UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Sociologia da Educação I

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60

OBJETIVOS

Ementa

Os autores clássicos da sociologia e o seu pensamento sobre a educação: positivismo, materialismo histórico dialético e sociologia compreensiva.

 

PROGRAMA

Unidade I: Relação Indivíduo-Sociedade:  contexto histórico da Sociologia enquanto Ciência

1.1 Funcionalismo e a Educação: Emílie Durkheim

Unidade II:  Compreensivismo e a Educação: Max Weber

Unidade III: Materialismo Histórico e a Educação: Karl Marx

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FORACHI, M. A. (Org.). Sociologia e sociedade: leituras de introdução a Sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1977. 

QUINTANEIRO, T. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

WEBER, M. Conceitos sociológicos fundamentais. Lisboa: Edições 70, 2012.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BAUMAN, Z. Aprendendo a pensar com a sociologia: Zygmund Bauman e Tim May. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. 

BOUDON, R. Dicionário crítico de sociologia. São Paulo: Ática, 2000.

DICIONARIO do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

DURKHEIM, E. Educação e sociologia. Petrópolis: Vozes, 2012.

FREIRE, P. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

GADOTTI, M. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez, 2006.

GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2007.

JOHNSON, A. G. Dicionário de sociologia: guia prático da linguagem sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

SACRISTAN, J. G. A educação obrigatória: sentido educativo e social. Porto Alegre: ARTMED, 2001.

SILVA, T. T. O currículo como fetiche: a poética do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

PARO, V. (Org.). A teoria do valor em Marx. São Paulo: Cortez, 2006.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0732752 e o código CRC 9714E1DA.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0732752