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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Educação para as Relações Étnico-raciais e Formação Docente |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 30 |
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Debater questões relacionadas com a Educação como instrumento para o combate ao eurocentrismo, racismo e colonialismo.
Objetivos Específicos:
Discutir as principais correntes da historiografia brasileira em torno da questão racial, confrontando esta discussão de forma crítica com o material didático disponível, no que tange ao tratamento da questão racial no Ensino Básico,
Interpretar os caminhos de formação da cultura brasileira considerando as realidades regionais e territoriais que formam a identidade e a cidadania com ênfase nas práticas das relações étnico-raciais na cidade e no meio rural;
Propor alternativas práticas para inserir nos conteúdos do ensino em sala de aula, de temas possíveis para promover ações e atitudes transformadoras do fazer - pedagógico na Educação das Relações Étnico-Raciais na educação básica e na educação não formal.
Articular as discussões da disciplina com o Ciclo “Diálogos Interculturais” e com o Prointer VI – Arte, Cultura e Educação.
Ementa
Tratar os conceitos de etnia, raça, racialização, identidade, diversidade, diferença, igualdade, multiculturalismo, preconceito e discriminação. Compreender os grupos étnicos “minoritários” e processos de colonização e pós-colonização. Políticas afirmativas para populações étnicas e políticas afirmativas específicas em educação. Populações étnicas e diáspora. Racismo, discriminação e perspectiva didático-pedagógica de educação antirracista. Currículo e política curriculares de combate ao racismo. História e cultura étnica na escola e itinerários pedagógicos. Etnia/Raça e a indissociabilidade de outras categorias da diferença. Cultura e hibridismo culturais. As etnociências na sala de aula. Movimentos Sociais e educação não formal. Pesquisas no campo da educação e relações étnico-raciais.
PROGRAMA
Unidade I: Identidade nacional e relações étnico-raciais
1.1. Colonialismo e Educação
1.2. A Construção da identidade nacional e a problemática étnico-racial brasileira
1.3. A Construção do Mito da Democracia Racial
1.4. O Racismo e a Educação nos espaços institucionais e formativos brasileiros.
Unidade II: Movimentos sociais negros e indígenas e a educação
2.1. Iniciativas, Lutas e Experiências Educativas dos Movimentos Sociais Negros.
2.2. A experiência do Teatro Experimental do Negro e o Teatro Popular Brasileiro
2.3. Movimentos Sociais negros indígenas nos anos 70 e 80 e a problemática Educacional
2.4. Dialogando com as experiências contemporâneas dos movimentos sociais negros e indígenas.
Unidade III: A educação índigena no Brasil das relações étnico-raciais na contemporaneidade
3.1. A Lei 10.639/03 e das Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais.
3.2. Educação e Africanidades no Brasil
3.3. As Políticas de Ações Afirmativas Políticas Educacionais de Ações Afirmativas e a desconstrução da Pedagogia do Silêncio e da insensibilidade.
Unidade IV: Educação das relações étnico-raciais na contemporaneidade
4.1. Interculturalidade, Multiculturalismo e Transculturalismo.
4.2. Perspectivas teórico-metodológicas pós-coloniais e educação
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GOMES, N. L.; GONÇALVES, P. B. Experiências étnico-culturais para a formação de professores. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
CAVALLEIRO, E. Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa educação. São Paulo: Selo Negro, 2006.
SILVA, A. L.; FERREIRA, M. K. L. Antropologia, história e educação: a questão indígena e a escola. 2. ed. São Paulo: Global, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BENJAMIN, R. E. C. A África está em nós: história e cultura afro-brasileira. João Pessoa: Grafset, 2006.
CAVALLEIRO, E. Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa educação. São Paulo: Selo Negro, 2006.
CANEN, A.; MOREIRA, A. F. Ênfases e omissões no currículo. Campinas, SP: Papirus, 2001.
FLEURI, R. M. Educação intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
MUNANGA, K. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global: Ação Educativa, 2006.
MUNANGA, K. Origens africanas do Brasil contemporâneo: histórias, línguas, culturas e civilizações. São Paulo: Global, 2009.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0753947 |