UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Análise Instrumental II

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

SIGLA:

  ICENP

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

60

CH TOTAL:

90

 

OBJETIVOS

Introduzir os fundamentos, as instrumentações e as aplicações de técnicas instrumentais de separação (cromatográficas e eletroforéticas) aos futuros bacharéis em Química, desenvolvendo sua capacidade crítica para a escolha de uma técnica adequada e para o desenvolvimento de métodos de análises para resolução de problemas do cotidiano. Capacitar o discente à interpretação das respostas fornecidas pelas técnicas de separação, tanto em nível de qualificação como de quantificação de espécies químicas em produtos diversos.

 

Ementa

Introdução aos métodos de separação, equilíbrio de partição, classificação das técnicas de separação. Teoria básica da cromatografia. Cromatografia gasosa: instrumentação, colunas recheadas e capilares, fases estacionárias, principais aplicações; Cromatografia líquida de alta eficiência: instrumentação, modalidades da cromatografia líquida, fases móveis e fases estacionárias, principais aplicações. Eletroforese capilar: teoria básica da eletroforese, instrumentação, fluxo eletroosmótico, tipos de eletroforese e suas aplicações. Gestão ambiental em laboratórios químicos.

 

PROGRAMA

1. Métodos de Separação: Introdução aos métodos de separação. Equilíbrios de partição, coeficiente de partição. Classificação das técnicas de separação. Técnicas cromatográficas de separação: teoria básica; classificação das técnicas cromatográficas.

2. Cromatografia Gasosa: fundamentos teóricos; instrumentação; principais tipos de detectores (detector por ionização em chama, detector por captura de elétrons, detector por condutividade térmica, detector espectrométrico de massas); colunas recheadas e capilares; desenvolvimento de métodos de separação em cromatografia gasosa; principais aplicações da técnica.

3. Cromatografia Líquida de Alta Eficiência: Cromatografia líquida clássica e de alta eficiência, fundamentos teóricos; cromatografia em fase normal e em fase reversa; instrumentação; tipos de cromatografia líquida (cromatografia por adsorção, cromatografia de partição, cromatografia de troca iônica, cromatografia de exclusão por tamanho); fases estacionárias para CLAE; sistemas de detecção para CLAE; desenvolvimento de métodos de separação em cromatografia líquida; principais aplicações da técnica.

4. Eletroforese Capilar: Fundamentos teóricos; instrumentação para a eletroforese capilar; Fluxo eletroosmótico e fluxo eletroforético; Aplicações da eletroforese capilar. Eletrocromatografia capilar; Cromatografia eletrocinética capilar micelar.

5. Experimentos práticos: desenvolvimento de práticas experimentais envolvendo a capacidade de separação, de identificação e quantificação das técnicas cromatográficas.

6. Gestão ambiental em laboratórios químicos: impacto ambiental de resíduos químicos. Gerenciamento de resíduos químicos. Minimização da produção de resíduos químicos em práticas didáticas. Gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios didáticos.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

[1] COLLINS, C. H.; BRAGA, G. L.; BONATO, P. S. Fundamentos de cromatografia. Campinas: Ed. da Unicamp, 2006

[2] SKOOG, D. A.; HOLLER, F. J.; NIEMAN, T. A. Princípios de análise instrumental. 6. ed. São Paulo:  Bookman, 2002.

[3] AQUINO NETO, F. R.; NUNES, D. S. S. Cromatografia: princípios básicos e técnicas afins. Rio de Janeiro: InterCiência, 2003.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

[1] VOGEL, A. I. Análise química quantitativa. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

[2] SKOOG, D. A.; WEST, D. M. Fundamentos de química analítica. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2006.

[3] LANÇAS, F. M. Cromatografia líquida moderna. Campinas: Átomo, 2009.

[4] CASS, Q. B.; DEGANI, A. L. G. Desenvolvimento de métodos por HPLC: fundamentos, estratégias e validação. São Carlos: Ed. da UFSCar, 2001.

[5] HARRIS, D. C. Análise química quantitativa. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012

 

aprovação

 

Hugo de Souza Rodrigues

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenador do Curso de Química
Portaria R. 620/2018

Rosana M. N. de Assunção
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Diretora do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - ICENP.
Portaria R. 501/2018

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 16:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 15/10/2018, às 16:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0765684 e o código CRC B354B5AE.




Referência: Processo nº 23117.037963/2018-94 SEI nº 0765684