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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Construção do Conhecimento em Língua Portuguesa |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Compreender, em suas particularidades, a Língua Portuguesa enquanto língua e disciplina escolar do Ensino Fundamental.
Apropriar-se da análise linguística como meio de compreensão da gramática e como possibilidade da construção de metodologias para o seu ensino.
Conhecer e explorar possibilidades de expressão por meio da escrita, da oralidade (e da escuta) e de textos multimodais, bem como suas práticas na escola.
Apropriar-se da leitura, enquanto operação complexa, considerando ainda as especificidades da leitura literária, bem como sua prática na escola.
Analisar e elaborar matérias didáticos para as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.
Ementa
A Língua Portuguesa enquanto língua. A Língua Portuguesa – disciplina escolar. Gramática(s), análise linguística e ensino. Ensino e produção de textos orais, escritos e multimodais. Leitura, ensino de leitura e leitura literária. Análise e construção de práticas (aulas, sequências didáticas, projetos) e materiais didáticos para o ensino de Língua Portuguesa.
PROGRAMA
Unidade I - A Língua Portuguesa: língua e disciplina escolar
1.1Constituição e História da Língua Portuguesa
1.2 Variação linguística
1.3 Norma padrão, variação linguística e ensino de Língua Portuguesa
1.4 Relações entre a Língua Portuguesa e os demais componentes curriculares do Ensino Fundamental.
Unidade II - Gramática(s), análise linguística e ensino.
2.1 Gramática internalizada, descritiva e prescritiva
2.2 Do ensino de gramática à análise linguística
2.3 Exercícios de análise linguística
Unidade III - Ensino de escrita e produção de textos orais, escritos e multimodais
3.1 Os sistemas de escrita e fala e suas particularidades
3.2 Da redação à produção de texto
3.3 Textos orais, escritos e multimodais
3.4 Exercícios de produção de texto
Unidade IV – Leitura e ensino de leitura
4.1 A leitura: aspectos cognitivo-linguísticos e sociais
4.2 Ensino da leitura, mediação da leitura
4.3 A especificidade da leitura literária
4.4 Exercícios de leitura
Unidade V - Análise e construção de práticas e materiais didáticos para o ensino de Língua Portuguesa.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006.
GNERRE, M. Linguagem, escrita e poder. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
JOLIBERT, J. Formando crianças leitoras. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. v. 1.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa. vol 2. Brasília, DF: MEC, 1998
NEVES, M. H. M. Que gramática estudar na escola? São Paulo: Contexto, 2003.
POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: ALB; Mercado de Letras, 1996.
RIOLFI, C. et al. Ensino de língua portuguesa. São Paulo: Thomson Learning, 2008.
ROJO, R. Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
SILVA, R.V. M. O português são dois: novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo: Parábola, 2003.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0732870 |