|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
|
COMPONENTE CURRICULAR: Política e Gestão da Educação |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA:
|
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Contextualizar a sociedade e sua influência na elaboração de Políticas Públicas.
Analisar historicamente o sistema educacional no Brasil e as condições de sua implementação.
Compreender o contexto em que a Lei de Diretrizes e Bases (lei 9.394/96) foi gerada e suas consequências na estrutura do sistema educacional brasileiro;
Conhecer os elementos básicos da gestão democrática da educação;
Articular o conteúdo à temática do Ciclo 1: pessoas como fazedoras de história com o PROINTER I.
Ementa
Reformas atuais do ensino. A Lei nº 9.394/96 (LDB). A realidade educacional e o processo de elaboração e implementação das políticas sociais. Tendências do atual Sistema Nacional de Educação. Elementos básicos da gestão da educação.
PROGRAMA
Unidade I – Fundamentos históricos do sistema educacional brasileiro.
Unidade II – A Definição e Implementação das Políticas Sociais
2.1 A relação Estado x Sociedade;
2.2 Natureza e desenvolvimento das políticas sociais;
2.3 A Política Educacional no contexto das políticas sociais;
2.4 A trajetória da política educacional brasileira: gestão, controle e financiamento.
Unidade III – Os Novos Modelos de Atuação do Estado e suas implicações na Política Educacional Brasileira
3.1 Caracterizar o contexto socioeconômico e político, que vem originando as Reformas Educacionais no Brasil, desde os anos 80.
3.2 O redesenho dos espaços público e privado (o papel das ONGs).
Unidade IV - A Lei nº 9.394/96 (LDB) e a realidade educacional
4.1 O contexto de aprovação da LDB
4.2 Os princípios norteadores da LDB
4.3 A educação Básica no Brasil: lei x realidade
4.4 A Educação Superior: lei x realidade
4.5 A educação no Estado de Minas Gerais
4.6 Principais características do Sistema de Ensino do Estado de Minas Gerais.
4.7 O Plano Nacional de Educação
4.8 A CONAE e o CONAPE no Brasil
4.9 Golpe de 2016 e as implicações na educação
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2002.
SHIROMA, E. O.; EVANGELISTA, O.; MORAES, M. C. M. Política educacional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AZEVEDO, Janete Maria Lins de. A educação como política pública. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2004.
BRZEZINSKI, I. LDB/1996 contemporânea: contradições, tensões, compromissos. São Paulo: Cortez, 2014.
DUARTE, A et al. O trabalho docente na educação básica em Minas Gerais. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012.
GENTILI, P.; SILVA, T. T. (Org.). Escola S.A. Brasília: CNTE, 1996.
LUCENA, C.; PREVITALI, F. S.; LUCENA L. A crise da democracia brasileira. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017. v. 1.
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018
|
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0727149 e o código CRC F76FCC58. |
Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0727149 |