UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Estágio Supervisionado III

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

75

CH TOTAL:

105

 

OBJETIVOS

Ementa

Políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e Base Nacional Comum Curricular e a Educação Infantil. Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil.  O trabalho docente na Educação Infantil. O trabalho com as diferentes linguagens das crianças.  As brincadeiras de faz-de-conta a partir da Teoria Histórico-Cultural. Relação família- instituição. Dialogar com o trabalho realizado no PROINTER III.

 

PROGRAMA

Unidade I: Políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil

1.1 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

1.2 Base Nacional Comum Curricular e a Educação Infantil

Unidade II: Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil

2.1 Adaptação das crianças

2.2 Rotina das crianças nas instituições

2.3 Relação bebê-adulto

Unidade III: O trabalho com as diferentes linguagens das crianças

3.1 Possibilidades de trabalho a partir da experiência de Reggio Emilia

Unidade IVAs brincadeiras de faz-de-conta a partir da Teoria Histórico-Cultural

Unidade V Relação família- instituição

Unidade VI: O trabalho docente na creche

6.1 A feminização do magistério na Educação Infantil

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BEE, H. L. A criança em desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed, 2011. 

MOYLES, J. R. (Org.). A excelência do brincar: a importância da brincadeira na transição entre educação infantil e anos iniciais. Porto Alegre: Artmed, 2006. 

OLIVEIRA, Z. M. R. Educação infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 2001.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ABRAMOWICZ, A. Educação infantil: creches: atividades para crianças de zero a seis anos. São Paulo: Moderna, 1999.

CERISARA, A. B. Professoras de educação infantil: entre o feminino e o profissional. São Paulo: Cortez, 2007. 

ROSSETTI-FERREIRA, M. C. (Org.). Os fazeres na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2006. 

CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. Consulta sobre qualidade da educação infantil: o que pensam e querem os sujeitos deste direito. São Paulo: Cortez, 2006.

TONUCCI, F. Com olhos de criança. Porto Alegre: Artmed, 2003. 

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 11/10/2018, às 16:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 11/10/2018, às 16:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0783704 e o código CRC B2C99A18.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0783704