UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

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Ata de Reunião

ATA DA 4ª REUNIÃO/2018 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUALIDADE AMBIENTAL

 

Ao décimo primeiro dia do mês de junho do ano de dois mil e dezoito, reuniu-se às dez horas, na sala de reuniões do Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG) no Campus Umuarama, o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental (PPGMQ) para a reunião. Estiveram presentes à reunião os membros do Colegiado, os professores Adão de Siqueira Ferreira, Adriane de Andrade Silva, Lucas Carvalho Basilio de Azevedo, e Sueli Moura Bertolino; bem como o representante discente Rudmir Rogerio de Camargo Faxina. O professor Hudson de Paula Carvalho justificou sua ausência. A Professora Adriane iniciou a reunião dando boas vindas a todos os membros do Colegiado. A seguir, passou-se à apreciação dos pontos da pauta, a saber: 1º item de pauta. Aprovação da Ata da 3ª reunião de 2018: Com a correção dos nomes da professora Sueli e do representante discente Rudmir, houve a aprovação da ata. 2º item de pauta. Comunicações: 1) A Secretária informou ao Colegiado que provavelmente a mudança da Secretaria do PPGMQ ocorrerá no dia 19/06/2018, próxima terça-feira, data que será confirmada pela Direção do ICIAG. 3º item de pauta. Ordem do dia: 3.1. Aprovação ad referendum das atas de defesa dos discentes: ALINI BOSSOLANI ROSSINO, MARK ANDREW ALVES PEREIRA ANDRADA SILVA e ROSANE DE SOUZA OLIVEIRA. Após a leitura das atas de defesas das discentes em questão, feita pela Coordenadora, o Colegiado aprovou as homologações feitas ad referendum. 3.2. Aprovação ad referendum da solicitação de aproveitamento de estudos das discentes: BRUNNA GONDIM TEIXEIRA ARAUJO ALVES, DENICI LAURA CARVALHO, LORRANE MARQUES DUARTE e NATHÁLIA FERREIRA ALVES. A Coordenadora leu a documentação em anexo no processo SEI, que se trata das solicitações feitas. Diante do exposto, os membros presentes homologaram a aprovação feita ad referendum. 3.3. Aprovação ad referendum da documentação e banca para qualificação da discente JÉSSICA DOS SANTOS ANJO. Membros indicados no requerimento: Prof.ª Dr.ª Bruna Fernanda Faria Oliveira (Orientadora); Prof.ª Dr.ª Maria Lyda Bolanos Rojas (UFU); Prof.ª Dr.ª Ângela Maria Soares (UFU); e Prof.ª Dr.ª Maria da Graça Vasconcelos (UFU / Suplente). A professora Adriane apresentou a documentação enviada pela discente. Foi ressaltado que a documentação apresentada pela discente sofrerá alteração, pois a Prof.ª Maria Lyda não poderá mais comparecer na data prevista. A nova versão da documentação, com a substituição da referida professora, ainda será enviada por e-mail, pois aguarda a confirmação do suplente. Diante do exposto, os membros presentes foram favoráveis ao ad referendum da Coordenadora. Logo após a aprovação, Coordenadora propôs que Normas 01-2017 do PPGMQ, referente ao Exame de Qualificação, sofressem alterações, pois a sua escrita gera dúvidas aos discentes. Assim, com a contribuição dos membros presentes as Normas 01-2017 teve as seguintes alterações: “Art. 3º - Caberá ao orientador e discente sugerir à coordenação do Programa, os nomes dos membros da Banca Examinadora do Exame de Qualificação, com antecedência mínima de 15 (quinze) e máxima de 30 (trinta) dias. (..) § 2° - Poderão participar da banca de qualificação doutorandos, sendo a participação destes limitada a um membro por banca (alterado na Reunião do Colegiado – 11/06/2018); (...)”; “Art. 5º - O projeto de pesquisa deverá ser redigido de acordo com as Normas do PPGMQ, contendo pelo menos os tópicos básicos: Título, Introdução, Objetivos Geral e Específicos, Justificativas, Hipótese Científica, Revisão de Literatura, Material e Métodos; Resultados parciais, Cronograma de execução, e Referências Bibliográficas. Parágrafo Único - O trabalho de qualificação poderá ser em formato de artigo científico e seguir as normas da revista científica escolhida, desde que derivado do projeto de dissertação”; retirada do §5º do Art. 6º; “Art. 8º - Documentos a serem entregues para pedido do exame de qualificação: a) Requerimento assinado pelo orientador (Anexo 01) (entregue para a Secretaria); b) Relação dos componentes da banca examinadora (Anexo 02) (entregue para a Secretaria); c) Trabalho de Qualificação (entregue para os membros da banca); d) Comprovante de submissão ou aprovação do projeto junto ao Comitê de Ética, quando for o caso (entregue para a Secretaria e para os membros da banca)”. Além disso os Anexos 1 e 2 sofreram alterações, conforme consta em anexo (documento Nº 0517643) desse Processo SEI. Com essas alterações, a RESOLUÇÃO SEI Nº 01 DE 2018 (documento Nº 0517643 desse Processo SEI) revoga as Normas 01-2017 e entra em vigor a partir da presente data. 3.4. Aprovação de modelo de ata para qualificação dos discentes do PPGMQ. Após a apresentação dos modelos de ata (Documentos Nº: 0500844 e 0500851 desse Processo SEI), os membros presentes foram favoráveis à utilização dos mesmos no exame de qualificação do PPGMQ. 