) Colaborador (a)

(   ) Permanente

 

LINHA DE PESQUISA EM QUE DESEJA SE CREDENCIAR

(   ) Linha Linguagens, Identidades e Subjetividades.

(   ) Linha Práticas Culturais e relações de Poder.

(   ) Linha Territorialidades, Cultura e Poder.

 

DOCUMENTOS SOLICITADOS E APRESENTADOS NESTA INSCRIÇÃO (EM FORMATO PDF):

(   ) Ficha de inscrição preenchida, seguindo o modelo em anexo neste edital. (Anexo l)

(   ) Currículo Lattes atualizado

(   ) Tabela de pontuação da produção do docente (Anexo II).

(   ) Projeto de Pesquisa ou Extensão sob sua coordenação.

(   ) Plano de trabalho a ser desenvolvido no PPGHI

(   ) Comprovantes das informações contidas na tabela (Anexo II).

 

                                                                         Uberlândia, ..... de................................. de 2020.

 

                                                                                                        

                                                                                                         Assinatura

 

 

 

 

ANEXO II

Edital N.03/2020 PPGHI RECREDENCIAMENTO DE PROFESSORES NO PPGHI/UFU

 

TABELA DE PONTUAÇÃO PARA RECREDENCIAMENTO

PONTUAÇÃO MÍNIMA 140

CATEGORIAS

MÁXIMO

MÍNIMO

PONTOS

RESULTADO

Categoria 1 – Funções administrativas

 

4

 

 

Direção, Coordenação da Graduação e da

Pós-graduação – por mandato

 

 

20

 

Coordenações de órgãos complementares –

por mandato

 

 

10

 

Participação no Colegiado do Curso – por

Mandato

 

 

8

 

Participação em bancas de seleção por ano –

Cada

 

 

4

 

Participação em comissões permanentes por

ano – cada

 

 

6

 

Participação em outras comissões – cada

 

 

3

 

Categoria 2 – Orientações

 

12

 

 

Orientações na Pós-graduação

 

10

 

 

Defesa de doutorado

 

 

12

 

Defesa de mestrado

 

 

10

 

Doutorado em andamento

 

 

8

 

Mestrado em andamento

 

 

5

 

Orientações na Graduação

 

 

 

 

Defesa de monografia

 

 

2

 

Monografia em andamento

 

 

2

 

Iniciação Científica (com ou sem bolsa)

 

 

           2

 

Iniciação à Docência (PIBID)

 

 

           2

 

Orientações de outra natureza

-

-

 

 

Coordenação de Grupos de Estudo

 

 

          2

 

Coordenação de simpósios temáticos

 

 

          2

 

Categoria 3 – Inserção Regional

 

 

 

 

Ações extra acadêmicas na educação básica (assessoria, capacitação, cursos de

formação, etc)

 

 

          8

 

Ações junto a entidades da Sociedade civil e instituições públicas (assessorias a ongs, ANPUH, projetos, cursos de extensão e outras formas de colaboração junto a agência de fomento e outros)

*Pontuação por ação

 

 

          8

 

Categoria 4 – Produção técnica

 

20

 

 

Resenha e artigo publicado em jornal ou

 

 

30

 

revista de divulgação

 

 

 

 

Editoração (revista e anais)

 

 

30

 

Organização de livro e catálogo

 

 

50

 

Produção/organização de material didático

 

 

30

 

Organização de dossiê em periódico

 

 

30

 

Prefácio, Posfácio

 

 

15

 

Tradução de livro

 

 

50

 

Tradução de capítulo

 

 

20

 

Participação em evento científico com apresentação de trabalho (conferência,

mesa-redonda e outros)

 

 

5

 

Organização de evento e curadorias

 

 

40

 

Parecer Ad Hoc

 

 

5

 

Categoria 5 – Produção bibliográfica

 

100

 

 

Livro autoral

 

 

250

 

Capítulo de livro

 

 

80

 

Verbetes

 

 

40

 

Artigo em periódico Qualis A1

 

 

100

 

Artigo em periódico Qualis A2

 

 

85

 

Artigo em periódico Qualis B1

 

 

70

 

Artigo em periódico Qualis B2

 

 

55

 

Artigo em periódico Qualis B3

 

 

40

 

Artigo em periódico Qualis B4

 

 

25

 

Artigo em periódico Qualis B5

 

 

10

 


Referência: Processo nº 23117.058081/2020-87 SEI nº 2292612