UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

PROINTER II

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal 

SIGLA:

ICENP

CH TOTAL TEÓRICA:

15

CH TOTAL PRÁTICA:

15

CH TOTAL:

30

 

OBJETIVOS

- Proporcionar análises e reflexões sobre o currículo em Química na educação básica, bem como sua relação com as diferenças de gênero, sexualidade, raça/etnia, deficiência e geração, entre outras, no ambiente escolar

Objetivos Específicos

- Conhecer os principais documentos oficiais da Educação Brasileira que regem o Ensino de Química

- Analisar esses documentos e refletir sobre as múltiplas possibilidades de implementação no ambiente escolar.

- Promover a interação entre a universidade e a escola por meio da extensão e da investigação-ação, focando no tratamento político-pedagógico do contexto escolar no que se refere ao Ensino de Química.

 

Ementa

Documentos relacionados à educação básica; O currículo de Química na Educação básica; Análise dos documentos; reflexões sobre as práticas para o Ensino de Química; compreensão das finalidades da Química no cotidiano escolar; análise das possíveis relações entre o ensino de Química e questões como gênero, sexualidade, raça/etnia, deficiência e geração, entre outros.

 

PROGRAMA

 

1. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica

1.1 Contexto e elaboração

1.2 Estudo e análise crítica das DCN

2. Base Nacional Comum Curricular –BNCC – Ensino Fundamental e Médio.

2.1. Contexto e elaboração

2.2. Estudo e análise crítica da BNCC.

2.3. Implicações na Educação Básica.

3. O contexto da Química

3.1. Analisar e refletir sobre como o Ensino de Química dialoga com as Diretrizes Curriculares 3.2. Nacionais da Educação Básica

3.3. Analisar e refletir sobre como o Ensino de Química dialoga com a Base Nacional Comum Curricular –BNCC

3.4. Refletir sobre como o Ensino de  Química pode ser promotor de equidade social com base nas relações com as questões de gênero, sexualidade, raça/etnia, deficiência e geração, entre outros

Elaborar intervenções na Educação básica

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRASIL. MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

_____. Base Nacional Comum Curricular. In, http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/

SILVA. T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Editora autentica. 2009, 154p.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GADOTTI , M., Uma só escola para todos . Petrópolis: Vozes, 1990.

GENTILI , P., E ALENCAR , C., Educar na esperança em tempo de desencanto. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

IMBERNÓN, F. Educação para o século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre, RS: Artmed Editora, 2000.

LÜDKE , M., (Coord.) O professor e a pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 2001.

SEQUEIROS ,L., Educar para a solidariedade: projeto didático para uma nova cultura de relações entre os povos . Porto alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

aprovação

 

Hugo de Souza Rodrigues

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenador do Curso de Química
Portaria R. 620/2018

Rosana M. N. de Assunção
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Diretora do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - ICENP.
Portaria R. 501/2018

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 SEI nº 0755367