UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Jogos Didáticos para o Ensino de Química

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal 

SIGLA:

ICENP

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Analisar os diferentes jogos didáticos que podem ser utilizados no ensino de Química.Refletir sobre o uso desses recursos para conteúdos específicos de química visando os processos de ensino e de aprendizagem.

Objetivos específicos:Analisar pressupostos teóricos e metodológicos de ensino-aprendizagem mediante o lúdico na escola básica; possibilidades dos jogos como objetos de pesquisa; análise de jogos didáticos, com a intenção de facilitar a identificação das propostas lúdicas para o ensino de Química.

Ementa

Pressupostos teóricos e metodológicos de ensino-aprendizagem mediante o lúdico.Revisão bibliográfica de trabalhos científicos sobre jogos didáticos específicos para a área de Educação Química.Atividades lúdicas para o Ensino de Química.Análise de atividades lúdicas para alunos do Ensino Médio.

 

PROGRAMA

  1. Pressupostos teóricos e metodológicos de ensino-aprendizagem mediante o lúdico.

  2. Revisão bibliográfica de trabalhos científicos sobre jogos didáticos específicos para a área de Educação Química.

  3. Atividades lúdicas para o Ensino de Química: cooperação, competição, fabricação e construção coletiva, histórias em quadrinhos e expressão corporal.

  4. Análise de atividades lúdicas para alunos do Ensino Médio: fundamentos e funcionamentos, materiais necessários, descrição e debate sobre regras implícitas e explícitas, limitações e cuidados a serem considerados na transposição conceitual, bem como possíveis adaptações. Produção e aplicação de material didático para o ensino de Química Orgânica com alunos do ensino médio.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRENELLI, R. P. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. 9. ed. Campinas: Papirus, 2009, 206 p.

MACEDO, L. Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artmed, 2000. 116 p.

MURCIA, J. A. M. Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed, 2005, 173 p.

SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. Ensino de Química em foco. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.

ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. Fundamentos e propostas de ensino de Química para a educação básica no Brasil. Ijuí: Ed. Unijuí, 2012.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. C. A.; SILVA, A. F. G. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007.

FIALHO, N. N. Jogos no ensino de química e biologia. Curitiba: IBPEX, 2007. 151 p.,

MACHADO, A. H. Aula de Química – discurso e conhecimento. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999.

MINAS GERAIS (ESTADO) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Proposta Curricular de Química - Educação Básica, 2005.

SOARES, M. H. F. B.; Jogos e Atividades Lúdicas para o Ensino de Química.Goiânia: Editora Kelps, 2013.

 

aprovação

 

Hugo de Souza Rodrigues

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenador do Curso de Química
Portaria R. 620/2018

Rosana M. N. de Assunção
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Diretora do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - ICENP.
Portaria R. 501/2018

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 SEI nº 0759966