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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Estágio Supervisionado I |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA: 60 |
CH TOTAL: 90 |
OBJETIVOS
Assegurar aos estagiários(as) oportunidades diversificadas de vivência na educação básica, na organização e gestão de sistema de ensino e nos projetos educacionais de diversas instituições.
Articular a teoria com a prática na área de gestão de processos educativos, analisando os variados instrumentos de trabalho e diferenciadas metodologias de planejamento da práxis pedagógica.
Proporcionar situações e experiências práticas que aprimorem a formação e a atuação do egresso do curso de Pedagogia nos diversos campos de atuação do Pedagogo;
Promover a integração entre o Curso de Pedagogia da FACIP/UFU e as instituições de Educação Infantil e de Ensino Fundamental de Ituiutaba e jurisdição.
Articular a atividade educacional nas diferentes formas de gestão educacional: na organização do trabalho pedagógico escolar, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola nos processos educativos.
Assumir compromisso com uma ética de atuação profissional e com a organização democrática da vida em sociedade.
Observar, participar, problematizar e questionar a prática vivenciada, utilizando como parâmetros as aprendizagens das várias disciplinas do curso.
Atuar na realidade da escola campo, a partir da compreensão das relações que se estabelecem no âmbito da gestão de sistemas e unidades escolares e sua influência no processo de organização e o trabalho pedagógico da escola.
Realizar estudos e debates sobre a atuação do gestor educacional nos diferentes espaços educativos, gestão democrática e políticas públicas educacionais.
A partir das problemáticas abordadas nas observações, planejar e desenvolver uma atividade de intervenção na instituição estagiada com foco na gestão escolar.
Articular o conteúdo com a temática do Ciclo 2: Diálogos Interculturais.
Ementa
Ação da prática educativa problematizada: a atuação do gestor educacional. Integração com a instituição educativa para realização de um projeto de ação pedagógica a partir das reflexões feitas no PROINTER. Investigação e análise do contexto escolar na perspectiva do trabalho do gestor educacional. Organização e gestão escolar numa perspectiva democrática. Gestão democrática como etapa do processo de democratização da educação brasileira e dos sistemas educacionais. Mecanismos de participação e gestão democrática. Elaboração e aplicação prática dos pressupostos teórico-metodológicos dos conteúdos e aprendizagens das várias disciplinas do curso.
PROGRAMA
Unidade I: Estágio Supervisionado e a práxis educativa
1.1 Orientações gerais sobre Estágio
1.2 Observação das atividades desenvolvidas nas instituições campo
1.3 Elaboração de propostas de intervenção nas instituições campo
1.4 A importância do Estágio Supervisionado para a formação do/a pedagogo/a
1.5 O Estágio supervisionado como espaço de pesquisa sobre a práxis docente
Unidade II: Estágio supervisionado em gestão educacional e escolar
2.1 O Estágio supervisionado e a relação teoria/prática no âmbito da gestão educacional e escolar
2.2 A gestão de processos educativos e a organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino
2.3 Fundamentos de gestão educacional e escolar.
2.4 Política Educacional e Gestão da Educação: os sistemas educacionais e modelos organizativos de escola.
Unidade III: A atuação do/a pedagogo/a no âmbito da gestão escolar
3.1 O trabalho pedagógico no âmbito da gestão escolar
3.2 Planejamento, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação de atividades e projetos educativos
3.3 O Projeto Político Pedagógico como eixo integrador da gestão escolar
3.4 A atuação do pedagogo e a organização e gestão escolar numa perspectiva democrática
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARREIRO, I. M. F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
BURIOLLA, M. A. F. O estágio supervisionado. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PIMENTA, S. G. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BIANCHI, A. C. M. Manual de orientação: estágio supervisionado. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
FERREIRA, N. S. C; AGUIAR, M. A. S. (Org.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromisso. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIBÂNEO, J. C. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. PARO, V. H. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2007.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0753712 |