|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
|
COMPONENTE CURRICULAR: Política Educacional Contemporânea |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA:
|
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Compreender a relação entre a educação, estado e sociedade contemporânea: influência do Neoliberalismo na educação pública;
Interpretar o conceito de política educacional no sistema de ensino brasileiro;
Analisar o processo de elaboração e implementação das políticas sociais; a gestão, o controle e o financiamento da política educacional brasileira; tendências do atual Sistema Nacional de Educação;
Interpretar a Legislação educacional vigente no ensino básico e suas relações com a Educação Superior;
Compreender o Plano Nacional de Educação;
Articular o conteúdo com a temática do Ciclo: multiculturalismo e o respeito pelo diverso.
Ementa
A relação entre a educação, estado e sociedade. Conceito de política educacional. O processo de elaboração e implementação das políticas sociais; a gestão, o controle e o financiamento da política educacional brasileira; tendências do atual Sistema Nacional de Educação. A organização do sistema educacional brasileiro, composição dos níveis e modalidades de ensino. Legislação educacional vigente. Plano nacional de educação.
PROGRAMA
Unidade I: Educação, estado e sociedade, no Brasil contemporâneo
1.1 Influência do neoliberalismo na educação pública
1.2 Neoliberalismo e a reforma do estado;
1.3 O papel dos organismos internacionais: UNESCO, Banco Mundial
Unidade II: Política educacional e sistema de ensino brasileiro
Unidade III: Implementação de políticas sociais vigentes
Unidade IV: Financiamento da política educacional brasileira no ensino público
Unidade V: Plano Nacional De Educação: implementações de ações sociais democráticas para a educação básica e superior
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AZEVEDO, J. M. L. A educação como política pública. Campinas: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, D. Da LDB (1996) ao novo PNE (2014-2024) por uma outra política educacional. Campinas: Autores Associados, 2016.
SHIROMA, E; MORAES, M. C. M.; EVANGELISTA, O. Política educacional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AMARAL, N. C. Para compreender o financiamento da educação básica no Brasil. Brasília: Liber Livro, 2012.
BIANCHETTI, R. Modelo neoliberal e políticas educacionais. Campinas: Autores Associados, 1997.
BRZEZINSKI, I. LDB/1996 contemporânea: contradições, tensões, compromissos. São Paulo: Cortez, 2014.
MARTINS, S. P. Fundeb, federalismo e regime de colaboração. Campinas: Autores Associados, 2011.
SAVIANI, D. Sistema nacional de educação e plano nacional de educação: significado, controvérsias e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 2014.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0754366 e o código CRC 97207AEE. |
Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0754366 |