UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Jogos, Brinquedos e Brincadeiras

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

30

 

OBJETIVOS

Ementa

O conceito polissêmico de jogo e de suas significações culturais. Jogos, brinquedos e brincadeiras na escola. A aprendizagem pelo lúdico: paradigmas pedagógicos, psicológicos, sócio antropológicos e históricos. A utilização do brincar em propostas pedagógicas.

 

PROGRAMA

Unidade I: Conceitos de jogo, brinquedo e brincadeira

1.1 O jogo, o brinquedo e a brincadeira na sociedade: histórico

1.2 Tipos de jogos, brinquedos e brincadeiras

1.3 O jogo e a cultura: jogos tradicionais infantis

Unidade II: Escola e cultura lúdica

2.1 O jogo e a construção da representação infantil

Unidade III: O brincar

3.1 A brincadeira de faz-de-conta e a ação pedagógica

Unidade IV - A brinquedoteca

4.1 Organização e práticas

Unidade V - Recreação

5.1 Ludicidade, lazer e sociedade

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARIES, P. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1981.

AZEVEDO, A. C. P. Brinquedoteca no diagnóstico e intervenção em dificuldades escolares. 3. ed. Campinas: Alínea, 2010.

BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades: Ed. 34, 2002.     

BRENELLI, R. P. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. 6. ed. Campinas: Papirus, 2007.  

MACEDO, L. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.        

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ABBONDATI JUNIOR, L. Jogos e soluções interativas: sua importância para o universo corportativo, a educação, a saúde e as relações interpessoais no século XXI. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.  

CHATEAU, J. O jogo e a criança. 4. ed. São Paulo: Summus, 1987.

MOYLES, J. R. A excelência do brincar: a importância da brincadeira na transição entre educação infantil e anos iniciais. Porto Alegre: Artmed, 2006. 

MACEDO, L. Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SMOLE, K. C. S. Jogos de matemática de 1º a 5º ano: ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2007.

KISHIMOTO, T. Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0753977 e o código CRC C8518B5E.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0753977