UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Química Analítica Qualitativa Experimental

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal 

SIGLA:

ICENP

CH TOTAL TEÓRICA:

0

CH TOTAL PRÁTICA:

60

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Geral: Desenvolver nos discentesas habilidades básicas em Química Analítica, capacitando-os para a execução de análises qualitativas de íons em soluções aquosas.

Específicos:Apresentar, discutir e realizar testes qualitativos para cátions e ânions em soluções aquosas, possibilitando que os discentes sejam capazes de realizar a identificação destes íons em amostras sintéticas e reais.

 

Ementa

Princípios de análise qualitativa. Estudo dos cátions dos grupos I (NH4+, Na+ e K+); II (Mg2+, Ca2+, Sr2+ e Ba2+) e III (Fe3+, Al3+,Cr3+, Ni2+, Co2+, Zn2+ e Mn2+). Estudo de alguns ânions (SO42-, NO3-, Cl-, I-, Br-, H3CCOO-, CO32- e PO43-). Estudos visando a identificação de íons em amostras sintéticas e reais (fertilizantes, rochas, ligas metálicas, etc.).Gestão ambiental em laboratórios químicos.

 

PROGRAMA

1. Princípios de análise qualitativa:Tipos de reações utilizadas em testes qualitativos. Sensibilidade e seletividade de testes qualitativos. Testes de chama. Preparo de soluções. Soluções tampão.

2. Estudo dos cátions do Grupo I (NH4+, Na+ e K+)

3. Estudo de alguns ânions (SO42-, NO3-, Cl-, I-, Br-, H3CCOO-, CO32- e PO43-)

4. Estudo dos cátions do Grupo II (Mg2+, Ca2+, Sr2+ e Ba2+)

5. Estudo dos cátions do Grupo III (Fe3+, Al3+, Cr3+, Ni2+, Co2+, Zn2+ e Mn2+)

6. Gestão ambiental em laboratórios químicos: impacto ambiental de resíduos químicos. Gerenciamento de resíduos químicos. Minimização da produção de resíduos químicos em práticas didáticas. Gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios didáticos.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

[1] VOGEL, A. I. Química analítica qualitativa. 5. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1981.

[2] SKOOG, D. A. et al. Fundamentos de química analítica. 9. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

[3] HARRIS, D. C. Análise química quantitativa. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

[1] VAITSMAN, D. S.; BITTENCOURT, O. A. Ensaios químicos qualitativos. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.

[2] ROSA, G.; GAUTO, M.; GONÇALVES, F. Química analítica: práticas de laboratório. São Paulo: Bookman, 2013.

[3] VALCARCEL, M. Princípios de química analítica. São Paulo: FAP-UNIFESP, 2012.

[4] BARBOSA, G. P. Química analítica: uma abordagem qualitativa e quantitativa. São Paulo: Saraiva, 2014.

[5] MUELLER, H.; SOUZA, D. Química analítica qualitativa clássica. Blumenau: FURB, 2012.

 

aprovação

 

Hugo de Souza Rodrigues

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenador do Curso de Química
Portaria R. 620/2018

Rosana M. N. de Assunção
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Diretora do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - ICENP.
Portaria R. 501/2018

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 SEI nº 0755799