Boletim de Serviço Eletrônico em 13/11/2019

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais

Av. Pará, 1720, Bloco 2D, Sala 26 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38405-320
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Timbre

Edital COPEC nº 5/2019

13 de novembro de 2019

Processo nº 23117.098600/2019-14

edital copec nº 5/2019 - seleção de candidatos a bolsa de pós-doutorado PNpd/capes

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais da Universidade Federal de Uberlândia torna público o processo seletivo simplificado para seleção de um bolsista para estágio de Pós-Doutorado dentro do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A seleção ocorrerá em conformidade com o Regulamento do PNPD da Capes (Portaria Capes nº. 86, de 03 de julho de 2013), disponível em:  http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes.

 

pré-requisitos

Para assumir a bolsa o candidato deve ter título de Doutorado obtido ou convalidado em Programa de Pós-Graduação reconhecido pela Capes.

O currículo do candidato deve apresentar atividades de pesquisa em Ecologia ou áreas afins.

O projeto de pesquisa apresentado deve estar claramente inserido dentro de uma das linhas de pesquisa do Programa (veja: http://www.ppgeco.ib.ufu.br/areas-e-linhas-de-pesquisa) desenvolvida por seus docentes (veja: http://www.ppgeco.ib.ufu.br/docentes). O projeto deve ser passível de realização nas condições de infra-estrutura e facilidades de trabalho de campo e laboratório existentes na UFU.

O candidato deverá ter dedicação exclusiva ao estágio de Pós-Doutorado durante a sua vigência.

inscrições

Período. As inscrições estarão abertas no período de 02 a 6 de dezembro de 2019. Só serão aceitas inscrições via e-mail, as quais deverão ser enviadas para o e-mail pnpdecologia2018@gmail.com.

Serão aceitas apenas as inscrições recebidas via e-mail no período indicado no item 2.1, devidamente acompanhadas de todos os documentos necessários. As inscrições via e-mail devem conter dois arquivos em formato PDF, sendo que um dos arquivos deverá conter a ficha de inscrição, a cópia do diploma e da identidade (ou CNH) e o projeto de pesquisa, e o segundo arquivo deverá conter o currículo e os comprovantes em ordem e numerados.

Homologação e recursos. As inscrições serão homologadas até o dia 9 de dezembro e os candidatos serão informados via e-mail. Em caso de problemas no processo de homologação os candidatos terão até o dia 11 de dezembro para interpor recurso ou solicitar correções no processo de inscrição. Recursos ou correções deverão ser feitos também via e-mail pnpdecologia2018@gmail.com.

Documentos necessários

Ficha de inscrição devidamente preenchida (Anexo I);

Cópia digital, em PDF, do Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br), com cópias da primeira página de artigos, livros ou capítulos publicados (que contenham informações bibliográficas completas ou links para tais informações) e cópias dos certificados relativos à experiência didática em graduação e/ou pós-graduação;

Projeto de pesquisa (até 20 páginas, com espaçamento duplo), apresentando: introdução, objetivos, material e métodos, cronograma de execução (considerando a possibilidade do período de bolsa se estender por até 5 anos) e referências bibliográficas pertinentes;

Cópia do diploma de graduação e do doutorado (ou comprovante de conclusão e homologação sem condicionantes do título de doutorado; ou ainda o protocolo da solicitação de emissão de diploma);

Cédula de Identidade com foto claramente visível: RG, CNH ou RNE, no caso de candidatos estrangeiros;

CPF (cópia simples);

Prova de quitação com o serviço militar (cópia simples);

Título de eleitor (cópia simples);

Certidão de quitação eleitoral (pode ser a impressa do site do TSE - www.tse.gov.br);

processo seletivo

Classificação e seleção dos candidatos inscritos. A seleção dos candidatos inscritos será realizada em fase única, considerando a análise da documentação entregue de acordo com o item 2.4 deste edital. Os seguintes critérios serão utilizados na avaliação dos candidatos nos dois itens previstos:

Produção científica do candidato avaliada por meio do seu Currículo Lattes e comprovantes. Serão avaliados os seguintes itens do currículo: publicação e aceite de artigos completos em periódicos indexados conforme Qualis CAPES, livros organizados, livros ou capítulos de livros publicados ou aceitos e experiência didática em Graduação e Pós-Graduação (ver tabela de pontuação Anexo II).

