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Edital DIRIARTE nº 6/2019
23 de maio de 2019
Processo nº 23117.019396/2019-75
Edital para Realização do Exame de Suficiência da Componente Curricular GTE109 – Laboratório de Encenação
discente: adriel henrique parreira
OBJETO:
O Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna público o presente Edital, de âmbito interno, para realização do Exame de Suficiência da componente curricular GTE109 – Laboratório de Encenação.
I Ementa:
Criação e encenação de uma cena ou espetáculo teatral sob a supervisão do professor.
II Conteúdo:
1. Os diferentes processos de encenação;
2. Os meandros e os desdobramentos dos processos de uma criação e/ou uma composição cênica;
3. Os elementos da encenação: dispositivos para a criação e/ou composição, o(s) intérprete(s), a cenografia, a luz cênica, o figurino, a maquiagem, a sonoplastia, as projeções audiovisuais, entre outros;
4. A figura do encenador e/ou diretor e suas funções.
III Avaliação:
IV Informações:
Dia: 14/06/2019.
Local: Sala de Encenação (A confirmar).
Horário: 9h00
Divulgação do resultado: 17/06/2019, na página do IARTE.
V Banca Examinadora:
Profª. Drª. Fatima Antunes da Silva (presidente)
Profª. Drª. Rosimeire Gonçalves dos Santos
Prof. Dr. Mário Piragibe
VI Bibliografia:
Básica:
BOGART, Anne. A preparação do diretor. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
FO, Dario. Manual mínimo do ator. São Paulo: Ed. Senac, 1998.
ROUBINE, Jean-Jacques. A Linguagem da Encenação Teatral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1982.
WEKWERTH, Manfred. Diálogos sobre a encenação: um manual de direção teatral. São Paulo: Hucitec, 1986.
LECOQ, Jacques. O corpo poético: Uma pedagogia da criação teatral. São Paulo: Ed. Senac e Sesc, 2010.
Complementar:
ARAÚJO, Antônio. A Encenação no Coletivo: desterritorializações da Função do Diretor no Processo Colaborativo. Tese de Doutorado em Artes Cênicas – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.
ASLAN, Odete. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 1994.
CAMARGO, Roberto Gill. Função estética da luz. São Paulo: Perspectiva, 2012.
CHAVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
FÉRAL, Josette. Encontros com Ariane Mnouchkine. São Paulo: SENAC, 2010.
FERNANDES, Sílvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2013.
GALIZIA, Luiz Roberto. Os processos criativos de Robert Wilson. São Paulo: Perspectiva, 1986.
KLEON, Austin. Roube como um artista. São Paulo: Rocco, 2013.
LEAL, Mara Lucia. Memória e(m) performance. Uberlândia: EDUFU, 2015.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: CosacNaify, 2007.
MUNIZ, Mariana de Lima. Improvisação como espetáculo: processo de criação e metodologias de treinamento do ator-improvisador. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2015.
PAVIS, Patrice. A Encenação Contemporânea: origens, tendências, perspectivas. São Paulo: Perspectiva, 2010.
RAMOS, Adriana Vaz. O design de aparência de atores e a comunicação em cena. São Paulo: SENAC, 2013.
RÉMY, Tristan. Entradas clownescas: Uma dramaturgia do clown. Tradutor: Caco Mattos e Carolina Gonzalez. São Paulo: Ed. Sesc, 2015.
RODRIGUES, Cristiano Cezarino. O espaço do jogo: Espaço Cênico – Teatro Contemporâneo. Dissertação de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo – Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2008.
ROUBINE, Jean-Jacques. A Linguagem da Encenação Teatral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1982.
TORRES NETO, Walter de Lima. “Os diferentes processos de encenação e as diferentes acepções do encenador”. In: Repertório, nº 13, ano 12, Salvador, 2009.
Documento assinado eletronicamente por Cesar Adriano Traldi, Diretor(a), em 23/05/2019, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.019396/2019-75 | SEI nº 1271311 |