UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Metodologia do Trabalho Científico

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

 

Ementa

Construção do conhecimento científico. Introdução à elaboração do trabalho acadêmico. As técnicas de estudo. O delineamento, a forma e os instrumentos da pesquisa científica. O projeto de pesquisa e a sua aplicação. Procedimentos para elaboração de trabalho científico.

 

PROGRAMA

Unidade I:  Construção do conhecimento científico

1.1  Filosofia da ciência: abordagem histórico-filosófica do desenvolvimento da ciência.  

1.2  O conhecimento do senso-comum, filosófico, teológico e científico.

1.3  Raciocínio dedutivo, indutivo e dialético.

1.4 A ciência e a ideologia.

Unidade II: Os delineamentos da pesquisa científica

2. 1 A leitura de textos teóricos e a relação autor-texto-leitor.

2.2 Tipos de pesquisa.

2.3 Projeto de pesquisa.

2.4 Procedimentos e técnicas para a elaboração de instrumentos de coleta de dados.

2.5 Redação de trabalhos acadêmicos: linguagem científica.

2.6 Esquema, resumo crítico, fichamento, resenha, relatórios e artigo científico.

2.7 Referências, citações diretas e indiretas, uso de notas, destaques, fontes.

2.8  Formas de apresentação de trabalho: seminários, painéis, exposição oral e escrita.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARROS, Aidil Jesus da Silveira. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.    

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 

HUOT, Réjean. Métodos quantitativos para as ciências humanas. Lisboa: Instituto Piaget, 2002

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

ISKANDAR, Jamil Ibrahim. Normas da ABNT comentadas para trabalhos científicos. Curitiba: Juruá Ed., 2016.

JACOBINI, Maria Leticia de Paiva. Metodologia do trabalho acadêmico. Campinas: Alínea, 2006.

MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2006.

OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de. Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de química. Campinas: Átomo, 2007. 

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0755106 e o código CRC B419C9DF.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0755106