UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

PROINTER I

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal 

SIGLA:

ICENP

CH TOTAL TEÓRICA:

15

CH TOTAL PRÁTICA:

15

CH TOTAL:

30

 

OBJETIVOS

Apresentar a estrutura e a organização do curso de Licenciatura em Química. Criar condições para os/as alunos/as analisarem e articularem os conhecimentos que constroem o perfil do professor de Química: as histórias, memórias, contextos, experiências, práticas, os saberes que servem de base para o trabalho e para a pesquisa. Identificar o perfil do professor, do professor-pesquisador e do pesquisador das diferentes áreas da Química, frente às dificuldades e aos desafios da realidade atual.

Objetivos específicos:Identificar perspectivas na formação docente em Química, frente aos desafios da contemporaneidade. Promover a escrita de um memorial cartográfico a partir da composição de saberes, experiências e tempo-espaços escolares traçados até a chegada à universidade, dialogando com as memórias, escolhas, práticas e contextos formativos na tessitura de professores/as de Ciências e de Química em formação.

Ementa

Visão geral da estrutura organizacional da UFU e do curso de Licenciatura em Química do ICENP/UFU. A Química e a formação de professores/as pesquisadores/as de Química e suas práticas docentes, frente aos desafios da contemporaneidade. Áreas de atuação e mercado de trabalho do professor e dos demais profissionais de Química. O ensino, a pesquisa e a extensão nos cursos de Química do ICENP/UFU.

 

PROGRAMA

  1. Visão geral da estrutura organizacional da UFU e do curso de Licenciatura em Química do ICENP/UFU: apresentação do curso e das disciplinas obrigatórias, optativas e facultativas.

  2. A Química e a formação de professores/as pesquisadores/as de Química e suas práticas docentes, frente aos desafios da contemporaneidade: trajetórias da formação docente no Brasil: programas institucionais e práticas pedagógicas. Saberes docentes e a Química enquanto disciplina escolar.

  3. Áreas de atuação e mercado de trabalho do professor e dos demais profissionais de Química: atribuições profissionais, legislação e ética profissional. Análise e discussão das legislações das DCN, o CRQ e CFQ vigentes.

  4. O ensino, a pesquisa e a extensão nos cursos de Química do ICENP/UFU: apresentação das principais linhas de pesquisa e extensão desenvolvidas pelos professores dos cursos de Química. Apresentação de palestras sobre segurança da atividade profissional da Química; ética profissional; direitos humanos, igualdade de direitos edignidade humana; relações etnicorraciais e a Química.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CHAGAS, A. P. Como se faz química: uma reflexão sobre a química e a atividade do químico. 3.ed. rev. e atual. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2001. 108 p.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2007, c1998. 104 p.

MATEUS, A. L. Química em questão. São Paulo: Claro Enigma: FIOCRUZ, 2012. 163 p. 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Química. Diário Oficial da União, 7/12/2001, Seção 1, p. 25.

ECHEVERRÍA, A. R.; ZANON, L. B. Formação superior em Química no Brasil – práticas e fundamentos curriculares. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.

OLIVEIRA, J. R. S. Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de química. Campinas: Átomo, 2007. 109 p.

MAZALLA JÚNIOR, W. Introdução à química. 3. ed. rev. Campinas, SP: Átomo, 2006.

OLIVEIRA, R. D. V. L.; QUEIROZ, G. R. P. C. (org). Tecendo diálogos sobre direitos humanos na educação em Ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Orgs). Ensino de Química em foco. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010. 365 p.

ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. Ijuí: Ed. da INIJUÍ, 2007. 220 p.

 

aprovação

 

Hugo de Souza Rodrigues

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenador do Curso de Química
Portaria R. 620/2018

Rosana M. N. de Assunção
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Diretora do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - ICENP.
Portaria R. 501/2018

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 SEI nº 0754828