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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Jogos Didáticos para o Ensino de Química |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal |
SIGLA: ICENP |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Analisar os diferentes jogos didáticos que podem ser utilizados no ensino de Química.Refletir sobre o uso desses recursos para conteúdos específicos de química visando os processos de ensino e de aprendizagem.
Objetivos específicos:Analisar pressupostos teóricos e metodológicos de ensino-aprendizagem mediante o lúdico na escola básica; possibilidades dos jogos como objetos de pesquisa; análise de jogos didáticos, com a intenção de facilitar a identificação das propostas lúdicas para o ensino de Química.
Ementa
Pressupostos teóricos e metodológicos de ensino-aprendizagem mediante o lúdico.Revisão bibliográfica de trabalhos científicos sobre jogos didáticos específicos para a área de Educação Química.Atividades lúdicas para o Ensino de Química.Análise de atividades lúdicas para alunos do Ensino Médio.
PROGRAMA
Pressupostos teóricos e metodológicos de ensino-aprendizagem mediante o lúdico.
Revisão bibliográfica de trabalhos científicos sobre jogos didáticos específicos para a área de Educação Química.
Atividades lúdicas para o Ensino de Química: cooperação, competição, fabricação e construção coletiva, histórias em quadrinhos e expressão corporal.
Análise de atividades lúdicas para alunos do Ensino Médio: fundamentos e funcionamentos, materiais necessários, descrição e debate sobre regras implícitas e explícitas, limitações e cuidados a serem considerados na transposição conceitual, bem como possíveis adaptações. Produção e aplicação de material didático para o ensino de Química Orgânica com alunos do ensino médio.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRENELLI, R. P. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. 9. ed. Campinas: Papirus, 2009, 206 p.
MACEDO, L. Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artmed, 2000. 116 p.
MURCIA, J. A. M. Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed, 2005, 173 p.
SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. Ensino de Química em foco. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.
ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. Fundamentos e propostas de ensino de Química para a educação básica no Brasil. Ijuí: Ed. Unijuí, 2012.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. C. A.; SILVA, A. F. G. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007.
FIALHO, N. N. Jogos no ensino de química e biologia. Curitiba: IBPEX, 2007. 151 p.,
MACHADO, A. H. Aula de Química – discurso e conhecimento. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999.
MINAS GERAIS (ESTADO) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Proposta Curricular de Química - Educação Básica, 2005.
SOARES, M. H. F. B.; Jogos e Atividades Lúdicas para o Ensino de Química.Goiânia: Editora Kelps, 2013.
aprovação
Hugo de Souza Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
Rosana M. N. de Assunção |
Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 | SEI nº 0759966 |