UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

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Timbre

Ata de Reunião

ATA DA 11ª REUNIÃO/2017 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUALIDADE AMBIENTAL

 

Ao décimo terceiro dia do mês de novembro do ano de dois mil e dezessete, reuniu-se às dez horas, na sala de reuniões do Instituto de Ciências Agrárias no Bloco 2E do Campus Umuarama, o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental (PPGMQ) para a reunião. Estiveram presentes à reunião os membros do Colegiado, os professores Adão de Siqueira Ferreira, Adriane de Andrade Silva, Hudson de Paula Carvalho e Sueli Moura Bertolino, bem como a representante discente Evelyn Siqueira Caixeta. Teve sua ausência justificada o professor Lucas Carvalho Basilio de Azevedo. A Professora Adriane iniciou a reunião dando boas vindas a todos os membros do Colegiado. A seguir, passou-se à apreciação dos pontos da pauta, a saber: 1º item de pauta. Aprovação das Atas da 9ª e 10ª reunião de 2017: Sem nenhuma observação dos membros presentes, houve a aprovação das atas. 2º item de pauta. Comunicações: 1) A professora Adriane comunicou ao Colegiado que ela irá repassar por escrito, sobretudo aos membros ausentes, o resumo do que foi tratado na reunião que ocorreu no dia 03/11/17 com os discentes e docentes do PPGMQ. Ela mencionou que tem interesse em promover, em período futuro, outra reunião, visto que reuniões como essa, possibilita a interação de todos os envolvidos, o que consequentemente propicia o bom andamento do programa. 2) Com a autorização do Colegiado a secretária repassou os informes para conhecimento do mesmo: A) Falta de entrega do PROFLIN: A secretária informou que os discentes Daniela Alves Rezende, Emanuele Giuliani Franciscon e Lucas Henrique Clemente, ambos bolsistas da Turma 3, não entregaram o exame de proficiência em língua inglesa. Foi proposto, pela secretária, que a data de entrega do PROFLIN seja revista para evitar esse tipo de transtorno, uma vez que o ano letivo da Turma 3 se encerra em dezembro de 2017. Foi ressaltado que, no início do ano de 2017, a Secretaria do PPGMQ enviou um e-mail informativo aos discentes constando o link do calendário de provas de proficiência do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL-UFU) para que os mesmos ficassem atentos aos prazos da UFU. A secretária seguiu exposição do informe, exemplificando um caso que chegou ao conhecimento da Secretaria de curso, do qual um dos referidos discentes relatou presencialmente que havia perdido o prazo para a inscrição da prova. Nesse caso, o Colegiado entendeu que se os discentes em questão perderam as datas de provas da UFU, como foi o exemplo dado, os mesmos deveriam apresentar a aprovação no Test of English as a Foreign Language (TOEFL), visto que há a aplicação de exame de proficiências todos os meses. Nesse momento a estagiária da Secretaria reforçou que os discentes devem entregar o certificado de aprovação até dezembro de 2017, pois é esse o prazo máximo para entrega dessa documentação, conforme normativas do PPGMQ. B) A secretária informou que foi feito o levantamento das disciplinas que serão ofertadas em 2018-1, conforme divulgado no site do PPGMQ. Informou que, antes do início dessa reunião do Colegiado, recebeu o informe da Coordenadora do PPGMQ que a disciplina PMQ03 - Sociedade e Natureza ainda não possui um horário definido, pois a docente responsável aguarda parecer do seu Instituto de lotação para saber quais os horários de suas disciplinas da graduação. Assim, para evitar choque de horários, irá repassar seu horário para a Secretaria do PPGMQ depois que definida a oferta de disciplinas da graduação (2018-1). Nesse instante, o professor Hudson pediu para retirar seu nome da disciplina PMQ02 - Gestão Ambiental, pois o atual horário irá coincidir