Projeto de pesquisa. Serão avaliados os seguintes itens: 1) clareza na apresentação da fundamentação teórica e hipóteses, 2) adequação dos métodos, 3) exequibilidade, 4) potencial para contribuição científica; 5) vinculação com linhas de pesquisa ativas de docentes do PPG e 6) possibilidade de realização nas condições de infra-estrutura e facilidades de campo e laboratório existentes na UFU.

A cada um dos itens elencados acima será atribuída uma nota de 0 (zero) a 100 (cem), sendo as notas proporcionais à melhor pontuação obtida pelos candidatos em cada item.

A classificação final será elaborada com base na média ponderada calculada da seguinte forma: item (a) 60% da nota final, item (b) 40% da nota final. Serão eliminados os candidatos que não apresentarem pelo menos 60% de aproveitamento na média ponderada final.

Divulgação dos resultados. Os resultados serão divulgados a partir do dia 16 de dezembro de 2019 pelo site: http://www.ppgeco.ib.ufu.br, sem prejuízo para possíveis recursos ou pedidos de ajustes na documentação, que como mencionado, poderão ser interpostos até o dia 11 de dezembro. Os candidatos selecionados também serão informados diretamente e deverão ter condições de realizar suas matrículas tão logo existam vagas disponíveis. O PPGECRN chama a atenção que a instalação da bolsa atende aos calendários e disponibilidade da agência de fomento.

duração e valor da bolsa

A duração da bolsa de estágio de Pós-doutorado é de um ano, podendo ser renovada no final de cada período até completar, no máximo, cinco anos.

Não há uma data definida para início da vigência das bolsas, mas esperamos ter uma cota de bolsa para início em fevereiro de 2020.

O valor da bolsa é estabelecido pela Capes, conforme consta em: http://www.capes.gov.br/bolsas/valores-das-bolsas.

Dos deveres do bolsista

Elaborar Relatório de Atividades Anual a ser submetido à análise e avaliação do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais;

Manter produção científica compatível com o programa PNPD e em colaboração com docentes ou discentes do PPGECRN (é competência do colegiado do PPGECRN determinar a qualidade e quantidade da produção científica satisfatória);

Elaborar e encaminhar Relatório Final em até 60 (sessenta) dias após o encerramento da respectiva bolsa;

Dedicar-se às atividades do projeto;

Restituir a CAPES os recursos recebidos irregularmente.

informações complementares

Seleção dos candidatos. O processo de avaliação dos candidatos é de responsabilidade do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais.

A inscrição no processo seletivo implica em concordância com as resoluções citadas neste edital.

Será eliminado do Processo Seletivo, a qualquer tempo, o candidato que utilizar meios fraudulentos por ocasião da inscrição.

Casos omissos. Casos omissos serão decididos pela Comissão de seleção e Colegiado do PPGECRN.

DOS ANEXOS

Integram este Edital, independentemente de transcrição, os seguintes anexos:

Anexo I – Formulário de inscrição (SEI nº 1690696).

Anexo II – Tabela de pontuação (SEI nº 1690697).

 

Paulo Eugênio Alves Macedo de Oliveira
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais do Instituto de Biologia
Portaria SEI REITO nº 320, de 18 de abril de 2018


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Documento assinado eletronicamente por Paulo Eugênio Alves Macedo de Oliveira, Coordenador(a), em 13/11/2019, às 16:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1689695 e o código CRC CD5CB58A.



 


Referência: Processo nº 23117.098600/2019-14 SEI nº 1689695