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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Estágio Supervisionado III |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA: 75 |
CH TOTAL: 105 |
OBJETIVOS
Observar, registrar e refletir sobre aspectos relacionados às políticas públicas para a Educação Infantil e a organização das instituições de Educação Infantil a partir dos seguintes itens: adaptação, rotina e relação bebê-adulto.
Realizar estudos e debates sobre a organização e o trabalho desenvolvido nesse nível de ensino.
Planejar e desenvolver uma atividade de intervenção na instituição estagiada.
Construir um relatório sobre o estágio vivenciado na Educação Infantil.
Desenvolver um trabalho articulado com o SEILIC que será no mesmo semestre letivo.
Dialogar com as pesquisas e estudos realizados pelos discentes no PROINTER III que também tem como objeto de estudo a Educação Infantil.
Articular o conteúdo com a temática do Ciclo: Diálogos Interculturais.
Ementa
Políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e Base Nacional Comum Curricular e a Educação Infantil. Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil. O trabalho docente na Educação Infantil. O trabalho com as diferentes linguagens das crianças. As brincadeiras de faz-de-conta a partir da Teoria Histórico-Cultural. Relação família- instituição. Dialogar com o trabalho realizado no PROINTER III.
PROGRAMA
Unidade I: Políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil
1.1 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
1.2 Base Nacional Comum Curricular e a Educação Infantil
Unidade II: Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil
2.1 Adaptação das crianças
2.2 Rotina das crianças nas instituições
2.3 Relação bebê-adulto
Unidade III: O trabalho com as diferentes linguagens das crianças
3.1 Possibilidades de trabalho a partir da experiência de Reggio Emilia
Unidade IV: As brincadeiras de faz-de-conta a partir da Teoria Histórico-Cultural
Unidade V: Relação família- instituição
Unidade VI: O trabalho docente na creche
6.1 A feminização do magistério na Educação Infantil
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BEE, H. L. A criança em desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed, 2011.
MOYLES, J. R. (Org.). A excelência do brincar: a importância da brincadeira na transição entre educação infantil e anos iniciais. Porto Alegre: Artmed, 2006.
OLIVEIRA, Z. M. R. Educação infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ABRAMOWICZ, A. Educação infantil: creches: atividades para crianças de zero a seis anos. São Paulo: Moderna, 1999.
CERISARA, A. B. Professoras de educação infantil: entre o feminino e o profissional. São Paulo: Cortez, 2007.
ROSSETTI-FERREIRA, M. C. (Org.). Os fazeres na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2006.
CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. Consulta sobre qualidade da educação infantil: o que pensam e querem os sujeitos deste direito. São Paulo: Cortez, 2006.
TONUCCI, F. Com olhos de criança. Porto Alegre: Artmed, 2003.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 11/10/2018, às 16:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 11/10/2018, às 16:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0783704 |