UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Estágio Supervisionado IV

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

60

CH TOTAL:

90

 

OBJETIVOS

Ementa

Processo educativo em instituições sociais não escolares. A atuação do/a pedagogo/a em instituições sociais não escolares. Investigação e análise do contexto de instituições sociais não escolares. Desenvolvimento do projeto de trabalho em instituições sociais não escolares. Problematização das práticas educativas e análise da organização do trabalho pedagógico em instituições sociais não escolares. Articulação.

 

PROGRAMA

Unidade I: Orientações gerais sobre Estágio.

1.1  Proposição de atividades de Estágio

1.2  Cronograma de atividades

1.3  Planos e projetos educacionais em instituições sociais não escolares

Unidade II: Desenvolvimento da proposta de Estágio.

2.2 Processos e relações pedagógicas em instituições sociais não escolares

2.2 Observação das atividades desenvolvidas nas instituições campo

2.3 Elaboração de projetos de trabalho para instituições sociais não escolares

Unidade III: Instituições sociais não escolares e os projetos sócio-educativos

3.1 Processos de planejamento como ação pedagógica em instituições sociais não escolares

3.2 A atuação do pedagogo em diferentes instituições sociais não escolares

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARREIRO, I. M. F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006. 

FERNÁNDEZ ENGUITA, M. Educar em tempos incertos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981.

BURIOLLA, M. A. F. O estágio supervisionado. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. A educação na cidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0754487