UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Tecnologias da Informação e Comunicação para o ensino e aprendizagem em Química.

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal 

SIGLA:

ICENP

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Geral: Compreender a interface entre educação e comunicação num contexto de uma sociedade multimídia e na produção de sua cultura e as interfaces entre as Tecnologias da Informação e Comunicação para o ensino e a aprendizagem em Química.  

Específicos: 

-Discutir o papel dos meios de comunicação na sociedade brasileira e a relação delas nos processos de ensino e aprendizagem em Química

-Analisar os potenciais e as particularidades das Tecnologias da Informação e Comunicação na promoção de experiências pedagógicas de uso das mídias em sala de aula de Química.

 

Ementa

Aspectos gerais da tecnologia da informação e comunicação. Análise dos conceitos e ferramentas da tecnologia da informação e comunicação no contexto do ensino de química. Uso de softwares como no contexto do ensino de química e ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Recursos áudio visuais e da web para o ensino e aprendizagem em química.

 

PROGRAMA

  1.  Aspectos gerais da tecnologia da informação e comunicação: Conceitos básicos de tecnologias da informática; As tecnologias da informática aplicadas à educação; a função educacional dos produtos da tecnologia da informação e comunicação; a informação na nova era e a cultura digital

  2.  Análise dos conceitos e ferramentas da tecnologia da informação e comunicação no contexto do ensino de química: Contexto histórico do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no processo de ensino e aprendizagem em química; Desempenho e formação docente no universo digital; análise de materiais didáticos de química baseados nas TICs, como jogos, animações, simulações, objetos de aprendizagem, entre outros.

  3. Uso de softwares como no contexto do ensino de química e ambientes virtuais de aprendizagem (AVA): Análise de diferentes softwares que possam suportar os processos de ensino e aprendizagem em química, os limites, possibilidades e condições necessárias para do uso de softwares nas aulas de química para a educação básica. Análise de diferentes Ambientes Virtuais de Aprendizagem para o ensino e aprendizagem em química

  4. Recursos áudio visuais e da web para o ensino e aprendizagem em química: Análise de sites, vídeos e materiais multimídia para o ensino e a aprendizagem em química.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LÉVY, P. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

KENSKI, V. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2009

SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. Ensino de Química em foco. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

LEITE, Bruno Silva. Tecnologias no Ensino de Química: Teoria e Prática na Formação Docente. Curitiba: Appris, 2015.

RAMAL. Andréia Cecília. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ROSADO, Eliana M. da S., ROMANO, Maria Carmem J. de S. O vídeo no campo da educação. Ijuí,RS : UNIJUI, 1994.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. Educação e comunicação. São Paulo: ECA-USP, set/dez.2000. p.12-24

SCHNETZLER, R. P. e ARAGÃO. R. M. R. (orgs) Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Campinas: R. Vieira Gráfica e Editora, 2000

FILÉ, Valter; LEITE, Márcia.(orgs) Subjetividade, tecnologias e escolas. Rio de Janeiro: DP&A,2002. (Coleção O sentido da Escola)

TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LOPES, José de Souza Miguel. (orgs) A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

 

aprovação

 

Hugo de Souza Rodrigues

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenador do Curso de Química
Portaria R. 620/2018

Rosana M. N. de Assunção
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Diretora do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - ICENP.
Portaria R. 501/2018

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 SEI nº 0760013