UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 12ª REUNIÃO/2018 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUALIDADE AMBIENTAL

 

Ao décimo segundo dia do mês de novembro do ano de dois mil e dezoito, reuniu-se às dez horas, na sala de reuniões do Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG) no Campus Glória, o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental (PPGMQ) para a reunião. Estiveram presentes à reunião os membros do Colegiado, os professores Adão de Siqueira Ferreira, Adriane de Andrade Silva e Lucas Carvalho Basilio de Azevedo; bem como o representante discente Rudmir Rogerio de Camargo Faxina. Já a professora e Sueli Moura Bertolino teve sua ausência justificada. A Professora Adriane iniciou a reunião dando boas-vindas a todos os membros do Colegiado. A seguir, passou-se à apreciação dos pontos de pauta, a saber: 1. Aprovação da Ata da 11ª reunião de 2018: A ata da 11ª reunião foi aprovada, com uma abstenção, após alterações feitas pelos membros presentes. 2º item de pauta. Comunicações: 1) Assim que concedida a palavra aos membros presentes, o professor Lucas reforçou a necessidade de se atentar ao prazo final do quadriênio. Diante desse destaque, a professora Adriane informou que, considerando a aproximação da nova avaliação do programa, marcou uma Assembleia com os discentes e docentes para que juntos possam fazer apontamentos que indiquem as principais alterações que deverão ser feitas para fortalecer o curso. Ressaltou que o intuito é fortalecer o programa, tentando atender as demandas ainda não atendidas. Há também o intuito de formar uma comissão para implementação do curso de Doutorado no PPGMQ. Mas, para isso, é necessário aumentar o conceito junto aos órgãos avaliadores, pois assim fica mais fácil de ser aprovada tal modalidade de curso. O professor Lucas sugeriu que a comissão em questão deve dar uma atenção especial às questões sociais, de forma a integrar os conhecimentos acadêmicos a comunidade. Sugeriu ainda, como ponto de pauta da próxima reunião (dezembro de 2018), que os nomes dos membros que comporão a comissão sejam avaliados/aprovados pelo Colegiado. 2) Dando sequência aos informes, a professora Adriane informou que na presente data, antes do início dessa reunião, houve a divulgação do resultado final da Etapa 1, do Processo Seletivo do Mestrado (ingresso em 2019-1), no site do PPGMQ. Foi informado que o PPGMQ recebeu uma notificação da Ouvidoria da UFU, pois foi questionado o motivo de não ter sido divulgada a relação de candidatos por linha de pesquisa como nos anos anteriores. Assim, diante dessa notificação, a Coordenação já deu o devido encaminhamento à Ouvidoria, explicando que o edital apresenta apenas a quantidade de vagas geral e não por linha de pesquisa. Informou também que, mesmo esse questionamento não afetando em nada nos tramites do Processo Seletivo, foi divulgado no site do programa essa relação solicitada pelo requerente. Ressaltou ainda que embora tenha tido essa notificação da Ouvidoria, o Processo Seletivo está transcorrendo sem nenhum problema. 3) Para finalizar os informes, a Secretária do PPGMQ solicitou que fosse acrescentado um ponto de pauta. Assunto: aprovação ad referendum das atas de qualificação das discentes GIULIA FARIA SHIMAMOTO e NEILA CRISTINA FREITAS MAIA (ambas da Turma 4). Assim, por se tratar de aprovações ad referendum, o Colegiado avaliou ser prudente que esse item seja discutido após o item 3.2, previsto na Convocação dessa reunião. 3. Ordem do dia: 3.1. Aprovação ad referendum da oferta de disciplinas do PPGMQ para 2019. Foi explicado, pela professora Adriane, que o motivo da urgência em aprovar a oferta das disciplinas por meio de ad referendum, foi o iminente término do prazo para o lançamento no sistema, conforme estipulado no calendário acadêmico. Após a apresentação da relação das disciplinas que serão ofertadas em 2019-1 e 2019-2, contidas no Processo SEI, o professor Adão solicitou o esclarecimento de qual foi o prazo final para a oferta. A Secretária informou que o prazo era até sexta-feira (09/11/2018), mas que hoje recebeu um Memorando da DIRAC, do qual foi estabelecida a dilação desse prazo para até o fim dessa semana. Como há um feriado no fim da semana, a Secretária disse que se houvesse outra disciplina para ofertar (2019-1) teria que ser repassada a informação até quarta-feira (14/11/2018). Diante da relação de disciplinas que serão ofertadas em 2019, o professor Adão ficou de verificar com o professor Enio Tarso de Souza Costa se ele poderá contribuir ministrando outra disciplina do programa. Assim, diante dos documentos apreciados, o Colegiado foi de parecer favorável à aprovação ad referendum da Coordenadora. 3.2. Aprovação ad referendum do resultado final do Edital 038/2018/UFU/ICIAG - PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO(A). Foi informado que o Processo Seletivo transcorreu sem problemas. A professora Adriane informou também que, na primeira etapa de seleção, uma candidata foi desclassificada por falta de apresentação de documentos, conforme exigido em edital. Já outro candidato faltou na aplicação da prova. Assim, ao todo tiveram dois candidatos aprovados, sendo a candidata Tarcilla, discente da Engenharia Ambiental, a primeira colocada no Processo Seletivo. Diante da documentação contida no Processo SEI, o Colegiado foi de parecer favorável à aprovação ad referendum da Coordenadora. 