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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Princípios Éticos Freireanos |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Compreender o princípio do respeito à diversidade como um pressuposto ético essencial para a atuação docente em uma escola que se pretende democrática e inclusiva.
Contribuir para a reflexão dos profissionais da educação para que trabalhem com diferentes metodologias de ensino, coerentes com o respeito à diversidade física, ideológica, psíquica, étnico cultural e socioeconômica presentes no cotidiano escolar.
Articular o conteúdo à temática do Ciclo 1: as pessoas como fazedoras de história.
Ementa
Biografia e história de Paulo Freire. Fundamentos éticos do agir humano com a educação. Relação do homem como fazedor de história e de sua práxis social. Pressupostos éticos da formação humana e da sociedade em Paulo Freire.
PROGRAMA
Unidade I: HISTORIOGRAFIA E BIOGRAFIA DE PAULO FREIRE
1.1 Contextualização da história do Paulo Freire na educação brasileira
Unidade II: O PROCESSO EDUCATIVO E SEU CARÁTER POLÍTICO
2.1 O respeito com o outro A democracia como princípio
2.2 O diálogo na diferença
Unidade III: HISTÓRIA HUMANA E PRÁXIS SOCIAL
3.1 A educação como prática da liberdade Pedagogia do oprimido
Unidade IV: PRESSUPOSTOS ÉTICOS EM PAULO FREIRE
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FREIRE, P. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olhos d’Água, 1995.
FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Ed. Unesp, 2000.
FREIRE, P. Professora sim tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olhos d’Água, 1993.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0733125 |