UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Educação para as Relações Étnico-raciais e Formação Docente

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

30

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Objetivos Específicos: 

Ementa

Tratar os conceitos de etnia, raça, racialização, identidade, diversidade, diferença, igualdade, multiculturalismo, preconceito e discriminação. Compreender os grupos étnicos “minoritários” e processos de colonização e pós-colonização.  Políticas afirmativas para populações étnicas e políticas afirmativas específicas em educação. Populações étnicas e diáspora. Racismo, discriminação e perspectiva didático-pedagógica de educação antirracista. Currículo e política curriculares de combate ao racismo. História e cultura étnica na escola e itinerários pedagógicos. Etnia/Raça e a indissociabilidade de outras categorias da diferença. Cultura e hibridismo culturais. As etnociências na sala de aula. Movimentos Sociais e educação não formal. Pesquisas no campo da educação e relações étnico-raciais.

 

PROGRAMA

Unidade I: Identidade nacional e relações étnico-raciais

1.1. Colonialismo e Educação

1.2. A Construção da identidade nacional e a problemática étnico-racial brasileira

1.3. A Construção do Mito da Democracia Racial

1.4. O Racismo e a Educação nos espaços institucionais e formativos brasileiros.

Unidade II: Movimentos sociais negros e indígenas e a educação

2.1. Iniciativas, Lutas e Experiências Educativas dos Movimentos Sociais Negros.

2.2. A experiência do Teatro Experimental do Negro e o Teatro Popular Brasileiro

2.3. Movimentos Sociais negros indígenas nos anos 70 e 80 e a problemática Educacional

2.4. Dialogando com as experiências contemporâneas dos movimentos sociais negros e indígenas.

Unidade III: A educação índigena no Brasil das relações étnico-raciais na contemporaneidade

3.1. A Lei 10.639/03 e das Diretrizes Curriculares para Educação das Relações    Étnico-Raciais.

3.2. Educação e Africanidades no Brasil

3.3. As Políticas de Ações Afirmativas Políticas Educacionais de Ações Afirmativas e    a desconstrução da Pedagogia do Silêncio e da insensibilidade. 

Unidade IV: Educação das relações étnico-raciais na contemporaneidade

4.1. Interculturalidade, Multiculturalismo e Transculturalismo.

4.2. Perspectivas teórico-metodológicas pós-coloniais e educação

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GOMES, N. L.; GONÇALVES, P. B. Experiências étnico-culturais para a formação de professores. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

CAVALLEIRO, E. Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa educação. São Paulo: Selo Negro, 2006.

SILVA, A. L.; FERREIRA, M. K. L. Antropologia, história e educação: a questão indígena e a escola. 2. ed. São Paulo: Global, 2001.  

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BENJAMIN, R. E. C. A África está em nós: história e cultura afro-brasileira. João Pessoa: Grafset, 2006.

CAVALLEIRO, E. Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa educação. São Paulo: Selo Negro, 2006. 

CANEN, A.; MOREIRA, A. F. Ênfases e omissões no currículo. Campinas, SP: Papirus, 2001.

FLEURI, R. M. Educação intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.      

MUNANGA, K. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global: Ação Educativa, 2006. 

MUNANGA, K. Origens africanas do Brasil contemporâneo: histórias, línguas, culturas e civilizações. São Paulo: Global, 2009.   

      

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0753947 e o código CRC 01654333.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0753947