3.3. Homologação ad referendum das atas de exame de qualificação das discentes: NEILA CRISTINA FREITAS MAIA e GIULIA FARIA SHIMAMOTO. Pelo motivo desse assunto ter sido aprovado por meio de ad referendum, houve inversão do ponto de pauta. Diante da documentação apresentada, que consta no Processo SEI, o Colegiado foi de parecer favorável à aprovação ad referendum das atas das referidas discentes. 3.4. Avaliação das ementas das disciplinas do PPGMQ para divulgação no site. A professora Adriane apresentou as ementas que foram editadas e assinadas pelos docentes do programa. Destacou que havia no Processo SEI 15 ementas sem edição e assinatura do docente responsável. Assim, o Colegiado decidiu analisar previamente as ementas que já foram editadas e assinadas para verificar se atendiam as exigências. Nessa análise, o professor Adão ressaltou a importância de serem observadas as referências das ementas. Destacou que devem conter referencias atuais, internacionais e de periódicos científicos. O Colegiado sugeriu que seja enviado um e-mail para todos docentes informando esses cuidados que se deve tomar com a indicação das referências. Nesse momento a Secretária solicitou que esse e-mail fosse enviado pela Coordenadora, visto que, grande parte dos docentes não têm o hábito de responder suas solicitações feitas por e-mails. O Colegiado decidiu que as ementas sejam aprovadas juntas. Assim, foi proposto que a discussão sobre permanência de caráter obrigatório de algumas disciplinas deverá compor os itens de pauta da Assembleia, que será realizada ainda em novembro de 2018, com os docentes e discentes do PPGMQ. Por não possuir a maioria das ementas editadas e assinadas, esse item voltará para discussão no Colegiado na próxima reunião. 3.5. Eleição de novo membro para substituir o Prof. Dr. Hudson de Paula Carvalho no Colegiado do PPGMQ. A professora Adriane informou que o edital foi publicado e enviado para todos os docentes do programa. Informou também que o Prof. Fábio Augusto do Amaral é o único candidato inscrito. Ressaltou que uma urna de votação ficará no Campus Glória e outra urna no Campus de Monte Carmelo. A eleição será realizada dia 28 de novembro de 2018. Aproveitando esse item de discussão, a professora Adriane informou que na Assembleia do PPGMQ deverá ocorrer a indicação do nome de um representante discente para compor o CONICIAG, pois a atual representante já se ausentou quatro vezes sem justificativa. Assim, faz-se necessário a escolha de outro representante discente do PPGMQ para atuação nesse conselho. 3.6. Novas disciplinas propostas para o PPGMQ. O Colegiado indicou que esse é outro item que deverá ser discutido na Assembleia com os docentes e discentes do PPGMQ. Mesmo diante da deliberação do Colegiado, a professora Adriane destacou a questão da disciplina “Biodiversidade e Conservação dos Recursos Naturais” proposta pela professora Ana Carolina Silva Siquieroli. Em conversa entre a Coordenadora e a referida docente, observou-se a necessidade de tal disciplina voltar a compor o currículo do PPGMQ e assim ser ofertada novamente, visto que em períodos anteriores houve demanda para a sua oferta. Para isso, serão necessárias alterações pontuais no recém aprovado Regulamento do PPGMQ, visto que tal disciplina deve compor o quadro de disciplinas do curso. Já com relação a disciplina “Modelagem de qualidade da água em ambientes lêntico e lótico”, proposta pelo professor Marcio Ricardo Salla, o Colegiado entendeu que tal componente curricular será melhor aproveitado no curso do doutorado. Assim, para atender a demanda atual foi recomendado que ele colabore em disciplinas já existentes. Para isso, a Coordenadora ficou de conversar com o docente em questão. 3.7. Outros. Nada mais havendo a tratar, a reunião foi dada por encerrada e eu, Marília Christina Arantes Melo, secretária do PPGMQ, lavrei a presente ata que vai por mim assinada e depois de lida e aprovada, será assinada pelos demais Membros do Colegiado. Uberlândia, 12 de novembro de 2018.

 

Adriane de Andrade Silva

Adão de Siqueira Ferreira

Lucas Carvalho Basilio de Azevedo

Rudmir Rogerio de Camargo Faxina

Marília Christina Arantes Melo (Secretária do PPGMQ)


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Documento assinado eletronicamente por Marilia Christina Arantes Melo, Secretário(a), em 21/11/2018, às 11:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Adão de Siqueira Ferreira, Membro de Colegiado, em 21/11/2018, às 19:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Lucas Carvalho Basílio de Azevedo, Secretário(a), em 11/02/2019, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rudmir Rogerio de Camargo Faxina, Membro de Colegiado, em 11/02/2019, às 11:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Adriane de Andrade Silva, Presidente, em 12/02/2019, às 16:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.077070/2018-81 SEI nº 0847931