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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Projeto Interdisciplinar IV |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA: 15
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CH TOTAL: 45 |
OBJETIVOS
Organização dos espaços e construção de ambientes na Educação Infantil.
A partir das problemáticas abordadas nas observações sobre a infraestrutura das instituições de Educação Infantil e dos estudos e pesquisas sobre possibilidades de organização dos espaços das instituições de Educação Infantil construir um artigo sobre a organização dos espaços na Educação Infantil.
Reconhecer a brinquedoteca escolar com espaço de ensino e aprendizagem na Educação Infantil.
Diagnosticar e analisar as práticas educativas com o olhar de pesquisador e desenvolver o processo de iniciação científica, tendo a educação como objeto de estudos.
Articular o conteúdo com a temática do Ciclo 2: Diálogos Interculturais
Ementa
O papel do docente na orientação/construção de ambientes para a Educação Infantil. O espaço e sua relação direta com a aprendizagem na infância: conceitos de espaço/ambiente; diretrizes, princípios e critérios de organização dos espaços na Educação Infantil. Cantos de atividades diversificadas e seu funcionamento nas salas de Educação Infantil. Ateliês na Educação Infantil: estrutura e organização.
PROGRAMA
Unidade I: O professor pesquisador
1.1 O papel da pesquisa na formação do professor.
1.2 Investigações na Educação Infantil.
Unidade II: Ambientes na Educação Infantil
2.1 O papel do docente na orientação/construção de ambientes para a Educação Infantil.
2.2 A brinquedoteca escolar como espaço de ensino aprendizagem.
Unidade III: Espaço e aprendizagem infantil
3.1 O espaço e sua relação direta com a aprendizagem na infância: conceitos de espaço/ambiente.
3.2 Diretrizes, princípios e critérios de organização dos espaços na Educação Infantil.
3.3 A proposta de “Cantos de atividades diversificadas” e seu funcionamento nas salas de Educação Infantil.
Unidade IV: Ateliês
4.1 Ateliês na Educação Infantil: estrutura e organização.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRASIL. Consulta sobre qualidade da educação infantil: o que pensam e querem os sujeitos deste direito. São Paulo: Cortez, 2006.
CERISARA, A. B. Professoras de educação infantil: entre o feminino e o profissional. São Paulo: Cortez, 2007.
TONUCCI, F. Com olhos de criança. Porto Alegre: Artmed, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FARIA, A. L. G.; PALHARES, M. Educação Infantil pós-LDB: rumos e desafios. Campinas: Autores Associados, 2005.
OLIVEIRA, Z. M. R. Educação infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 2001.
ROSSETTI-FERREIRA, M. C. (Org.). Os fazeres na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2006.
CERISARA, A.B. Professoras de educação infantil: entre o feminino e o profissional. São Paulo: Cortez, 2007.
ZABALZA BERAZA, M. A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 15:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/10/2018, às 15:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0787908 |