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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Estágio Supervisionado II |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA: 90 |
CH TOTAL: 120 |
OBJETIVOS
Observar, registrar e refletir sobre aspectos relacionados a organização de instituições dos anos inicias do Ensino Fundamental.
Observar práticas de docentes que atuam nos Anos iniciais do Ensino Fundamental.
A partir das problemáticas que forem construídas no cotidiano escolar os estagiários deverão propor um projeto de intervenção.
Execução e avaliação dos projetos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental com a análise e discussão dos processos vivenciados pelos grupos de trabalho (acompanhamento e avaliação de todos os estagiários no desenvolvimento dos projetos).
Elaboração de um relatório de estágio que contemple os estudos e vivências desenvolvidas no estágio do Ensino Fundamental.
Desenvolver um trabalho interdisciplinar com o PROINTER IV que também aborda questões referentes ao trabalho no Ensino Fundamental.
Articular o conteúdo com a temática do Ciclo 2: Diálogos Interculturais.
Ementa
Organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Materiais pedagógicos para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Relação aluno-professor. O planejamento escolar. Avaliação no Ensino Fundamental. Construção em parceria com a comunidade das escolas estagiadas de um projeto de intervenção a partir das reflexões feitas no PROINTER IV e no presente estágio.
PROGRAMA
Unidade I: Orientações gerais sobre Estágio.
Unidade II: Organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Unidade III: O trabalho docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Unidade IV: Materiais pedagógicos para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Unidade V: Relação aluno-professor.
Unidade VI: O planejamento escolar.
Unidade VII: Avaliação no Ensino Fundamental.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2006.
CUNHA, M. I. O bom professor e a sua prática. Campinas: Papirus, 1989.
FREITAS, H. C. L. O. O trabalho como princípio articulado na prática de ensino e nos estágios. São Paulo: Papirus, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BARREIRO, I. M. F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
GANDIN, D. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 2007.
CANÁRIO, R. A escola tem futuro?: das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e pratica? São Paulo: Cortez, 2011.
VASCONCELLOS, C. S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2008.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0753965 e o código CRC 4D5F1FA2. |
Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0753965 |