UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Estágio Supervisionado II

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

90

CH TOTAL:

120

 

OBJETIVOS

Ementa

Organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental.  O trabalho docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Materiais pedagógicos para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Relação aluno-professor.  O planejamento escolar. Avaliação no Ensino Fundamental. Construção em parceria com a comunidade das escolas estagiadas de um projeto de intervenção a partir das reflexões feitas no PROINTER IV e no presente estágio.

 

PROGRAMA

Unidade I: Orientações gerais sobre Estágio.

Unidade II: Organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Unidade III: O trabalho docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Unidade IV: Materiais pedagógicos para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Unidade V: Relação aluno-professor. 

Unidade VI: O planejamento escolar.

Unidade VII: Avaliação no Ensino Fundamental.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2006.

CUNHA, M. I. O bom professor e a sua prática. Campinas: Papirus, 1989. 

FREITAS, H. C. L. O. O trabalho como princípio articulado na prática de ensino e nos estágios. São Paulo: Papirus, 2010. 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARREIRO, I. M. F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

GANDIN, D. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 2007.

CANÁRIO, R. A escola tem futuro?: das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.  

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e pratica? São Paulo: Cortez, 2011. 

VASCONCELLOS, C. S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2008.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0753965 e o código CRC 4D5F1FA2.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0753965