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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 30 |
OBJETIVOS
Abordar historicamente os conceitos de jogos, brinquedos e brincadeiras;
Caracterizar os jogos, os brinquedos e as brincadeiras discutindo os processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos;
Perceber os jogos, os brinquedos e as brincadeiras como instrumento de ensino e aprendizagem;
Vivenciar processos de elaboração metodológica e de aplicação de jogos;
Conhecer a brinquedoteca e seu potencial pedagógico;
Articular os conteúdos temáticos ao Ciclo de formação “Diálogos interculturais” e com o Prointer VI: Arte, Cultura e Educação.
Ementa
O conceito polissêmico de jogo e de suas significações culturais. Jogos, brinquedos e brincadeiras na escola. A aprendizagem pelo lúdico: paradigmas pedagógicos, psicológicos, sócio antropológicos e históricos. A utilização do brincar em propostas pedagógicas.
PROGRAMA
Unidade I: Conceitos de jogo, brinquedo e brincadeira
1.1 O jogo, o brinquedo e a brincadeira na sociedade: histórico
1.2 Tipos de jogos, brinquedos e brincadeiras
1.3 O jogo e a cultura: jogos tradicionais infantis
Unidade II: Escola e cultura lúdica
2.1 O jogo e a construção da representação infantil
Unidade III: O brincar
3.1 A brincadeira de faz-de-conta e a ação pedagógica
Unidade IV - A brinquedoteca
4.1 Organização e práticas
Unidade V - Recreação
5.1 Ludicidade, lazer e sociedade
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARIES, P. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1981.
AZEVEDO, A. C. P. Brinquedoteca no diagnóstico e intervenção em dificuldades escolares. 3. ed. Campinas: Alínea, 2010.
BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades: Ed. 34, 2002.
BRENELLI, R. P. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. 6. ed. Campinas: Papirus, 2007.
MACEDO, L. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ABBONDATI JUNIOR, L. Jogos e soluções interativas: sua importância para o universo corportativo, a educação, a saúde e as relações interpessoais no século XXI. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.
CHATEAU, J. O jogo e a criança. 4. ed. São Paulo: Summus, 1987.
MOYLES, J. R. A excelência do brincar: a importância da brincadeira na transição entre educação infantil e anos iniciais. Porto Alegre: Artmed, 2006.
MACEDO, L. Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SMOLE, K. C. S. Jogos de matemática de 1º a 5º ano: ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2007.
KISHIMOTO, T. Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0753977 |