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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Educação Patrimonial |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA: 30 |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Compreender os fundamentos históricos e antropológicos de patrimônio, memória e cultura, dialogando com as práticas pedagógicas escolares e não escolares
Objetivos específicos
Refletir sobre os conceitos de memória, patrimônio, cidadania e cultura.
Propiciar o contato com alguns estudos sobre cultura, patrimônio material e imaterial e suas interfaces com a educação.
Contribuir para que os estudantes e as estudantes reflitam sobre si mesmos e mesmas, propiciando uma análise de suas memórias, histórias de vida e identidades.
Analisar e entender a proposta metodológica utilizada na educação patrimonial.
Dialogar com os Ciclos I: Sujeitos fazedores de história, II: Diálogos interculturais e III: Práxis transformadora, assim como, de modo mais específico, com os Prointer I: Identidade, II: Linguagem e VI: arte, cultura e educação.
Ementa
As relações entre patrimônio, memória, história, educação, pesquisa, ensino e cidadania. Educação e patrimônio histórico-cultural: suportes teóricos. Metodologia da Educação Patrimonial. Conhecimento histórico e patrimônio: a interdisciplinaridade como prática educativa.
PROGRAMA
Unidade I: MEMÓRIA, HISTÓRIA, IDENTIDADE, PATRIMÔNIO: ASPECTOS CONCEITUAIS
1.1 O diálogo entre memória e história
1.2 As funções sociais da memória
1.3 Cultura oral e cultura escrita
1.4 Identidade, pertencimento e patrimônio
1.5 Patrimônio cultural: material e imaterial
Unidade II: PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL, EDUCAÇÃO E CIDADANIA
2.1 Patrimônio Histórico e Cultural no Brasil: marcos legais
2.2 As políticas de preservação dos bens patrimoniais: União, Estados e Municípios
2.3 Educação como eixo estruturador da preservação patrimonial
2.4 Cidadania como direito e acesso à cultura
Unidade III: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: SUBSÍDIOS PARA A PRÁTICA
3.1 Trabalhando com conceitos e estruturando ações
3.2 Os guias e cartilhas de Educação Patrimonial: entre a orientação oficial e a diversidade local
3.3 Experiências locais e ações realizadas em instituições não escolares
3.4 Intervenções nas escolas: experiências, perspectivas e dificuldades
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
COSTA, C. B; MAGALHÃES, N. A. et. al. (Org.). Contar história, fazer história: história, cultura e memória. Brasília: Paralelo 15, 2001.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2006.
RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: Ed. da UNICAMP, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CASIMIRO, A. P. B. S.; LOMBARDI, J. C.; MAGALHÃES, L. D. R. (Org.). A pesquisa e a preservação de arquivos e fontes para a educação, cultura e memória. Campinas: Alínea, 2009.
DELEUZE, G. Bergsonismo. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2012.
LE GOFF, J. História e memória. 5. ed. Campinas, SP: Ed. da UNICAMP, 2003.
MARTINS, C. (Org.). Patrimônio cultural: da memória ao sentido do lugar. São Paulo: Roca, 2006.
PORTUGUEZ, A. P. Turismo: memória e patrimônio. São Paulo: Roca, 2004.
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0755022 |