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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: PROINTER II |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal |
SIGLA: ICENP |
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CH TOTAL TEÓRICA: 15 |
CH TOTAL PRÁTICA: 15 |
CH TOTAL: 30 |
OBJETIVOS
- Proporcionar análises e reflexões sobre o currículo em Química na educação básica, bem como sua relação com as diferenças de gênero, sexualidade, raça/etnia, deficiência e geração, entre outras, no ambiente escolar
Objetivos Específicos
- Conhecer os principais documentos oficiais da Educação Brasileira que regem o Ensino de Química
- Analisar esses documentos e refletir sobre as múltiplas possibilidades de implementação no ambiente escolar.
- Promover a interação entre a universidade e a escola por meio da extensão e da investigação-ação, focando no tratamento político-pedagógico do contexto escolar no que se refere ao Ensino de Química.
Ementa
Documentos relacionados à educação básica; O currículo de Química na Educação básica; Análise dos documentos; reflexões sobre as práticas para o Ensino de Química; compreensão das finalidades da Química no cotidiano escolar; análise das possíveis relações entre o ensino de Química e questões como gênero, sexualidade, raça/etnia, deficiência e geração, entre outros.
PROGRAMA
1. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica
1.1 Contexto e elaboração
1.2 Estudo e análise crítica das DCN
2. Base Nacional Comum Curricular –BNCC – Ensino Fundamental e Médio.
2.1. Contexto e elaboração
2.2. Estudo e análise crítica da BNCC.
2.3. Implicações na Educação Básica.
3. O contexto da Química
3.1. Analisar e refletir sobre como o Ensino de Química dialoga com as Diretrizes Curriculares 3.2. Nacionais da Educação Básica
3.3. Analisar e refletir sobre como o Ensino de Química dialoga com a Base Nacional Comum Curricular –BNCC
3.4. Refletir sobre como o Ensino de Química pode ser promotor de equidade social com base nas relações com as questões de gênero, sexualidade, raça/etnia, deficiência e geração, entre outros
Elaborar intervenções na Educação básica
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRASIL. MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
_____. Base Nacional Comum Curricular. In, http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/
SILVA. T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Editora autentica. 2009, 154p.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GADOTTI , M., Uma só escola para todos . Petrópolis: Vozes, 1990.
GENTILI , P., E ALENCAR , C., Educar na esperança em tempo de desencanto. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
IMBERNÓN, F. Educação para o século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre, RS: Artmed Editora, 2000.
LÜDKE , M., (Coord.) O professor e a pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 2001.
SEQUEIROS ,L., Educar para a solidariedade: projeto didático para uma nova cultura de relações entre os povos . Porto alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
aprovação
Hugo de Souza Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
Rosana M. N. de Assunção |
Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 | SEI nº 0755367 |