UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Educação Patrimonial

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

30

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Objetivos específicos

Ementa

As relações entre patrimônio, memória, história, educação, pesquisa, ensino e cidadania. Educação e patrimônio histórico-cultural: suportes teóricos. Metodologia da Educação Patrimonial. Conhecimento histórico e patrimônio: a interdisciplinaridade como prática educativa.

 

PROGRAMA

Unidade I: MEMÓRIA, HISTÓRIA, IDENTIDADE, PATRIMÔNIO: ASPECTOS CONCEITUAIS

1.1  O diálogo entre memória e história

1.2  As funções sociais da memória

1.3  Cultura oral e cultura escrita

1.4  Identidade, pertencimento e patrimônio

1.5  Patrimônio cultural: material e imaterial

Unidade II: PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL, EDUCAÇÃO E CIDADANIA

2.1 Patrimônio Histórico e Cultural no Brasil: marcos legais

2.2 As políticas de preservação dos bens patrimoniais: União, Estados e Municípios

2.3 Educação como eixo estruturador da preservação patrimonial

2.4 Cidadania como direito e acesso à cultura

Unidade III: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: SUBSÍDIOS PARA A PRÁTICA

3.1 Trabalhando com conceitos e estruturando ações

3.2 Os guias e cartilhas de Educação Patrimonial: entre a orientação oficial e a diversidade local

3.3 Experiências locais e ações realizadas em instituições não escolares

3.4 Intervenções nas escolas: experiências, perspectivas e dificuldades

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

COSTA, C. B; MAGALHÃES, N. A. et. al. (Org.). Contar história, fazer história: história, cultura e memória. Brasília: Paralelo 15, 2001. 

HALBWACHS, M. A memória coletiva. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2006.

RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: Ed. da UNICAMP, 2008.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CASIMIRO, A. P. B. S.; LOMBARDI, J. C.; MAGALHÃES, L. D. R. (Org.). A pesquisa e a preservação de arquivos e fontes para a educação, cultura e memória. Campinas: Alínea, 2009. 

DELEUZE, G. Bergsonismo. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2012.  

LE GOFF, J. História e memória. 5. ed. Campinas, SP: Ed. da UNICAMP, 2003. 

MARTINS, C. (Org.). Patrimônio cultural: da memória ao sentido do lugar. São Paulo: Roca, 2006.

PORTUGUEZ, A. P. Turismo: memória e patrimônio. São Paulo: Roca, 2004.

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0755022 e o código CRC 7AA3C2D3.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0755022