UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Projeto Interdisciplinar IV

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

15

 

CH TOTAL:

45

 

OBJETIVOS

 

Ementa

O papel do docente na orientação/construção de ambientes para a Educação Infantil. O espaço e sua relação direta com a aprendizagem na infância: conceitos de espaço/ambiente; diretrizes, princípios e critérios de organização dos espaços na Educação Infantil.  Cantos de atividades diversificadas e seu funcionamento nas salas de Educação Infantil. Ateliês na Educação Infantil: estrutura e organização.

 

PROGRAMA

Unidade I: O professor pesquisador

1.1 O papel da pesquisa na formação do professor.

1.2 Investigações na Educação Infantil.

Unidade II: Ambientes na Educação Infantil

2.1 O papel do docente na orientação/construção de ambientes para a Educação Infantil.

2.2 A brinquedoteca escolar como espaço de ensino aprendizagem.

Unidade III: Espaço e aprendizagem infantil

3.1 O espaço e sua relação direta com a aprendizagem na infância: conceitos de espaço/ambiente.

3.2 Diretrizes, princípios e critérios de organização dos espaços na Educação Infantil. 

3.3 A proposta de “Cantos de atividades diversificadas” e seu funcionamento nas salas de Educação Infantil.

Unidade IV: Ateliês

 4.1 Ateliês na Educação Infantil: estrutura e organização.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRASIL. Consulta sobre qualidade da educação infantil: o que pensam e querem os sujeitos deste direito. São Paulo: Cortez, 2006.

CERISARA, A. B. Professoras de educação infantil: entre o feminino e o profissional. São Paulo: Cortez, 2007.

TONUCCI, F. Com olhos de criança. Porto Alegre: Artmed, 2003.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FARIA, A. L. G.; PALHARES, M. Educação Infantil pós-LDB: rumos e desafios. Campinas: Autores Associados, 2005.

OLIVEIRA, Z. M. R. Educação infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 2001. 

ROSSETTI-FERREIRA, M. C. (Org.). Os fazeres na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2006.   

CERISARA, A.B. Professoras de educação infantil: entre o feminino e o profissional. São Paulo: Cortez, 2007. 

ZABALZA BERAZA, M. A. Qualidade em educação infantil.  Porto Alegre: ArtMed, 1998.

 

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 15:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/10/2018, às 15:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0787908