3.5. Composição da Comissão Avaliadora do Processo Seletivo para ingressantes em 2019/01. A Coordenadora informou que a documentação do processo seletivo deve estar pronta até dia 30/08/2018. Foi informado também que os docentes Gilberto Oliveira Mendes e Samara Carbone desejam permanecer como Comissão. Nesse momento a professora Sueli manifestou interesse em compor a comissão. Já o professor Lucas informou que esse ano não pretende compor a comissão, visto que contribuiu nos processos seletivos anteriores. Assim, foi proposta a seguinte comissão: Samara (presidente), Gilberto e Sueli com consulta aos docentes para recrutamento dos demais membros. Portanto, a Coordenadora ficou de consultar, via e-mail, os docentes do PPGMQ sobre o interesse em compor a comissão avaliadora do processo seletivo de 2019-1. Considerando a urgência da matéria e os prazos a serem cumpridos, o Colegiado decidiu que os nomes que comporão a comissão serão encaminhados, com aprovação ad referendum da Coordenadora, para a aprovação na próxima reunião do CONICIAG (14/06/2018). 3.6. Indeferimento da dissertação do discente LUCAS HENRIQUE CLEMENTE no repositório (SEBI-UFU) feita por outro docente (que não participou da pesquisa e/ou correção do trabalho). Solicitação feita pelo Prof. Dr. ANDRÉ ROSALVO TERRA NASCIMENTO. A professora Adriane explicou aos membros do que se trata a solicitação. Relatou que ao buscar auxílio no Setor de Bibliotecas da UFU, recebeu a informação de que o sistema de autoarquivamento opera em sua normalidade, mas que de fato todos os docentes recebem notificações de submissões de trabalhos científicos (Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses) de sua unidade acadêmica. Diante das informações recebidas in loco, sugeriu ao servidor, que a atendeu na Biblioteca, que esse sistema deve ser melhor adequado, uma vez que gera transtornos. Posteriormente, buscou ouvir o professor que indeferiu a dissertação do discente Lucas Henrique. Em conversa com a Coordenadora, o referido professor, pediu desculpas pelo ocorrido, pois acreditou ter sido convocado para dar o parecer sobre o trabalho, uma vez que recebeu a notificação em seu e-mail institucional. O Colegiado sugeriu que encaminhasse ao CONICIAG o ocorrido para que os docentes do instituto sejam alertados sobre as notificações recebidas por e-mail. Assim, o intuito da notificação é evitar que ocorram novos indeferimentos de trabalhos já avaliados e aprovados em bancas de defesa. 3.7. Solicitação de coorientação de ARTHUR CELESTINO SOARES pela Prof.ª Dr.ª Ana Elizabeth Iannini Custódio; orientador: Prof. Dr. Ednaldo Carvalho Guimarães. Após a leitura da solicitação feita pelo discente, da qual consta a assinatura do orientador; o Colegiado foi de parecer favorável a solicitação de coorientação. Devido ao avançar da hora, esse foi o último ponto de pauta analisado nessa reunião. Assim, os itens de 3.8 a 3.13 serão discutidos na próxima reunião. 3.8. Avaliação dos Relatórios Trimestrais (período: março a maio de 2018) enviados ao PPGMQ. 3.9. Acordo de cooperação entre o PPGMQ-UFU e universidade espanhola. 3.10. Solicitação de credenciamento ao PPGMQ feita pelo Prof. Dr. JOSÉ GERALDO MAGESTE. 3.11. Solicitação de credenciamento ao PPGMQ feita pelo Prof. Dr. JOÃO VITOR MEZA BRAVO. 3.12. Critérios para credenciamento de docentes no PPGMQ. 3.13. Outros. Em seguida, a reunião foi dada por encerrada e eu, Marília Christina Arantes Melo, secretária do PPGMQ, lavrei a presente ata que vai por mim assinada e depois de lida e aprovada, será assinada pelos demais Membros do Colegiado. Uberlândia, 11 de junho de 2018.


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Documento assinado eletronicamente por Adriane de Andrade Silva, Presidente, em 10/09/2018, às 10:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Adão de Siqueira Ferreira, Membro de Colegiado, em 12/09/2018, às 10:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Marilia Christina Arantes Melo, Secretário(a), em 12/09/2018, às 13:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Lucas Carvalho Basílio de Azevedo, Secretário(a), em 18/09/2018, às 15:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sueli Moura Bertolino, Membro de Colegiado, em 24/09/2018, às 10:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rudmir Rogerio de Camargo Faxina, Membro de Colegiado, em 05/10/2018, às 20:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.037105/2018-40 SEI nº 0518348