com sua disciplina da graduação. A professora Adriane explicou que as disciplinas Seminários I e II (PMQ04 e PMQ05) serão ofertadas no sistema para 2018-1. Ela irá aguardar a demanda que surgirá. Pois, há professores que opinaram dizendo que no primeiro semestre de curso ainda não se tem o projeto estruturado. Mas, caso haja discente que possui um trabalho consistente, esse terá a possibilidade de concluir as disciplinas Seminários no primeiro ano de curso, podendo até antecipar o termino do curso. Os professores Hudson, Sueli e a própria Adriane ressaltaram a importância de se ter a disciplina PMQ04 - Seminário I já no primeiro semestre, pois auxilia a confecção do projeto. Ressaltaram que não é necessário ter o projeto estruturado imediatamente ao ingresso no curso. Assim, o Colegiado decidiu que a disciplina PMQ04 - Seminário I deve ser ofertada no primeiro semestre de curso. Já a disciplina PMQ05 - Seminário II fica destinada para a apresentação do projeto, que não é o mesmo que a qualificação, visto que a qualificação ficaria em horário diferenciado da disciplina. Essa exigência de qualificação já será iniciada para a Turma 4 (ingressantes em 2017-1), diferentemente das turmas anteriores. C) Houve a solicitação, por parte da secretária, de alteração na escrita da Norma 02 de 2016 do PPGMQ, pois as exigências para bolsistas, da forma como estão escritas, sobrepõem Relatórios. Esse item será debatido em no item 3.8 Outros. D) A secretária agradeceu toda a ajuda que a estagiária, Letícia Martins de Oliveira, lhe deu ao longo do período de estágio na Secretaria do PPGMQ. Informou também que a partir de dezembro de 2017 a Secretaria contará com a colaboração de outra estagiária. O Colegiado, sobretudo, a Coordenadora, agradeceu o auxílio prestado e a dedicação da estagiária junto ao programa. 3º item de pauta. Ordem do dia: Solicitação de dilação de prazo de defesa pela discente MARIA EDUARDA BERLATTO MAGNABOSCO. A solicitação da discente foi lida, sobretudo, a justificativa apresentada com o consentimento da orientadora. O professor Adão ressaltou que se deve ter prudência para que o Colegiado do PPGMQ não conceda dilações de prazo para defesa de dissertação como em períodos anteriores. A pedido do Colegiado, a secretária leu a Ata da 6ª reunião do Colegiado de 2017 sobre os requisitos para dilação de prazo. O professor Adão ressaltou que pelo trancamento de matrícula não dá dilação, conforme consta em ata, caso contrário estaria abrindo precedente para outros pedidos semelhantes. O Colegiado decidiu negar o pedido, considerando o prazo que a discente ainda possui para concluir a pesquisa (com prazo máximo para defesa em fevereiro de 2018). 3.2. Solicitação de mudança de orientador da discente GIULIA FARIA SHIMAMOTO. A professora Adriane apresentou o e-mail do professor Enio. Tal documento relata alguns fatos da atual orientação que estabelece com a discente em questão. A matéria debatida contou tanto com fatos levantados pelo docente quanto pela discente. A Coordenadora já conversou com a discente a respeito de possíveis orientadores (orientador/coorientador), da qual afirmou já ter sido aceito, informalmente, pela discente. Assim, a discente terá até a próxima reunião para apresentar formalmente a solicitação de orientação para ser avaliada pelo Colegiado, sendo que terá até fevereiro de 2018 para apresentar um novo projeto. 3.3. Solicitação de mudança de orientador da discente ANDREIA SILVA VARGAS. Foi apresentada pela Coordenadora a solicitação de alteração de orientador, conforme documentação encaminhada pela discente. O professor Adão sugeriu que consulte a discente para saber qual é a proposta da mesma. A professora Adriane se propôs ajudar a discente, orientando a mesma, dependendo de seu interesse. 