|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará, 1720, Bloco 2D, Sala 26 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38405-320 |
|
Edital COPEC nº 1/2019
Processo nº 23117.016121/2019-80
EDITAL COPEC Nº. 001/2019 - SELEÇÃO DE CANDIDATOS À BOLSA DE PÓS-DOUTORADO - PNPD- CAPES
O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais da Universidade Federal de Uberlândia torna público o processo seletivo simplificado para seleção de um bolsista para estágio de Pós-Doutorado dentro do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A seleção ocorrerá em conformidade com o Regulamento do PNPD da Capes (Portaria Capes nº. 86, de 03 de julho de 2013, disponível em: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes.
pré-requisitos
Para assumir a bolsa o candidato deve ter título de Doutorado obtido ou convalidado em Programa de Pós-Graduação reconhecido pela Capes.
O currículo do candidato deve apresentar atividades de pesquisa em Ecologia ou áreas afins.
O projeto de pesquisa apresentado deve estar claramente inserido dentro de uma das linhas de pesquisa do Programa (veja: http://www.ppgeco.ib.ufu.br/areas-e-linhas-de-pesquisa).
O candidato deverá ter dedicação exclusiva ao estágio de Pós-Doutorado durante a sua vigência.
inscrições
Período. As inscrições estarão abertas no período de 28 de Fevereiro a 10 de Março de 2019. Só serão aceitas inscrições via e-mail, as quais deverão ser enviadas para o e-mail pnpdecologia2018@gmail.com.
Serão aceitas apenas as inscrições recebidas via e-mail no período indicado no item 2.1, devidamente acompanhadas de todos os documentos necessários. As inscrições via e-mail devem conter dois arquivos em formato PDF, sendo que um dos arquivos deverá conter a ficha de inscrição, a cópia do diploma e da identidade (ou CNH) e o projeto de pesquisa, e o segundo arquivo deverá conter o currículo e os comprovantes em ordem e numerados.
Homologação e recursos. As inscrições serão homologadas até o dia 11 de Março e os candidatos serão informados via e-mail. Em caso de problemas no processo de homologação os candidatos terão até o dia 13 de Março para interpor recurso ou solicitar correções no processo de inscrição. Recursos ou correções deverão ser feitos também via e-mail (pnpdecologia2018@gmail.com).
2.4. Documentos necessários
Ficha de inscrição devidamente preenchida (Anexo I);
Cópia digital, em PDF, do Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br), com cópias da primeira página de artigos, livros ou capítulos publicados (que contenham informações bibliográficas completas ou links para tais informações) e cópias dos certificados relativos à experiência didática em graduação e/ou pós-graduação;
Projeto de pesquisa (até 20 páginas, com espaçamento duplo), apresentando: introdução, objetivos, material e métodos, cronograma de execução (considerando a possibilidade do período de bolsa se estender por até 5 anos) e referências bibliográficas pertinentes;
Cópia do diploma de graduação e do doutorado (ou comprovante de conclusão e homologação sem condicionantes do título de doutorado; ou ainda o protocolo da solicitação de emissão de diploma);
Cédula de Identidade com foto claramente visível: RG, CNH ou RNE, no caso de candidatos estrangeiros;
CPF (cópia simples);
Prova de quitação com o serviço militar (cópia simples);
Título de eleitor (cópia simples);
Certidão de quitação eleitoral (pode ser a impressa do site do TSE - www.tse.gov.br);
processo seletivo
Classificação e seleção dos candidatos inscritos. A seleção dos candidatos inscritos será realizada em fase única, considerando a análise da documentação entregue de acordo com o item 2.4 deste edital. Os seguintes critérios serão utilizados na avaliação dos candidatos nos dois itens previstos:
Produção científica do candidato avaliada por meio do seu Currículo Lattes e comprovantes. Serão avaliados os seguintes itens do currículo: publicação e aceite de artigos completos em periódicos indexados conforme Qualis CAPES, livros organizados, livros ou capítulos de livros publicados ou aceitos e experiência didática em Graduação e Pós-Graduação (ver tabela de pontuação Anexo II).
Projeto de pesquisa. Serão avaliados os seguintes itens: 1)) Clareza na apresentação da fundamentação teórica e hipóteses, 2) adequação dos métodos, 3) exequibilidade, 4) potencial para contribuição científica.
A cada um dos itens elencados acima será atribuída uma nota de 0 (zero) a 100 (cem), sendo as notas proporcionais à melhor pontuação obtida pelos candidatos em cada item.
A classificação final será elaborada com base na média ponderada calculada da seguinte forma: item (a) 60% da nota final, item (b) 40% da nota final. Serão eliminados os candidatos que não apresentarem pelo menos 60% de aproveitamento na média ponderada final.
3.2. Divulgação dos resultados. Os resultados serão divulgados a partir do dia 11 de Março de 2019 pelo site: http://www.ppgeco.ib.ufu.br, sem prejuízo para possíveis recursos ou pedidos de ajustes na documentação, que como mencionado, poderão ser interpostos até o dia 13 de Março. Os candidatos selecionados também serão informados diretamente e deverão ter condições de realizar suas matrículas imediatamente. O PPGECRN chama a atenção que a instalação da bolsa atende aos calendários e disponibilidade da agência de fomento.
duração e valor da bolsa
A duração da bolsa de estágio de Pós-doutorado é de um ano, podendo ser renovada no final de cada período até completar, no máximo, cinco anos.
Não há uma data definida para início da vigência das bolsas.
O valor da bolsa é estabelecido pela Capes, conforme consta em: http://www.capes.gov.br/bolsas/valores-das-bolsas.
dos deveres do bolsista
Elaborar Relatório de Atividades Anual a ser submetido à análise e avaliação do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais;
Manter produção científica compatível com o programa PNPD e em colaboração com docentes ou discentes do PPGECRN (é competência do colegiado do PPGECRN determinar a qualidade e quantidade da produção científica satisfatória);
Elaborar e encaminhar Relatório Final em até 60 (sessenta) dias após o encerramento da respectiva bolsa;
Dedicar-se às atividades do projeto;
Restituir a CAPES os recursos recebidos irregularmente.
informações complementares
Seleção dos candidatos. O processo de avaliação dos candidatos é de responsabilidade do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais.
A inscrição no processo seletivo implica em concordância com as resoluções citadas neste edital.
Será eliminado do Processo Seletivo, a qualquer tempo, o candidato que utilizar meios fraudulentos por ocasião da inscrição.
Casos omissos. Casos omissos serão decididos pela Comissão de seleção e Colegiado do PPGECRN.
DOS ANEXOS
Integram este Edital, independentemente de transcrição, os seguintes anexos:
Anexo I - Formulário de inscrição (SEI nº 1058589).
Anexo II - Tabela de pontuação (SEI nº 1058847).
Paulo Eugênio Alves Macedo de Oliveira
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais do Instituto de Biologia
Portaria SEI REITO nº 320, de 18 de abril de 2018
| Documento assinado eletronicamente por Paulo Eugênio Alves Macedo de Oliveira, Coordenador(a), em 28/02/2019, às 15:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1058326 e o código CRC 74119B95. |
SE
Referência: Processo nº 23117.016121/2019-80 | SEI nº 1058326 |