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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia da Educação I |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Desenvolver o entendimento da relação indivíduo sociedade na perspectiva dos clássicos da sociologia;
Entender a factualidade do processo social na formação do indivíduo;
Compreender a função social da escola: reprodução social e/ou emancipação?
Analisar a desigualdade social como questão a ser compreendida e superada.
Examinar a desigualdade social na escola, atentando para as teorias sociológicas pós-estruturalistas em suas várias correntes.
Articular o conteúdo à temática do Ciclo 1: as pessoas como fazedoras de história.
Ementa
Os autores clássicos da sociologia e o seu pensamento sobre a educação: positivismo, materialismo histórico dialético e sociologia compreensiva.
PROGRAMA
Unidade I: Relação Indivíduo-Sociedade: contexto histórico da Sociologia enquanto Ciência
1.1 Funcionalismo e a Educação: Emílie Durkheim
Unidade II: Compreensivismo e a Educação: Max Weber
Unidade III: Materialismo Histórico e a Educação: Karl Marx
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FORACHI, M. A. (Org.). Sociologia e sociedade: leituras de introdução a Sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1977.
QUINTANEIRO, T. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
WEBER, M. Conceitos sociológicos fundamentais. Lisboa: Edições 70, 2012.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BAUMAN, Z. Aprendendo a pensar com a sociologia: Zygmund Bauman e Tim May. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
BOUDON, R. Dicionário crítico de sociologia. São Paulo: Ática, 2000.
DICIONARIO do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
DURKHEIM, E. Educação e sociologia. Petrópolis: Vozes, 2012.
FREIRE, P. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
GADOTTI, M. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez, 2006.
GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2007.
JOHNSON, A. G. Dicionário de sociologia: guia prático da linguagem sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
SACRISTAN, J. G. A educação obrigatória: sentido educativo e social. Porto Alegre: ARTMED, 2001.
SILVA, T. T. O currículo como fetiche: a poética do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
PARO, V. (Org.). A teoria do valor em Marx. São Paulo: Cortez, 2006.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0732752 |