UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Construção do Conhecimento em Língua Portuguesa

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60

OBJETIVOS

Ementa

A Língua Portuguesa enquanto língua. A Língua Portuguesa – disciplina escolar. Gramática(s), análise linguística e ensino. Ensino e produção de textos orais, escritos e multimodais. Leitura, ensino de leitura e leitura literária. Análise e construção de práticas (aulas, sequências didáticas, projetos) e materiais didáticos para o ensino de Língua Portuguesa.

 

PROGRAMA

Unidade I - A Língua Portuguesa: língua e disciplina escolar

1.1Constituição e História da Língua Portuguesa

1.2 Variação linguística

1.3 Norma padrão, variação linguística e ensino de Língua Portuguesa

1.4 Relações entre a Língua Portuguesa e os demais componentes curriculares do Ensino Fundamental.

Unidade II - Gramática(s), análise linguística e ensino.

2.1 Gramática internalizada, descritiva e prescritiva

2.2 Do ensino de gramática à análise linguística

2.3 Exercícios de análise linguística

Unidade III - Ensino de escrita e produção de textos orais, escritos e multimodais

3.1 Os sistemas de escrita e fala e suas particularidades

3.2 Da redação à produção de texto

3.3 Textos orais, escritos e multimodais

3.4 Exercícios de produção de texto

Unidade IV – Leitura e ensino de leitura

4.1 A leitura: aspectos cognitivo-linguísticos e sociais

4.2 Ensino da leitura, mediação da leitura

4.3 A especificidade da leitura literária

4.4 Exercícios de leitura

Unidade V - Análise e construção de práticas e materiais didáticos para o ensino de Língua Portuguesa.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006.

GNERRE, M. Linguagem, escrita e poder. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

JOLIBERT, J. Formando crianças leitoras. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. v. 1.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa. vol 2. Brasília, DF: MEC, 1998

NEVES, M. H. M. Que gramática estudar na escola? São Paulo: Contexto, 2003.

POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: ALB; Mercado de Letras, 1996.

RIOLFI, C. et al. Ensino de língua portuguesa. São Paulo: Thomson Learning, 2008.

ROJO, R. Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

SILVA, R.V. M. O português são dois: novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo: Parábola, 2003.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018 

 


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0732870 e o código CRC E57E5A57.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0732870