3.4. Apresentação do laudo médico corrigido da discente ANDREIA SILVA VARGAS. Diante do laudo médico enviado pela requerente, apresentado na reunião pela Coordenadora, o Colegiado aprovou a permanência da discente no curso do PPGMQ. 3.5. Solicitação de coorientação de NATHÁLIA FERREIRA ALVES, pela Prof.ª Dr.ª Maria Rita Raimundo e Almeida; orientador: Prof. Dr. Claudionor Ribeiro da Silva. A professora Adriane apresentou ao Colegiado a solicitação da discente. Embasados na solicitação e na ciência do orientador, o Colegiado aprovou a coorientação. 3.6. Solicitação de coorientação de ROBERTA FRANCO PEREIRA DE QUEIROZ, pelo Prof. Dr. Frederico dos Santos Gradella; orientador: Prof. Dr. Guilherme Resende Corrêa. Foi apresentada pela Coordenadora a solicitação de coorientação da discente Roberta. Diante da justificativa e do parecer do orientador, o Colegiado foi favorável à solicitação. 3.7. Aprovação da indicação de banca de defesa, da discente ROBERTA FRANCO PEREIRA DE QUEIROZ. Membros indicados no requerimento: Prof. Dr. Guilherme Resende Corrêa (Orientador); Prof. Dr. Bruno Nery Fernandes Vasconcelos (UFU); Prof. Dr. Carlos Ernesto Gonçalves Reynaud Schaefer (UFV); Prof. Dr. Enio Tarso de Souza Costa (UFU – Suplente) e Prof. Dr. Fábio Soares de Oliveira (UFMG – Suplente). A professora Adriane apresentou a banca indicada pela discente e seu orientador. Diante da exposição da documentação da requerente, o Colegiado foi favorável à solicitação. 3.8. Outros. a) A pedido da discente Camila Silva Borges (Turma 3), a Coordenadora verificou junto ao Colegiado a possibilidade da banca de defesa da discente possuir quatro membros, sendo dois externos. Considerando a necessidade e especificidade do trabalho, o Colegiado permitiu que essa banca fosse composta por quatro membros. b) A Coordenadora solicitou ao Colegiado que estipulasse novo prazo de entrega da dissertação final do discente Douglas Santana Serato. Diante da dificuldade encontrada para o término do trabalho final, e ainda considerando o não cumprimento do prazo estipulado no Regulamento, o Colegiado determinou que o discente em questão tem até o fim de novembro de 2017 para entregar sua versão final para sua orientadora. A pedido do professor Adão, a secretária de curso informou que o discente já foi notificado, por e-mail, do não cumprimento do prazo estipulado em Regulamento por e-mail. Assim, o professor Adão solicitou que comunicasse, por e-mail, o prazo dado pelo Colegiado; e que esse e-mail fosse enviado tanto para o discente quanto sua orientadora. Nada mais havendo a tratar, a reunião foi dada por encerrada e eu, Marília Christina Arantes Melo, secretária do PPGMQ, lavrei a presente ata que vai por mim assinada e depois de lida e aprovada, será assinada pelos demais Membros do Colegiado. Uberlândia, 13 de novembro de 2017.

 

Adão de Siqueira Ferreira

Adriane de Andrade Silva

Hudson de Paula Carvalho

Evelyn Siqueira Caixeta

Sueli Moura Bertolino

Letícia Martins de Oliveira                                                                                                  

Marília Christina Arantes Melo                                                                                            


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Documento assinado eletronicamente por Leticia Martins de Oliveira, Secretário(a), em 14/11/2017, às 11:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Marilia Christina Arantes Melo, Secretário(a), em 14/11/2017, às 13:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Adriane de Andrade Silva, Presidente, em 19/02/2018, às 10:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Adão de Siqueira Ferreira, Conselheiro(a), em 19/02/2018, às 16:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sueli Moura Bertolino, Conselheiro(a), em 26/02/2018, às 08:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.021771/2017-85 SEI nº 0149717