Boletim de Serviço Eletrônico em 27/06/2019

 

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Timbre

Edital DIRIARTE nº 9/2019

26 de junho de 2019

Processo nº 23117.046930/2019-16

Edital para Realização do Exame de Suficiência da Componente Curricular GTE109 – Laboratório de Encenação

Discente: Vitor Matsuo Toyama Pires

 

OBJETO:

O Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna público o presente Edital, de âmbito interno, para realização do Exame de Suficiência da componente curricular GTE109 – Laboratório de Encenação.

 

I Ementa:

Criação e encenação de uma cena ou espetáculo teatral sob a supervisão do professor.

 

II Conteúdo:

1. Os diferentes processos de encenação;

2. Os meandros e os desdobramentos dos processos de uma criação e/ou uma composição cênica; 

3. Os elementos da encenação: dispositivos para a criação e/ou composição, o(s) intérprete(s), a cenografia, a luz cênica, o figurino, a maquiagem, a sonoplastia, as projeções audiovisuais, entre outros;

4. A figura do encenador e/ou diretor e suas funções.

 

III Avaliação:

IV Informações:

Dia da prova: 10/07/2019.

Local: Sala de Encenação (A confirmar).

Horário: 15h00

Divulgação do resultado: 12/07/2019, na página do IARTE.

 

V Banca Examinadora:

Prof. Dr. José Eduardo de Paula

Profa. Dra. Mara Lucia Leal

Prof. Dr. Mário Piragibe

 

VI Bibliografia:

 Básica:

BOGART, Anne. A preparação do diretor. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

FO, Dario. Manual mínimo do ator. São Paulo: Ed. Senac, 1998.

ROUBINE, Jean-Jacques. A Linguagem da Encenação Teatral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1982.

WEKWERTH, Manfred. Diálogos sobre a encenação: um manual de direção teatral. São Paulo: Hucitec, 1986.

LECOQ, Jacques. O corpo poético: Uma pedagogia da criação teatral. São Paulo: Ed. Senac e Sesc, 2010.    

 

Complementar:

ARAÚJO, Antônio. A Encenação no Coletivo: desterritorializações da Função do Diretor no Processo Colaborativo. Tese de Doutorado em Artes Cênicas – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.

ASLAN, Odete. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 1994.

BARBA, Eugenio. Queimar a casa: origens de um diretor. SP: Perspectiva, 2010.

BRECHT, Bertolt. Estudos sobre o Teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

BROOK, Peter. O espaço vazio. Rio de Janeiro: Apicuri, 2015.

CAMARGO, Roberto Gill. Função estética da luz. São Paulo: Perspectiva, 2012.

FÉRAL, Josette. Encontros com Ariane Mnouchkine. São Paulo: SENAC, 2010.

FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. SP: Perspectiva, 2015.

FERNANDES, Sílvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2013.

GALIZIA, Luiz Roberto. Os processos criativos de Robert Wilson. São Paulo: Perspectiva, 1986.

LEAL, Mara Lucia. Memória e(m) performance. Uberlândia: EDUFU, 2015.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: CosacNaify, 2007.

MEYERHOLD, Vsévolod Emilevich. Do Teatro. (Tradução e notas de Diego Moschkovich). SP: Iluminuras, 2012.

MUNIZ, Mariana de Lima. Improvisação como espetáculo: processo de criação e metodologias de treinamento do ator-improvisador. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2015.

PAVIS, Patrice. A Encenação Contemporânea: origens, tendências, perspectivas. São Paulo: Perspectiva, 2010.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

PAVIS, Patrice. A Análise dos Espetáculos. SP: Perspectiva, 2003.

RAMOS, Adriana Vaz. O design de aparência de atores e a comunicação em cena. São Paulo: SENAC, 2013.

RÉMY, Tristan. Entradas clownescas: Uma dramaturgia do clown. Tradutor: Caco Mattos e Carolina Gonzalez. São Paulo: Ed. Sesc, 2015.

RODRIGUES, Cristiano Cezarino. O espaço do jogo: Espaço Cênico – Teatro Contemporâneo. Dissertação de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo – Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2008.

ROUBINE, Jean-Jacques. A Linguagem da Encenação Teatral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1982.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

TORRES NETO, Walter de Lima. “Os diferentes processos de encenação e as diferentes acepções do encenador”. In: Repertório, nº 13, ano 12, Salvador, 2009.


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Documento assinado eletronicamente por Cesar Adriano Traldi, Diretor(a), em 26/06/2019, às 15:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.046930/2019-16 SEI nº 1349201